info Declaração sobre o COVID-19

Apesar de o vírus estar afetando a todos de formas diferentes, os nossos cursos online continuam, como planejado.
Considere a oportunidade de se juntar à nossa sala de aula global e online, tendo, dessa forma, uma experiência enriquecedora e interativa que vai estimular a sua carreira.

Transformação digital no Brasil: como as empresas brasileiras estão lidando com o desafio?

Emeritus |05 novembro, 2019 | 6 - minutos para ler

Não é difícil perceber que a tecnologia, hoje, não impacta apenas os grandes negócios. A vida de cada indivíduo, assim como a dinâmica da economia de um país também são afetadas pelo avanço tecnológico. Dentro desse contexto, temos a conhecida transformação digital.

Tal movimento está acontecendo em diversos países em velocidades diferentes e com as suas próprias especificidades. Essa divergência de ritmo se dá pela forma como as empresas estão percebendo a necessidade de fazer parte dessa transformação e também dos incentivos recebidos por parte dos órgãos governamentais.

Neste artigo, ajudaremos você a entender a transformação digital no Brasil. Por meio de cases de sucesso, mostraremos como isso está acontecendo, quais são os principais desafios enfrentados no país e algumas tendências. Continue lendo e confira!

Transformação digital

David Rogers, diretor dos programas executivos da Columbia Business School para as áreas de Digital Business Strategy e Digital Marketing, afirma em seu livro "Transformação Digital: Repensando o seu negócio para a era digital" que as empresas que desejam — ou necessitam — passar pela transformação digital precisam mudar a sua mentalidade, e não apenas a sua infraestrutura de tecnologia.

Uma pesquisa da Harvard Business Review Analytic Services revelou que 32% dos entrevistados consideram que as suas empresas não são muito digitais. Em outras palavras, isso significa que menos de um quarto de suas soluções dependem da exploração de informações e tecnologias digitais.

Apesar de esse ser o cenário atual, de acordo com a visão dos executivos, o futuro deve mudar. Entre os destaques estão a certeza de que mudanças extensivas e substanciais acontecerão nos próximos cinco anos em 79% das organizações. Além disso, também ocorrerão alterações nas estruturas organizacionais e será preciso mudar seu portfólio de parceiros.

Panorama da transformação digital no Brasil

transformação digital no brasil: equipe trabalhando em computador

Segundo pesquisa da IMD, o Brasil está na 57ª posição do Ranking Mundial de Competitividade Digital. Nas primeiras posições estão Estados Unidos, Singapura e Suécia. Em um primeiro momento, esse cenário pode ser desanimador. Contudo, demonstra as diferentes possibilidades de inovação, crescimento e desenvolvimento para as empresas e o governo do Brasil.

Outra pesquisa sobre o assunto, realizada pela E-Consulting com CIOs brasileiros, mostra que 35% dos executivos entrevistados acreditam que transformação digital e inovação não estão relacionadas diretamente. Por outro lado, 28% entendem que uma não acontece sem a outra.

O assunto já é, relativamente, bastante discutido entre os líderes empresariais brasileiros, mas pouca coisa acontece na prática. Quando olhamos para os incentivos governamentais, por exemplo, o Brasil ainda está dando os primeiros passos para fomentar a transformação digital e alterar a dinâmica da economia do país. Em 2018, o governo publicou um documento chamado Estratégia Brasileira para Transformação Digital, que é resultado de um grupo de trabalho focado nessa temática.

No documento, é possível conhecer todas as ações e estratégias realizadas pelo governo, bem como a sua participação em agenda internacional para o desenvolvimento. Entre os objetivos do E-Digital está a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento da transformação digital da economia brasileira.

Principais desafios da Transformação Digital no Brasil

A performance até então insatisfatória do Brasil na transformação digital acontece por diversos motivos. Um fator externo de grande impacto, por exemplo, é o atraso na chamada revolução tecnológica por aqui. O país demorou algum tempo para ter uma grande cobertura de banda larga e que também fosse acessível, no que se refere a custos.

A já citada pesquisa da E-Consulting questionou os CIOs sobre quais são os principais desafios desse movimento no cenário empresarial brasileiro. O principal fator apontado por eles foi a dificuldade de encontrar profissionais capacitados para realizar tais transformações.

Além disso, outro desafio mencionado por 11% dos entrevistados foi a complexidade para demonstrar o retorno do investimento em ações e estratégias digitais para o conselho da empresa. Em seguida, apareceu a falta de conhecimento do impacto positivo que a transformação digital pode proporcionar.

Cases de transformação digital no Brasil

Apesar desses desafios, algumas empresas se destacaram com ações de transformação digital no Brasil. Contamos, a seguir, o que elas fizeram para se tornarem exemplo para mercados não só brasileiros, mas internacionais também.

Amaro

A Amaro é uma marca de moda feminina que já nasceu no ambiente digital. O e-commerce ficou conhecido principalmente por atuar em D2C, ou seja direct-to-consumer. No site ou no aplicativo da marca — que foi desenvolvido internamente —, os clientes podem conferir e comprar peças das últimas tendências internacionais em uma única jornada de compra.

O que faz da Amaro uma empresa referência em sua estratégia digital é o atendimento omnichannel. Além do e-commerce, é possível encontrar lojas, conhecidas como Guide Shops, em diversos shoppings de diferentes cidades e estados do Brasil.

Os Guide Shops são espaços em que o cliente pode ver, tocar e experimentar diferentes produtos, além de contar com a ajuda de consultores de estilo. Para as compras, não há caixas — o próprio consumidor finaliza a sua compra nos tablets e computadores disponibilizados. Porém, ele não sai da loja com as peças escolhidas. Ele deve aguardar a entrega em sua casa.

Nubank

A Nubank é uma empresa brasileira que também já nasceu no ambiente digital, mas que trouxe uma importante transformação no segmento financeiro — e fez com que bancos e outras empresas de crédito repensassem o seu modo de atuação no mercado.

Desde 2013, a startup oferece um cartão de crédito sem anuidade e com juros mais baixos do que os praticados pelo mercado. Além dessa facilidade, a Nubank se tornou conhecida pelo seu excelente e ágil atendimento ao cliente, que pode ser feito pelo aplicativo de smartphone.

Além do atendimento, os clientes que têm o cartão Nubank ainda podem fazer o controle do seu limite de crédito pelo celular. A empresa evoluiu e hoje também oferece a NuConta, que é um serviço de conta-corrente online com taxas menores e com a qualidade no atendimento já conhecido pelo público.

De modo resumido, e trazendo a visão de Rogers mais uma vez, a transformação digital está “virando de cabeça para baixo o velho guia de negócios”. Por isso, se adaptar às novas tecnologias digitais e mudar a forma como os clientes e parceiros são vistos é fundamental para a existência das empresas.

Caso essa temática seja do seu interesse ou você esteja passando por esse momento de transformação digital na sua empresa, que tal aprender a como liderar nesse mercado do futuro? Conheça o nosso curso online de Transformação Digital, inscreva-se e saia na frente dos seus concorrentes!

Saiba qual curso do Emeritus tem tudo a ver com você!Powered by Rock Convert

Comente

Receba Conteúdos exclusivos
sobre Business Management!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.