6 apps de organização para otimizar a rotina

A cada dia, cresce a demanda no meio corporativo por profissionais com habilidades digitais. Afinal, trabalhar sempre conectado requer não só afinidade tecnológica, mas também uma capacidade crescente de ordenação e planejamento. Isso inclui um maior potencial produtivo para atender às expectativas da companhia e se destacar como um colaborador ativo e fundamental dentro do setor. Por isso, a adoção de apps de organização tem ganhado força no meio.

Isso porque eles contribuem para melhorar o rendimento nas tarefas, a gestão de tempo, a capacidade de lidar simultaneamente com diferentes afazeres, o comprometimento com prazos e a estruturação de projetos compartilhados — fatores que podem influenciar positivamente a qualidade do serviço prestado aos clientes.

Por esse motivo, listamos seis aplicativos que vão ajudá-lo a ter uma rotina otimizada. Confira a seguir nossa seleção de apps de organização!

1. Google Keep

O Google Keep é uma ferramenta intuitiva e tem um propósito bem básico e efetivo: salvar e concentrar em um só lugar as ideias e notas que você tem durante processos criativos individuais e reuniões estratégicas com colegas.

Dessa forma, quando for preciso, você pode acessá-las pelo computador, tablet ou celular. Também é possível compartilhar essas informações instantaneamente com a equipe e aplicá-las a projetos inovadores que requerem soluções alternativas de design thinking, inbound marketing e gestão e uso de redes sociais para alcançar e reter o consumidor.

Disponível não só para PC, mas também para iOS e Android.

2. Freedom

Mais uma opção dentre os apps de organização é o Freedom. Ele funciona como um maximizador da produtividade para quem se distrai facilmente e tem dificuldade com o tempo destinado à navegação na internet, especialmente ao fazer home office. Isso porque você pode listar sites, blogs, plataformas, jogos e outros apps que considera distrações compulsórias, e bloqueá-los enquanto a ferramenta estiver ativa.

Dessa maneira, você tem como focar no desenvolvimento do seu trabalho e aumentar os resultados da empresa, garantindo que ela se destaque no mercado e entre no grupo das organizações unicórnio. Um ponto interessante desse recurso é a possibilidade de ele ser programado previamente caso a atividade em andamento leve mais dias para ser concluída ou seja feita em aparelhos com mais distrações.

Disponível não só para PC, mas também para iOS.

3. Planejador de tempo

apps de organização

O Planejador de tempo é um aplicativo de gestão de tempo — algo fundamental para quem tem um dia atarefado, é responsável por várias atividades e ainda está à frente de muitas reuniões administrativas ou relacionadas ao empreendedorismo na era digital.

Basicamente, ele permite a estruturação de sua agenda, listando seus compromissos e estabelecendo um registro — ideal e real — de duração para cada um deles. A partir disso, você terá como exercer um maior controle sobre sua jornada de trabalho, assegurando que nenhum afazer seja preterido por outro ou estendido além do necessário.

Também é possível fazer um apanhado das tarefas que demandaram mais tempo ao longo da semana. Com isso, fica fácil identificar quais funções do seu cargo respondem por elas e como geri-las de maneira mais produtiva no futuro.

Disponível apenas para sistema Android.

4. Todoist

Se o aplicativo anterior facilita e otimiza o uso do tempo disponível, o Todoist tem o objetivo de organizar e planejar o seu dia nos mínimos detalhes. Você pode inserir suas tarefas pendentes no sistema e utilizar tags para determinar os níveis de prioridade e complexidade que cada uma tem e, assim, realizá-las nessa sequência.

Com os lembretes automáticos, por outro lado, é possível configurar avisos que indicam quando o tempo de produção é estourado e quando os prazos de entrega estão próximos. Já para quem atua com a elaboração e gestão de projetos, tem como inserir metas de avanço e desenvolvimento, além de chats de conversação para a equipe. Assim, é possível delegar afazeres, mensurar indicadores de performance, monitorar orçamentos e muito mais.

Disponível não só para PC, mas também para iOS e Android.

5. Ticktick

A quinta indicação da nossa lista de apps de organização é o TickTick, que funciona como uma plataforma de monitoramento e realização de tarefas. Nela, você pode criar seleções de atividades recorrentes na semana, fazer edições simultâneas em arquivos diferentes e compor um banco para brainstorming interativo com outros usuários. Uma facilidade é gerar a produção de atas e pautas apenas por comando de voz.

Outro diferencial do TickTick é o fato de ele fornecer estatísticas inteligentes que apontam quais são os seus dias mais produtivos, a evolução da quantidade de trabalho semanal, o número de horas extras realizadas e a sua média de rendimento mensal e anual.

Disponível não só para PC, mas também para iOS e Android.

6. Trello

A última sugestão desta seleção é o Trello. Ele permite a montagem de checklists de afazeres e fluxos de trabalho personalizados com atividades em andamento, pré-produção, refação e avaliação pelo cliente ou departamento responsável pela entrega do serviço. Para completar, um dos grandes diferenciais dele é a sincronização da equipe que trabalha junto na plataforma, mesmo que de forma remota.

Isso permite que cada membro realize uma etapa de um mesmo projeto, o resultado seja compartilhado automaticamente com os demais e as sugestões de automação, correção e personalização ocorram em tempo real — agilizando a produção e o cumprimento de prazos. O Trello ainda oferece conectividade automática com servidores de armazenamento, como o Dropbox, o Drive e o OneDrive.

Disponível não só para PC, mas também para iOS e Android.

Como acertar na escolha dos apps de organização?

Há muitos apps de organização que podem ser adicionados a sua rotina de trabalho — alinhados com o Scrum, o Pomodoro, o Kanban, entre outros — e contribuir efetivamente para você melhorar e aperfeiçoar o planejamento de suas atividades. Além disso, a produção de demandas, o cumprimento de prazos e o seu rendimento saem ganhando.

O importante é que os apps de organização selecionados facilitem o dia a dia do seu trabalho e da sua equipe, trazendo mais autonomia e produtividade a todos. Por isso, faça um teste com eles e veja, na prática, os resultados sendo alcançados.

Aproveitando o assunto, veja como a metodologia ágil pode ajudá-lo a inovar no trabalho e a se destacar no mercado!

Leia também

Como promover o engajamento de equipe na empresa? 7 dicas para colocar em prática
7 habilidades do futuro para desenvolvimento dos colaboradores
Pensando em mudar de carreira? Saiba se é a hora e por onde começar

Academies

Desenvolva habilidades necessárias para a transformação.

Forneça a colaboradores de todos os níveis habilidades para atender às necessidades do consumidor na era digital, aprimorar os esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) e muito mais.

Accelerate

O que oferecemos?

Contando com a Emeritus, você pode oferecer educação como benefício para desenvolver habilidades dos colaboradores e atender aos objetivos de negócios.

Play Video