7 habilidades do futuro para desenvolvimento dos colaboradores

Você sabe quais são as habilidades do futuro? A transformação digital e as inovações no mundo corporativo estão cada vez mais aceleradas. Um cenário comum a todo o mercado e se preparar para ele é indispensável para não perder espaço.

Nesse sentido, desenvolver habilidades e competências técnicas, comportamentais e tecnológicas na equipe é o passo inicial para acompanhar essa evolução. Trata-se de um fator que faz toda a diferença para a empresa e otimiza o trabalho dos gestores.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post apresentaremos informações relevantes para o sucesso da gestão! Continue a leitura e saiba quais são as 7 habilidades do futuro para desenvolver nos seus colaboradores!

A importância de preparar as equipes para o futuro

A performance de uma empresa está diretamente relacionada com as habilidades das equipes de trabalho, que executam as atividades que movem o negócio. Por essa razão, devem estar sempre preparados para as mudanças e evolução do mercado.

Uma equipe com habilidades e aptidões compatíveis com a modernidade do mercado contribuem para elevar os resultados. Além de facilitar a implementação de inovações e identificação de oportunidades, aspectos cruciais para a escalabilidade e competitividade.

Por isso, investir na capacitação e desenvolvimento do capital humano da empresa deve ser uma das prioridades para os gestores. Visto que um time qualificado e moderno tem potencial para otimizar o crescimento em todos os sentidos.

7 habilidades do futuro para incentivar sua equipe

Algumas habilidades são consideradas decisivas para o perfil de um profissional do futuro, e auxiliam a empresa a se adaptar à evolução mercadológica com facilidade. Inclusive após novidades que marcaram a nova geração, como o trabalho remoto, inteligência artificial e outros.

Em vista disso, identificar quais são essas habilidades é o ponto de partida para mapear sua equipe e identificar a melhor estratégia para estimular cada profissional. Com uma abordagem individualizada, você terá melhores possibilidades para melhorar o potencial e o engajamento.

Veja a seguir, quais as habilidades do futuro para desenvolver no seu time!

1. Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade indispensável e contribui em diversos aspectos, especialmente nas relações sociais. Uma competência necessária para o futuro do mercado, que está cada vez mais dinâmico e com diversidade de ideias.

2. Pensamento analítico

O pensamento analítico consiste na capacidade de avaliar informações para uma visualização abrangente, que permite a solução prática de problemas. Uma habilidade cognitiva primordial, que auxilia diretamente no desempenho individual e coletivo na empresa.

3. Criatividade

Outra habilidade que sempre foi bem-vinda é a criatividade, que auxilia a empresa a ter maiores possibilidades e diferenciais. Portanto, desenvolvê-la é algo considerado essencial para o mercado atual e futuro, portanto merece atenção especial.

4. Habilidades tecnológicas

As habilidades com recursos tecnológicos estão cada vez mais necessárias e não apenas em funções relacionadas à tecnologia. Sendo assim, estimular o conhecimento na inovação digital é um aspecto relevante para todos os cargos do futuro.

5. Poder de negociação

Independentemente do cargo, o poder de negociação é uma habilidade social necessária para o futuro. É preciso que os colaboradores saibam negociar com outros profissionais, clientes ou fornecedores para encontrar soluções e boas relações.

6. Inclinação para auxílio

Apesar de não ser um assunto muito comentado, a inclinação para o auxílio é uma habilidade indispensável. Trata-se da capacidade de uma pessoa em:

  • trabalhar em equipe;
  • prestar auxílio;
  • promover o crescimento coletivo em uma empresa.

7. Resiliência

A resiliência no ambiente de trabalho está associada à capacidade de uma pessoa a superar desafios, se manter motivada e capacitada. Uma habilidade essencial, pois demonstra equilíbrio mental para superar adversidades e manter o foco nos objetivos.

A importância do upskilling e reskilling

O upskilling e reskilling são conceitos que compreendem o desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas. Sendo assim, é importante ter atenção para colocá-los em prática e contribuir para o aperfeiçoamento das habilidades do futuro.

De uma forma sucinta, são definidos da seguinte forma:

  • Upskilling: aperfeiçoar as habilidades na prática e em questões específicas;
  • Reskilling: requalificação do profissional com o ganho de novas habilidades.

Nesse contexto, adotar esses conceitos para treinar os profissionais e investir na valorização do quadro atual é indispensável. Sobretudo, por melhorar habilidades de quem já está na empresa e conhece as operações, o que custa menos do que contratar novos colaboradores.

A Emeritus é o apoio ideal para o desenvolvimento de habilidade do futuro em toda a sua equipe, com métodos de aprendizagem imersivos e modernos. Por meio de treinamentos de alto nível, você pode aperfeiçoar seu time e motivá-los a atuar da melhor forma.

São soluções globais em programas de treinamento online com as melhores universidades do mundo (como MIT, Cambridge, Berkeley, entre outras) que se encaixam perfeitamente na rotina operacional. Seja para o reskilling ou reskilling, você encontrará um extenso portfólio de temas para desenvolver talentos e acelerar a transformação na sua empresa.

As habilidades do futuro são indispensáveis para todo perfil profissional e contribuem para o sucesso da empresa, como podemos notar neste artigo. Portanto, é imprescindível estimular os colaboradores e investir no conhecimento para ter um time alinhado e inovador.

Gostou do post? Agora que viu quais as habilidades do futuro, o que acha de ver as melhores soluções para preparar a sua equipe? Não perca a oportunidade, acesse o nosso site e saiba como podemos ajudar!

Leia também

Como promover o engajamento de equipe na empresa? 7 dicas para colocar em prática
Pensando em mudar de carreira? Saiba se é a hora e por onde começar
Como criar um sistema efetivo de retenção de talentos

Academies

Desenvolva habilidades necessárias para a transformação.

Forneça a colaboradores de todos os níveis habilidades para atender às necessidades do consumidor na era digital, aprimorar os esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) e muito mais.

Accelerate

O que oferecemos?

Contando com a Emeritus, você pode oferecer educação como benefício para desenvolver habilidades dos colaboradores e atender aos objetivos de negócios.

Play Video