Pensando em mudar de carreira? Saiba se é a hora e por onde começar

Quando concluímos a escola, normalmente somos pressionados a decidir por uma profissão ou graduação, o que costuma ser uma escolha desafiadora. Afinal de contas, como pessoas tão novas podem saber, ao certo, o que querem fazer pelo resto da vida? É muito comum que, após alguns anos, surja o desejo de uma mudança de carreira.

Se é o seu caso, não se sinta mal por isso! Não há problema algum: as pessoas mudam e podem, sim, deixar de gostar de algo ou perceber que a realidade não corresponde às suas expectativas e buscar outra coisa. Contudo, essa é uma mudança que exige planejamento e estratégia. Antes de agir, é necessário saber se realmente é a hora certa para fazer uma escolha tão importante, além de saber como proceder.

Neste post, vamos destacar alguns sinais de que talvez você deva mudar de profissão. Também apresentaremos dicas para que sua nova jornada seja um sucesso. Continue conosco e boa leitura!

Quais os sinais de que você deve mudar de carreira?

Durante qualquer trajetória profissional, independentemente do segmento do trabalho, altos e baixos estão sujeitos a acontecer. Os pontos baixos não significam, necessariamente, que você precisa abandonar o cargo ou a carreira.

No entanto, existem alguns indícios de que pode valer muito a pena trocar de carreira naquele momento ou em um futuro próximo. Confira os principais a seguir!

Falta de motivação

Acordar bem cedo, chegar em casa tarde, tomar banho, jantar e dormir. É fundamental saber se você está satisfeito e sente prazer com a rotina diária ou já acorda desanimado para ir trabalhar.

O desinteresse pela profissão e pelo trabalho são sinais evidentes de que algo precisa mudar. Caso o problema seja o emprego atual, uma simples mudança de empresa já pode ser suficiente para renovar sua vida e sua motivação. No entanto, se não há vontade de seguir na área, é preciso se questionar sobre o motivo de ainda estar nela.

Desvalorização no mercado

No mercado de trabalho, algumas profissões são mais valorizadas que outras, e as profissões em alta ou em desvantagem tendem a mudar constantemente. Isso pode ser um fator bem desgastante para os profissionais, pois foram dedicados anos de estudo e trabalho para um retorno abaixo do esperado.

Mesmo que você goste da área em que atua, não há sustentação a longo prazo se ela não for valorizada. Assim, as despesas só crescem e o salário não condiz com a realidade. Por isso, é válido pensar no futuro das profissões e avaliar se essa situação está valendo a pena.

Procrastinação em excesso

Se você tem deixado para fazer as atividades sempre depois e não sente a menor vontade de executá-las, primeiramente, avalie a necessidade de descanso. Se mesmo após dar uma pausa a situação persiste, esse é um forte sinal de que deve pensar em mudar de profissão. Geralmente, quem gosta do que faz não faz muitas reclamações e não cria desculpas para fazer o que é preciso.

Além disso, o excesso de procrastinação pode prejudicar a vida profissional, e os processos de trabalho que dependem da sua função podem sofrer atrasos e outros impactos.

Como fazer uma mudança de carreira?

Seus valores, desejos, habilidades, condição financeira e relações familiares são fatores que interferem diretamente nesse processo, e é necessário que sejam levados em consideração.

Separamos algumas dicas valiosas que vão ajudar você a saber como fazer uma mudança de carreira. Acompanhe!

Tenha uma reserva financeira

Em primeiro lugar, é fundamental se organizar financeiramente. Pense que, ao trocar de carreira, é bastante provável que você volte para a função de profissional nível júnior, com um cargo mais baixo hierarquicamente e, consequentemente, um salário menor.

Por isso, antes de entrar de cabeça nessa mudança, é necessário que você faça uma reserva financeira. A dica vale principalmente se você tem dependentes financeiros, como filhos que ainda não trabalham ou pais idosos.

O recomendável, caso seja possível, é organizar uma reserva financeira por pelo menos dois ou três anos, para que a transição aconteça de forma tranquila e sem prejuízos.

Invista em cursos

É fundamental que você tenha à sua disposição o máximo possível de conhecimento para sua nova carreira. Atualmente, temos a internet como uma ótima meio para capacitação e qualificação. Desfrute dela!

Assista vídeos com palestras e aulas sobre o tema, procure por cursos e leia artigos. Esses são instrumentos ao seu alcance para amadurecer as primeiras impressões e se preparar. Além disso, você pode investir em alguma graduação tecnológica, pós-graduação, lifelong learning ou até mesmo um curso intensivo. O conhecimento só traz benefícios.

Conheça o mercado de trabalho

O mercado de trabalho não costuma ser piedoso. Por isso, é crucial ter em mente como se destacar profissionalmente e que as coisas não vão mudar com uma simples decisão.

Há sempre uma dinâmica entre público consumidor e serviço. Então, é necessário estudar bastante essas vertentes, saber com elas funcionam e tomar a melhor decisão possível. Trabalhar com algo que dê prazer e achar propósito nisso é muito bom, mas é importante a nova atividade ofereça um bom retorno financeiro.

Converse com quem já fez a transição

Ouvir experiências de quem já mudou de carreira é esclarecedor e inspirador. Pode ser a direção que você procurava para resolver algumas indagações que permanecem na sua mente.

Vale destacar que você não deve ser influenciado pelas emoções que as pessoas vão tentar transmitir. Isso pode causar algum entrave. Porém, ouvir os relatos sobre como foi possível superar as dificuldades e os principais pontos de falhas fará com que você enxergue mais claramente o real processo que você está vivenciando.

Faça networking

Em uma carreira, poucas coisas geram tanto retorno quanto uma boa rede de relacionamentos profissionais. Então, não se esconda do mercado: faça-se ser visto! Revele para o seus contatos atuais que você está em processo de mudança.

Seus contatos existentes podem ser uma forma de conseguir novas conexões, uma vez que já conhecem o seu potencial. Contudo, não se limite a isso: faça novos contatos, explore novos nichos e, principalmente, busque se conectar com pessoas da sua área de interesse. Entender como funciona a mentalidade e o cotidiano de quem já atua na área contribuirá com o seu processo, além de criar um vínculo para futuros projetos.

Para que você consiga sucesso na mudança de carreira, é necessário buscar o aprimoramento constante. Esteja sempre por dentro das principais tendências da sua nova área de atuação ou interesse e nutra-se de conhecimento e capacitação. Isso vai aumentar muito suas chances de se destacar na carreira profissional.

Que tal começar a se qualificar agora mesmo para sua nova carreira? Venha conhecer nossos cursos e programas!

Leia também

Como promover o engajamento de equipe na empresa? 7 dicas para colocar em prática
7 habilidades do futuro para desenvolvimento dos colaboradores
Como criar um sistema efetivo de retenção de talentos

Academies

Desenvolva habilidades necessárias para a transformação.

Forneça a colaboradores de todos os níveis habilidades para atender às necessidades do consumidor na era digital, aprimorar os esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) e muito mais.

Accelerate

O que oferecemos?

Contando com a Emeritus, você pode oferecer educação como benefício para desenvolver habilidades dos colaboradores e atender aos objetivos de negócios.

Play Video