5 vantagens de fazer cursos online

O ensino a distância ganhou tração em todo o mundo ao longo dessa segunda década do século 21. A massificação da internet rápida, a globalização e os smartphones nos fizeram mais conectados do que nunca. A velocidade da informação e das transformações com que vivemos também é recorde.

O profissional de hoje vive em um constante processo de aprendizado e o blog da Emeritus traz para você algumas das vantagens de fazer cursos online na Era Digital.

5 vantagens de fazer cursos online

vantagens de fazer cursos online

Nós selecionamos 5 vantagens de fazer cursos online: passamos pela flexibilidade de estudar quando e onde você quiser, ditar seu ritmo e deixar para trás os limites geográficos.

1. Flexibilidade e acesso remoto

Um dos principais fatores que afasta profissionais de cursos e especializações é a limitação de tempo. É comum não ter uma agenda estável o bastante para se comprometer com cursos presenciais, seja por não ter jornadas fixas ou, então, por estar constantemente viajando.

Os cursos online entregam toda a flexibilidade que essas pessoas precisam para encaixar o estudo nas suas rotinas. Alguns dos melhores cursos disponíveis exigem tão pouco quanto duas horas de dedicação semanal e podem ser acessados de onde você estiver — basta o acesso à internet.

2. Aprendizado no seu ritmo

Pessoas diferentes têm ritmos diferentes na hora de aprender. Em uma turma com 30 pessoas, por exemplo, é de se imaginar que invariavelmente uma mesma aula vai ser rápida demais para alguns e lenta demais para outros.

Os cursos onlines permitem, de maneira única, que o estudante pause para fazer uma pesquisa e aprofundar um conceito, por exemplo. No sentido oposto, é simples passar mais rapidamente por uma aula em que o tópico apresentado é algo já sob domínio. Com os cursos online, você consegue desenvolver as suas próprias estratégias de estudo e absorção de conhecimento.

3. Desenvolvimento pessoal

Aproveitando o gancho do tópico acima, uma preocupação comum quando se está considerando adquirir um curso online é aquela dúvida se você tem ou não a disciplina necessária para se dedicar a um curso online, sem a pressão dos horários e da presença em uma sala de aula.

Até mesmo esse questionamento, na prática, pode ser transformado em oportunidade. A capacidade de se organizar, focar e executar sem pressões externas não são úteis apenas para concluir um curso online com sucesso, mas também são exigidas em qualquer ambiente corporativo moderno. As empresas do nosso século acreditam cada vez mais na autonomia de seus colaboradores, e aprimorar essa capacidade é um bônus que vem junto com os cursos não-presenciais.

4. Sem limitações geográficas

Outra vantagem de fazer cursos online é que o Brasil ainda é um país bastante desigual na distribuição geográfica de suas instituições de ensino. Muitas das mais renomadas instituições de ensino em negócios e marketing, por exemplo, estão concentradas nas regiões metropolitanas das grandes capitais e, em especial, no Sudeste.

Os cursos online possibilitam um acesso livre dessas limitações. Mais ainda, permitem que qualquer um, de qualquer lugar, estude com professores das escolas mais renomadas do mundo. Hoje, ter no currículo o nome de instituições como o MIT (o Instituto de Tecnologia de Massachusetts) ou a Columbia University, por exemplo, não exige mais uma cara estadia nos EUA. O que também se livra de fronteiras é o networking, já que, em cursos como os da Emeritus, você compartilha os espaços de aprendizado com estudantes de todo o globo.

5. Preços mais acessíveis

Seguindo o mesmo argumento do nosso tópico acima, nunca foi tão acessível — financeiramente — estudar com os melhores. Uma das vantagens dos cursos onlines (para as escolas e universidades) é que essa modalidade de ensino oferece escala em termos de negócio.

Os melhores professores das melhores instituições têm, é claro, um tempo limitado para dar aulas, mas essas lições gravadas podem ser oferecidas a muito mais gente. Isso significa, também, que o próprio mercado de trabalho e os departamentos de RH por aí passam a reconhecer a crescente qualidade do ensino a distância.

Conheça os cursos online da Emeritus

Por acreditar no ensino online, a Emeritus traz para o Brasil — agora em português — os cursos que já formaram mais de 30 mil profissionais em 125 países. São quatro cursos com inscrições abertas, que levam o nome da Emeritus e de instituições de renome mundial, como o MIT e a Columbia University. Vamos conhecer?

Design Thinking (Steven Eppinger, MIT)

O curso online de Design Thinking da Emeritus é ministrado pelo professor Steven Eppinger, do MIT. Eppinger, além de professor titular da instituição norte-americana, é líder de operações globais na General Motors e coautor do livro Design Structure Matrix Methods and Applications.

Nesse curso, você passará por seis módulos de aprendizado, entendendo o conceito do design thinking e o que significa, na prática dos negócios, pensar como um designer. São 62 videoaulas e 4 estudos de casos — de empresas como Uber, Google e eBay.

Transformação Digital (Geoffrey G. Parker, MIT)

Algumas expressões se espalham pelo mundo dos negócios e, quando percebemos, elas estão por todos os lados, tomando de assalto o debate. Transformação digital certamente é umas dessas, e Geoffrey G. Parker, Professor do MIT e da Universidade de Dartmouth, é umas das maiores autoridades mundiais no assunto.

O curso online de Transformação Digital — com certificação MIT e Emeritus — é apresentado em 8 módulos em um total de 80 videoaulas, com 4 webinars e 5 estudos de caso. Você vai entender a importância na Era Digital de conceitos como inovação aberta, economia de escala e networks bilaterais — esse último criado pelo próprio Parker.

Estratégias Digitais para Negócios (David Rogers, Columbia Business School)

Autor do livro The digital transformation playbook: rethink your business to adapt and thrive in the digital age — a bíblia da transformação digital —, presidente da American Marketing Association e professor da Columbia Business School: esse é David Rogers, guru da transformação digital que pode ser o seu professor no curso online de Estratégias Digitais para Negócios trazido para o Brasil pela Emeritus.

São 13 módulos, 120 videoaulas e muito mais em um material sem precedentes em português — um curso de liderança para o líder da nossa época.

Marketing Digital (David Rogers, Columbia Business School)

Falando em David Rogers, também é ele que ministra o curso online de Marketing Digital, parceria da Emeritus com a Columbia Business School.

Engajamento, plataforma aberta, o mix do digital, targeting e o tão falado marketing de conteúdo são alguns dos conceitos sobre os quais David Rogers se debruça e divide seu conhecimento — teoria e prática do consultor de empresas como Google, GE, Toyota e Visa.

São 14 módulos, 120 videoaulas e 10 aplicações no mundo, além de webinars e Q&A ao vivo. Investir em um curso de marketing digital é se alinhar às estratégias que revolucionaram o modo como fazemos negócios na última década.

Gostou de aprender mais sobre as vantagens de fazer cursos online? Conheça os cursos da Emeritus e entre em contato conosco.

Leia também

Como promover o engajamento de equipe na empresa? 7 dicas para colocar em prática
7 habilidades do futuro para desenvolvimento dos colaboradores
Pensando em mudar de carreira? Saiba se é a hora e por onde começar

Academies

Desenvolva habilidades necessárias para a transformação.

Forneça a colaboradores de todos os níveis habilidades para atender às necessidades do consumidor na era digital, aprimorar os esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) e muito mais.

Accelerate

O que oferecemos?

Contando com a Emeritus, você pode oferecer educação como benefício para desenvolver habilidades dos colaboradores e atender aos objetivos de negócios.

Play Video