Metodologia ágil, inovação e transformação digital: entenda a relação

Conforme aumenta a necessidade de se pensar em processos cada vez mais humanizados e centrados nas demandas do consumidor, as empresas procuram se basear na ideia de que a inovação contínua se faz extremamente necessária, alterando radicalmente os modelos e os recursos de negócios, em novas etapas mensuradas ao longo do tempo.

Isso capacita as organizações a lançar, aprender e relançar iniciativas digitais, reagindo rapidamente às mudanças nas condições de mercado e nas necessidades dos clientes. Sendo assim, a adoção de medidas que promovam agilidade se torna uma alternativa importante para facilitar a promoção dessa inovação.

Neste post, você vai entender como isso é possível. Veja agora de que forma a metodologia ágil é capaz de atuar como um poderoso recurso nos processos de inovação e transformação digital.

Conhecendo o conceito de metodologia ágil

metodologia ágil

Como a velocidade das mudanças e atualizações no mercado é muito alta, é preciso ter mais agilidade e flexibilidade do que antes. Por isso, as metodologias tradicionais de negócios já não são suficientes para lidar com desafios atuais. As soluções de planejamento de gestão que têm se mostrado mais eficientes no momento são as metodologias ágeis.

Originárias da indústria de software, elas se disseminaram para diversas áreas e se tornaram um dos pilares para a transformação digital, focando na solução de problemas complexos. Atualmente, as metodologias mais populares são a Scrum (nos quais os projetos são divididos em ciclos) e Lean (que foca na prevenção de desperdícios). Conheça alguns diferenciais dessas novas abordagens.

Flexibilidade

As metodologias ágeis são mais adaptáveis a qualquer tipo de planejamento, pois permitem ajustes nos projetos e produtos conforme o seu desenvolvimento evolui. Por considerar as mudanças rápidas do ambiente (como o comportamento da concorrência, os desejos dos clientes e as tendências de mercado), essas metodologias favorecem o aprendizado durante a elaboração e o amadurecimento de propostas.

O fato de valorizar mais as respostas às mudanças do que seguir um plano à risca garante o melhor resultado possível (de forma eficiente e sustentável) para a empresa, ao mesmo tempo em que melhora a experiência do cliente em cada etapa, já que ele fica por dentro de tudo o que está acontecendo com o seu projeto e pode dar sugestões de melhorias.

Etapas

Por trabalhar com entregas frequentes, os métodos ágeis trabalham com etapas curtas, maximizando a sua eficiência. Essa forma de produzir é importante para mensurar riscos com muito mais clareza e minimizar erros durante todo o processo de desenvolvimento.

Custos

O controle de custos se torna muito mais fácil com a estrutura de etapas adotadas pelos processos de metodologia ágil. Com a segmentação detalhada de todo o projeto e seus prazos, é possível estimar exatamente quanto trabalho pode ser realizado, prevendo o valor demandado para cada etapa. Elas também permitem aprimoramentos regulares do orçamento, conforme as necessidades do cliente se atualizam.

Comunicação

Não há mudança ou inovação sem pessoas. A transformação digital é um fenômeno que afeta os processos de toda a empresa e, por isso, não faz sentido que apenas uma equipe se comprometa com a adoção de uma metodologia ágil. Ao contrário, essa própria metodologia demanda uma comunicação interna eficiente acerca das tarefas de cada time, além de uma visão mais clara dos desafios organizacionais que devem ser superados.

Por isso, a metodologia ágil encoraja o trabalho de forma mais colaborativa, favorecendo feedbacks e abordagens com mais liberdade criativa, como o design thinking.

Transparência

Com a colaboração e interação constantes, as metodologias ágeis são capazes de proporcionar mais transparência, tanto para o cliente (que está por dentro de todas as etapas do projeto) quanto para a empresa (que passa por atualizações regulares em várias equipes).

Além disso, a organização gráfica de vários desses métodos (como kanban e canvas) oferece maneiras concretas e tangíveis de acompanhar o progresso do projeto e gerenciar as expectativas em todos os níveis.

Como a metodologia ágil impacta a transformação digital

As startups e organizações modernas já não trabalham da mesma forma que as grandes empresas tradicionais. Inspiradas pelos princípios do Management 3.0, a gestão dos projetos não é protagonizada apenas por um gerente ou gestor, mas tem a sua responsabilidade compartilhada entre todos os membros da organização. Eles, por sua vez, devem estar cada vez mais capacitados para impulsionar a transformação digital.

Sendo assim, a organização que deseja criar um ambiente digital capaz de oferecer mais liberdade aos seus colaboradores deve relacionar o conceito de agilidade com a adoção de uma cultura de aprendizado (além de uma série de tecnologias) que sejam facilmente adaptáveis às mudanças de mercado.

Outro ponto importante para conciliar a adoção da metodologia ágil em um contexto de transformação digital é trabalhar com equipes multidisciplinares, buscando a integração entre profissionais de áreas distintas para assumir qualquer tipo de tarefa. Também é recomendado buscar tecnologias emergentes para que a comunicação seja facilitada entre esses grupos.

A metodologia ágil e a inovação nas organizações

Já sabemos que, quando o trabalho é realizado com agilidade, a criação e o aprendizado também acontecem de forma mais acelerada, trazendo mais resultados e melhorias inteligentes. Quem trabalha diretamente na área de tecnologia provavelmente já sabe que o conceito de “ágil” não se refere a apenas a uma nova modalidade de trabalho, mas também a um mindset de inovação.

Isso porque a adoção de metodologias ágeis funciona como um suporte à inovação corporativa, permitindo que a empresa evolua continuamente a sua estratégia digital com base em resultados das etapas anteriores e seus feedbacks. Afinal, quem é inovador sabe como se adaptar às reformulações do mercado, avançando perante a concorrência. Para isso, a abordagem ágil permite que você lide com a instabilidade e mudança em qualquer estágio.

Por fim, o emprego da metodologia ágil facilita a correção de erros, incentiva o aprendizado em equipe e ainda contribui para o sucesso no âmbito da inovação. Agora que você conseguiu entender como a metodologia ágil modifica a realidade nas organizações, não deixe de conferir mais um texto sobre transformação digital e disrupção. Você vai aprender quais são os impactos de ambos para a sua empresa.

Leia também

Como promover o engajamento de equipe na empresa? 7 dicas para colocar em prática
7 habilidades do futuro para desenvolvimento dos colaboradores
Pensando em mudar de carreira? Saiba se é a hora e por onde começar

Academies

Desenvolva habilidades necessárias para a transformação.

Forneça a colaboradores de todos os níveis habilidades para atender às necessidades do consumidor na era digital, aprimorar os esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) e muito mais.

Accelerate

O que oferecemos?

Contando com a Emeritus, você pode oferecer educação como benefício para desenvolver habilidades dos colaboradores e atender aos objetivos de negócios.

Play Video