Por que você precisa investir em um curso de marketing digital?

A cultura online e a ascensão das tecnologias digitais criaram novos nichos e transformaram o marketing tradicional. Hoje, o mercado lida com um extenso leque de ferramentas digitais, mídias sociais e um novo perfil de consumidores, que estão sempre online com o auxílio de dispositivos móveis.

Tantas mudanças requerem a criação de profissões e o domínio de um conjunto de novas habilidades, que permitem que os profissionais de marketing planejem, executem e mensurem os impactos de estratégias digitais. Não é à toa que a contratação de especialistas em marketing digital é uma tendência no mundo inteiro.

Nesse contexto, o investimento em um curso de marketing digital deixa de ser um diferencial e se transforma em uma necessidade para se conectar com a sua audiência e influenciar a sua jornada de compra. Neste post, você vai entender melhor as vantagens desse tipo de qualificação.

Capital intelectual

Com a ascensão da transformação digital e da cultura da inovação nas empresas, os novos profissionais de marketing devem lidar com mais processos que demandam tomadas de decisão importantes.

Além disso, com tantas ferramentas e plataformas disponíveis para elaborar estratégias, não é necessário que nenhum gestor siga um conjunto de regras rígidas para atingir resultados. A qualificação por meio de um curso de marketing digital não apenas capacita o profissional para que seja capaz de analisar dados e gerir mídias sociais, mas apresenta novas formas de se conectar com o seu público e fortalecer a identidade de marca.

Dessa forma, ele terá liberdade para colocar projetos ambiciosos em prática e desenvolver estratégias com mais criatividade. Essa abordagem cria uma cultura de trabalho que facilita a inovação e a diversidade de ideias.

Capital de carreira

curso de marketing digital

De acordo com o relatório “Marketing Hiring Trends” feito pela recrutadora McKinley Marketing Partners em 2018, 59% das empresas pesquisadas com planos de contratação apresentam uma demanda por habilidades avançadas no campo do marketing digital. Essas competências incluem:

  • criação e curação de conteúdo;
  • estratégias para geração de leads;
  • domínio de técnicas de SEO;
  • publicidade digital;
  • gestão de mídias sociais;
  • e-mail marketing.

As habilidades acima não serão apenas uma demanda exclusiva das funções de publicitários ou marketeiros, mas também são úteis para diversas áreas de atuação e até para novas profissões, como social media, especialistas em mobile marketing e gestores de comunidades.

Além disso, um curso de marketing digital teórico é capaz de manter o profissional atualizado em uma área que está em constante evolução. De acordo com uma pesquisa realizada pela multinacional Accenture, 78% dos CMOs entrevistados, que atuam em empresas do ramo, estão confiantes de que o marketing passará por mudanças permanentes nos próximos anos.

Um curso prático sobre marketing digital, por outro lado, o tornará apto a usar dispositivos de mensuração complexos e poderá ajudar a empresa a operar de acordo com as demandas do mercado, de forma mais ágil e conectada.

O estudo feito pela Accenture também mostrou que o setor do marketing digital receberá um aumento em mais de 75% dos investimentos nos próximos cinco anos. Por isso, a qualificação nessa área se tornará mais importante do que nunca para que os profissionais se mantenham atualizados e avancem na carreira diante de um mercado em transformação.

Capital de marca

Segundo dados da Comissão Europeia, o uso de plataformas digitais cresceu em 90% dentro do ambiente de trabalho nos últimos cinco anos. Essas tecnologias têm se tornado cada vez mais personalizáveis, protagonizando uma ruptura também nas formas de trabalho.

Assim como as ferramentas e os dispositivos digitais se adaptam às necessidades de cada negócio, as empresas também procuram oferecer posicionamentos e experiências que combinem com o perfil e as necessidades de seu público. Nesse contexto, as ações digitais oferecem um excelente custo-benefício por serem mensuráveis, segmentáveis e promoverem uma interação direta com o consumidor, com alcance praticamente ilimitado.

Apesar disso, a falta de qualificação de equipes para lidar com essas novas ferramentas está se tornando mais proeminente, com 38% dos locais de trabalho reportando que a falta de habilidades está afetando o seu desempenho, incluindo uma diminuição de 46% no seu nível de produtividade.

Com um investimento em um curso reconhecido, que concilia aspectos teóricos e práticos, o marketing digital pode ser a principal ponte para criar um relacionamento duradouro com o público e, com isso, agregar ainda mais valor à marca diante do mercado.

Capital social

O grande volume de comunidades online, bem como a digitalização das redes sociais, abriram oportunidades para que as empresas atuem de uma nova maneira sobre uma estratégia nunca antes alcançada pelo marketing tradicional: a comunicação boca a boca.

Isso porque, no caso do marketing digital, a interação do cliente com a marca não acaba após a compra. O público passa a se relacionar com ela pelas redes sociais e portais online. Ainda que não sejam clientes, a audiência pode ter contato com as iniciativas ou os produtos da empresa e conversarem sobre elas.

Esse é um dos principais motivos pelos quais o marketing digital acontece na rede. Nela, o próprio consumidor pode criar o seu conteúdo em diferentes canais sobre a marca e influenciar pessoas com ele. Cerca de 38% dos blogueiros escrevem sobre as marcas que amam ou odeiam.

Sendo assim, a criação de um bom posicionamento com o auxílio de técnicas de marketing digital podem ser essenciais para provocar uma impressão positiva de sua marca e conquistar um bom nível de engajamento com a sua audiência.

É aí que entra a importância de um curso de marketing digital renomado e de qualidade. A certificação emitida pela Emeritus é feita em colaboração com a Columbia Business School, uma instituição mundialmente reconhecida pela sua excelência na área.

Além disso, durante o curso, o estudante poderá lidar com problemas reais, conhecer as práticas bem-sucedidas de grandes marcas digitais e ter acesso a webinars ao vivo, conciliando a teoria e prática para conseguir entender processos valorizados pelo mercado e, por fim, gerar resultados relevantes.

Se você deseja saber mais sobre como se capacitar em marketing digital, acesse a página do curso online e saiba mais sobre os seus benefícios.

Leia também

Como promover o engajamento de equipe na empresa? 7 dicas para colocar em prática
7 habilidades do futuro para desenvolvimento dos colaboradores
Pensando em mudar de carreira? Saiba se é a hora e por onde começar

Academies

Desenvolva habilidades necessárias para a transformação.

Forneça a colaboradores de todos os níveis habilidades para atender às necessidades do consumidor na era digital, aprimorar os esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) e muito mais.

Accelerate

O que oferecemos?

Contando com a Emeritus, você pode oferecer educação como benefício para desenvolver habilidades dos colaboradores e atender aos objetivos de negócios.

Play Video