Como promover o engajamento de equipe na empresa? 7 dicas para colocar em prática

Ter funcionários desmotivados dentro da empresa, definitivamente, não é a meta de nenhuma gestão de qualidade. É por isso que investir no engajamento de equipe se torna uma das tarefas indispensáveis.

Um time engajado é aquele que sabe que faz parte de uma organização e se empenha em oferecer o melhor no seu trabalho. Afinal, está focado em alcançar metas e conduzir a empresa ao sucesso.

Quando os colaboradores não têm esse senso de pertencimento à empresa, as taxas de turnover tendem a subir, assim como a produtividade interna pode entrar em queda. Por isso, é importante buscar meios para manter o engajamento da equipe no alto.

Neste artigo, confira 7 dicas que podem ajudar a promover a motivação entre os profissionais da sua empresa!

1. Promova um ambiente de trabalho saudável

Dificilmente um colaborador valorizará o trabalho se não se sentir confortável com o lugar em que atua. Ter um ambiente saudável e com o clima organizacional preservado é fundamental até mesmo para a saúde dos profissionais.

É por esse motivo que promover um relacionamento saudável entre os colaboradores e líderes de uma equipe deve ser uma das principais responsabilidades de qualquer empresa. Além disso, garantir que o ambiente de trabalho tenha todos os recursos necessários para a realização das atividades se torna fundamental.

2. Desenvolva lideranças positivas

Falando em gestão de pessoas, é necessário também que as lideranças estejam igualmente empenhadas no sucesso da empresa como um todo. A partir disso, os líderes podem ter uma influência positiva no ambiente em que atuam e lidar da melhor maneira com os colaboradores.

Empatia, comunicação e cooperação são palavras-chave que precisam fazer parte das características de líderes de uma empresa que visa equipes engajadas. Assim, é possível promover o senso de pertencimento e de respeito entre todos os profissionais.

3. Forneça o sentimento de propósito

Tenha em mente, também, que a motivação e a energia para dar o melhor no ambiente de trabalho vem do estado psicológico das pessoas. Por isso, é fundamental mostrar que existe um propósito por trás de todo o trabalho para que os profissionais entendam que vale a pena o esforço.

Apresentar os resultados da empresa e mostrar a contribuição de cada profissional é uma iniciativa que pode funcionar muito bem na criação do senso de propósito. Além disso, evidenciar os valores de uma empresa auxilia na identificação do colaborador com o local em que trabalha, reforçando os vínculos.

4. Crie mecanismos de diálogo

Investir em comunicação é um passo para o sucesso. Isso porque, com um bom sistema de diálogo, todas as informações podem ser trocadas e integradas sem dificuldade, ajudando na expressão dos colaboradores e na realização das atividades diárias.

Com mecanismos de diálogo que realmente funcionam para a sua empresa, é possível fazer com que os profissionais entendam as tarefas que devem ser desempenhadas e a importância que têm para o crescimento do negócio.

Ao mesmo tempo, um espaço que promove a abertura ao diálogo auxilia também para que os colaboradores se sintam à vontade para apresentar qualquer queixa ou reportar uma necessidade. Dessa forma, é possível criar um ambiente de trabalho com metodologia colaborativa e engajada.

5. Reconheça esforços

Ter o trabalho reconhecido é importante não apenas para a sensação de pertencimento à empresa como também para a autoconfiança profissional. Esses são fatores que ajudam a manter o ânimo ao desempenhar as tarefas e a criar um vínculo positivo com a empresa.

Vale ressaltar que o reconhecimento dos esforços não acontece apenas com elogios. Bonificações, remunerações adequadas e benefícios profissionais também são importantes para o engajamento da equipe.

6. Dê oportunidades de crescimento

Por mais empenhado que um profissional seja, ele não está pensando apenas nos benefícios da empresa. Afinal, também tem uma carreira para manter e desenvolver.

Assim, é importante que encontre oportunidades para crescimento profissional dentro do ambiente de trabalho. Esse é um critério fundamental para que um negócio retenha talentos e diminua a rotatividade de funcionários.

7. Invista na capacitação dos colaboradores

Por fim, investir na gestão de conhecimento também é uma excelente escolha. Com as capacitações, os colaboradores sabem o que fazer e como acertar nas tarefas. Esse é mais um fator que ajuda na motivação e na disposição ao trabalho. Sem mencionar que prepara a equipe para o futuro profissional.

Para isso, contar com empresas focadas na educação profissional faz toda a diferença. Afinal, têm toda a preparação necessária para oferecer aos colaboradores as orientações voltadas para um bom desenvolvimento no mercado de trabalho.

Como visto, o engajamento de equipe depende de uma série de fatores ambientais, psicológicos e profissionais. É por esse motivo que não tem como observar apenas um elemento, se o objetivo é ter um time comprometido com a empresa, mas sim investir na integração.

Gostou do artigo? Então, acompanhe o nosso perfil no LinkedIn para ver mais conteúdos relevantes para a sua empresa!

Leia também

7 habilidades do futuro para desenvolvimento dos colaboradores
Pensando em mudar de carreira? Saiba se é a hora e por onde começar
Como criar um sistema efetivo de retenção de talentos

Academies

Desenvolva habilidades necessárias para a transformação.

Forneça a colaboradores de todos os níveis habilidades para atender às necessidades do consumidor na era digital, aprimorar os esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) e muito mais.

Accelerate

O que oferecemos?

Contando com a Emeritus, você pode oferecer educação como benefício para desenvolver habilidades dos colaboradores e atender aos objetivos de negócios.

Play Video