info Declaração sobre o COVID-19

Apesar de o vírus estar afetando a todos de formas diferentes, os nossos cursos online continuam, como planejado.
Considere a oportunidade de se juntar à nossa sala de aula global e online, tendo, dessa forma, uma experiência enriquecedora e interativa que vai estimular a sua carreira.

E-mail marketing funciona? 6 motivos que provam que sim

Emeritus |03 abril, 2020 | 6 - minutos para ler

Se você é uma pessoa que vive com a caixa de e-mail lotada, repleta de mensagens de promoções e newsletters que você não abre, já deve ter questionado sua equipe se o e-mail marketing ainda funciona. O assunto é bastante discutido no mercado, pois muito se fala sobre a morte do e-mail de maneira geral e que ele seria substituído por mídias sociais e outras ações de marketing digital.

Entretanto, não é o que mostram os estudos sobre o uso do correio eletrônico. Além do alto número de usuários, outros diversos dados comprovam que a estratégia de e-mail marketing não é ultrapassada e ainda é muito eficiente para negócios B2B ou B2C. Entenda neste artigo se o e-mail marketing funciona ou não.

O que dizem as pesquisas sobre o e-mail marketing

Empresas conhecidas no mundo do marketing digital, como Hubspot e Mailchimp, investem constantemente em pesquisas sobre e-mail marketing. Reunimos aqui o que há de mais novo e relevante sobre o assunto para comprovar que essa estratégia ainda funciona.

Apesar dos boatos sobre o fim do e-mail marketing, 89% dos profissionais que investem nesse tipo de estratégia acreditam que elas geram resultados. A pesquisa da Campaign Monitor ainda mostra que os negócios têm como objetivo principal a conversão, ou seja, realizar alguma ação após a leitura da mensagem enviada.

O estudo revela também que os profissionais de e-mail marketing acreditam que o sucesso de uma estratégia desse tipo se dá, principalmente, por causa da personalização das mensagens. Além disso, ter um design responsivo e e-mails já testados e otimizados também auxiliam a trazer e crescer os resultados obtidos pela empresa.

A Hubspot divulgou em seu State of Email Marketing in 2020 que 73% dos millennials preferem que a comunicação sobre negócios seja realizada por e-mail, mesmo que instintivamente você pense o contrário. Desses usuários, 35% checam suas caixas de mensagem pelo celular. E o mais impressionante é que 99% desse grupo ativo a confere diariamente.

Diversas pesquisas são feitas sobre o uso de e-mail marketing atualmente e revelam informações interessantes e relevantes sobre essa estratégia:

  • o reconhecido Content Marketing Institute anunciou em pesquisa que 40% do mercado B2B entrevistado acredita que o e-marketing é um ponto essencial para o sucesso do marketing de conteúdo;
  • o Imaginepub.com divulgou que 82% das empresas B2B usam newsletter como parte de sua estratégia de conteúdo;
  • já no segmento B2C, a SaleCycle mostrou que 59% dos participantes acreditam que o e-mail marketing influencia muito a decisão de compra dos consumidores.

6 motivos que provam que o e-mail marketing funciona

e-mail marketing funciona

Apesar de a transformação digital impactar diversos canais e a forma como nos comunicamos desde o início desse movimento, os números e as diversas práticas associadas ao e-mail marketing comprovam que essa estratégia ainda será relevante por um bom tempo. Confira alguns motivos!

1. Alto ROI

O retorno de investimento de ações com e-mail marketing é, com certeza, um dos motivos que mais deixa evidente por que essa estratégia ainda funciona. De acordo com a Hubspot, para cada US$1 investido, o e-mail pode gerar US$38. Há diversas plataformas de gerenciamento de campanhas de e-mail que podem ser usadas de forma gratuita, principalmente no caso de negócios que estão começando.

No entanto, para que o retorno seja ainda melhor, é importante que as estratégias de vendas e demais ações de marketing estejam interligadas e conversem entre si.

2. Diversas finalidades

O e-mail marketing é uma estratégia versátil. Se pensarmos na jornada do cliente, é possível enviar mensagens para leads e consumidores nas diferentes etapas da jornada e, ainda assim, ser eficiente.

Para que o resultado seja como o esperado, é importante entender qual é o objetivo de cada uma das suas campanhas de e-mail. Pode ser para engajar seu lead com conteúdos ricos e educativos, ou vendas com o anúncio de promoções exclusivas, assim como a intenção de se aproximar do seu cliente, tendo uma estratégia de relacionamento com o público.

3. Jornadas automatizadas e personalizadas

O fato de poder segmentar e personalizar os e-mails são fatores que fazem com que os profissionais de marketing acreditem na eficácia desse tipo de estratégia. As ferramentas usadas para gerenciamento de campanhas de e-mail permitem que o usuário faça diversas segmentações de acordo com o perfil ou comportamento dos seus leads e clientes. Isso torna a mensagem muito mais atrativa e eficaz para quem receberá o e-mail.

Além disso, tudo é feito de forma automática. Então, é possível disparar e-mails para um usuário quando ele realiza alguma ação ou tem determinado comportamento. Por exemplo, após abandonar o carrinho do e-commerce, é enviada uma mensagem com um cupom de desconto para que ele finalize a compra.

4. Mensurável

As ferramentas de gestão de e-mail marketing permitem que você saiba quantas pessoas receberam sua mensagem, quantas abriram e a leram, assim como quantas clicaram nos links e finalizaram alguma ação em seu site ou blog. Ou seja, é uma estratégia 100% mensurável.

A partir desses dados, você entende sua persona com mais profundidade e pode constantemente fornecer conteúdos e promoções mais alinhados às necessidades e expectativas do seu cliente. Dessa forma, você vai conhecendo melhor com quem está se relacionando, podendo também usar essas informações para outras ações e estratégias de marketing e vendas do seu negócio.

5. Reconhecimento de marca

Essa também é uma estratégia de divulgação e fortalecimento da sua marca para prospects que estão no processo de decisão de compra. Um certo grupo de pessoas pode até já ter ouvido falar sobre a sua empresa, mas o e-mail marketing é uma forma de eles conhecerem seu diferencial, com detalhes das soluções fornecidas enviados por quem mais entende do negócio: você. Como dissemos, o e-mail marketing é um dos canais que mais influencia a decisão de compra dos consumidores.

6. Fácil de gerir

No mercado digital, há diversas plataformas que fazem o disparo e a gestão de campanhas de e-mail, algumas delas inclusive de forma gratuita. De modo geral, essas ferramentas são de muito simples acesso e uso. Além de a configuração ser fácil, você também não exige do seu lead um conhecimento específico sobre tecnologia, por exemplo, pois o e-mail já é algo comum para a maioria das pessoas. Afinal, 90% dos usuários hoje usam esse meio de comunicação.

O e-mail marketing funciona e, como vimos, é bastante atrativo. Todavia, é fundamental pensar em como se comunicar com sua persona e quais conteúdos são do interesse dela, para conseguir aproveitar todas as vantagens do e-mail marketing.

Além disso, essa ferramenta deve conversar com as demais ações de marketing, o que exige conhecimento e planejamento. Portanto, indicamos a leitura deste artigo que pode ajudar você a pensar em uma estratégia de sucesso para seu negócio.

Comente

Receba Conteúdos exclusivos
sobre Business Management!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.