Curso de liderança: o líder das estratégias digitais

Emeritus |07 janeiro, 2020 | 6 - minutos para ler

Ser líder quer dizer estar à frente de um projeto e/ou grupo de pessoas. Esse papel exige uma série de responsabilidades, habilidades e comportamentos que leva a equipe ao sucesso. Há diversos cursos de liderança disponíveis atualmente que têm como objetivo o desenvolvimento dessas características específicas, mas nem todos eles abordam as competências necessárias para enfrentar os desafios de empreender na era digital.

Em um ambiente de constantes mudanças, sendo elas superficiais ou profundas, é fundamental estar em aprendizado contínuo. Essa é uma das chaves do sucesso das organizações e dos líderes também. De acordo com pesquisa da Deloitte, as empresas já perceberam isso, uma vez que 42% delas acreditam na importância do investimento no desenvolvimento dos seus líderes.

O responsável pela execução de estratégias digitais precisa ter uma série de habilidades e ser aberto a mudanças, além de ser capaz de responder e de se adaptar a elas rapidamente. Por isso, você entenderá, neste artigo, a relevância de estar em constante aprendizado e desenvolvimento.

Principais desafios dos líderes na era digital

Atualmente, os líderes empresariais não são nativos digitais — ou seja, não nasceram na era 4.0 —, o que significa que é preciso aprender e se adaptar a diversos processos e tecnologias que surgem e se atualizam sempre.

É claro que, durante esse processo, diversos desafios são enfrentados, principalmente quando falamos de transformação digital. Uma pesquisa da Egon Zehnder, divulgada pelo Valor Econômico, questionou líderes de 20 países sobre quais eram os seus principais desafios na transformação digital. De acordo com os participantes, eles não imaginavam que seria tão difícil adaptar a cultura da empresa para a transformação digital. Outros dois fatores críticos apontados pela maioria dos líderes foram o compromisso executivo e a integração dos dados usados.

É interessante analisar as respostas desses participantes (líderes cujos objetivos são planejar e executar essa estratégia de transformação digital), pois, por meio delas, é possível identificar os seus desafios e cruzar tais informações com o resultado da pesquisa realizada pela Deloitte, que mostra quais são as habilidades e os conhecimentos que esses profissionais precisam ter.

É importante ressaltar que essas vão além dos conhecimentos técnicos que são imprescindíveis. Sobre isso, os profissionais devem estar sempre atualizados a respeito das novidades e de como elas funcionam, uma vez que as tecnologias estão evoluindo e mudando muito rápido.

Habilidades dos líderes da era digital

A transformação digital das empresas passa não só pela adoção de novas tecnologias, como também pela educação dos profissionais que ali trabalham. Para garantir o sucesso das suas estratégias, as empresas devem investir em seu bem mais precioso, o capital humano.

O líder da era digital precisa gerenciar e estar à frente de equipes, mantendo-as engajadas e os seus participantes unidos, além de promover a inovação e a tecnologia. Isso significa que os líderes precisam pensar, agir e reagir de maneira diferente do que se esperava até então.

Agilidade nas tomadas de decisão

curso de liderança

Já comentamos diversas vezes que, na era digital, as coisas mudam e se transformam muito rápido. Logo, o plano de transformação digital da empresa deve ser visto e revisto de modo periódico e, principalmente, sempre que uma nova tecnologia surgir ou for drasticamente modificada.

Sendo assim, o líder precisa ser capaz de tomar decisões rapidamente, sem necessariamente ter todas as informações e os detalhes de determinadas situações. Afinal, nem sempre ele terá acesso a todo esse arsenal.

Portanto, o líder precisa ter confiança no seu conhecimento técnico e sobre os processos que lidera. Em caso de falha na tomada de decisão, essa situação deve servir de aprendizado, e uma nova decisão precisa ser tomada rapidamente como forma de correção.

Visão

No mundo digital, os líderes se caracterizam por ter visão. Isso significa ter a capacidade de visualizar possibilidades de negócio onde não existem até então. Por exemplo, o surgimento da Netflix e a viabilidade de assistir a diversos filmes onde e quando quiser, precisando apenas estar conectado à internet.

Além da visão para criar algo que ainda não existe, o líder deve inspirar a equipe e as demais pessoas que trabalham na empresa sobre o potencial da solução criada e do quanto ela pode impactar positivamente a vida das pessoas.

Capacidade de assumir riscos

Criar negócios e tomar decisões rápidas em um contexto de mudança exige dos líderes que eles assumam riscos sem temê-los ou deixar que isso barre o crescimento do negócio. Aqueles que inovam e assumem os riscos são considerados líderes de alto impacto.

Inovação e riscos andam lado a lado, uma vez que inovar significa desbravar o desconhecido. Atualmente, a inovação é essencial para fazer com que a sua organização seja competitiva e esteja em crescimento constante. Por isso, assumir riscos é uma habilidade essencial dos líderes do futuro.

Inovação

Uma das funções do líder é pensar à frente do tempo, buscando oportunidades de negócio, como já colocamos. Caso o líder esteja sempre envolvido e buscando inovação, a sua equipe será reflexo desse seu comportamento.

Dessa forma, enquanto o líder pensa em grandes inovações junto ao corpo executivo da empresa, os seus liderados inovam no dia a dia em pequenas etapas dos processos de sua responsabilidade, por exemplo.

Algo muito importante para a inovação certeira é que os líderes da organização tenham em mente quais são os seus objetivos. Caso contrário, toda inovação e tecnologia criada e usada pode ser apenas desperdício de recursos.

Curso de liderança para estratégias digitais

É possível que profissionais apresentem algumas dessas características em sua personalidade, o que naturalmente os tornam líderes natos. Porém, a maioria delas são passíveis de capacitação e desenvolvimento, principalmente as habilidades relacionadas à tecnologia.

Por isso, o investimento em cursos e capacitações é de extrema importância, seja para desenvolver, seja para aprimorar tais competências. Um curso de liderança ajudará na preparação dos atuais líderes da empresa a se tornarem melhores e altamente capazes de criar e executar estratégias digitais.

O curso de Estratégias Digitais para Negócios da Emeritus é ministrado pelo professor David Rogers, conhecido mundialmente por sua atuação nessa área. É um curso de liderança para o desenvolvimento de habilidades necessárias para que os líderes transformem o modelo de negócio da sua empresa.

Durante as aulas, Rogers compartilha as suas teorias de transformação digital e diversos cases de sucesso do mundo executivo, a fim de inspirar você na aplicação do conhecimento adquirido no curso. Para saber mais informações e se inscrever, acesse a página do curso.

Comente

Receba Conteúdos exclusivos
sobre Business Management!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.