Conhecimento digital: é preciso se capacitar para estar nesse mercado

O conhecimento digital nunca foi tão necessário, e existem vários fundamentos que comprovam isso. Podemos começar pela crescente inovação tecnológica, que tem mudado a maneira como produzimos e consumimos.

Se antes era comum fazermos assinaturas de jornais físicos ou sairmos de casa quando precisávamos comprá-los, hoje essas atividades estão se dissipando. As informações jornalísticas podem ser conhecidas, em tempo real, com simples pesquisas. Além disso, alimentos, vestuários e itens de higiene podem ser adquiridos em casa, com a ajuda de aplicativos.

A chegada da indústria 4.0 também modificou as necessidades do mercado de trabalho. Com fintechs, automação de tarefas, mais controle de dados e ferramentas como internet das coisas, computação em nuvem e realidade virtual, profissionais e empresas precisaram se reinventar.

A seguir, esclareceremos a importância do conhecimento digital e como se capacitar.

Os avanços tecnológicos e seus impactos no mercado

A transformação digital no Brasil ainda conta com desafios. De acordo com a pesquisa do IMD, o país se encontra na 57ª posição do Ranking Mundial de Competitividade Digital. Contudo, isso não significa que não estamos mudando.

As empresas estão aumentando sua presença digital. Um levantamento realizado pela PayPal mostrou que, entre 2018 e 2019, o e-commerce brasileiro cresceu 37,5%. São mais de 930 mil sites vendendo produtos de diversos nichos.

A chegada das fintechs também mudou hábitos. Operações financeiras são realizadas em segundos, pelo smartphone. Blockchain e bitcoins passaram a fazer parte dos investimentos.

No mercado de trabalho, todos esses avanços também têm causado impactos. Os softwares estão substituindo alguns trabalhos operacionais. Com isso, a tendência é alguns cargos desaparecerem e aumentar a demanda por profissionais mais habilitados digitalmente.

A importância do conhecimento digital

O conhecimento digital se torna cada vez mais relevante, principalmente para a empresa e o profissional que almejam se manter competitivos. A partir dele, é possível adquirir habilidades diversas, que auxiliam no avanço da carreira e no aumento de salário.

Isso quer dizer que será cada vez mais comum trabalhar em um ambiente digitalizado. Assim, ter consciência de como atuar nele e quais consequências cada comportamento gera é fundamental. Por exemplo, inocentes compartilhamentos em redes sociais podem chegar a manchar a reputação de um colaborador. Não é à toa que, ocasionalmente, vemos notícias de alguém sendo desligado, devido à forma como se comportou.

O marketing digital e a segurança digital também são temas relevantes e atuais. O primeiro ajuda a criar mais notoriedade profissional, e o segundo favorece o cuidado e o sigilo com informações pessoais.

O mercado está cada vez mais disruptivo. Desse modo, adquirir mais habilidades com tecnologia e seus recursos torna-se essencial para sobreviver.

A possibilidade de capacitação em conhecimento digital

Capacitar-se com mais conhecimento digital é totalmente possível na Emeritus. A seguir, veja os cursos que oferecemos!

Transformação Digital

O curso Transformação Digital tem colaboração da MIT, Massachusetts Institute of Technology. Com os maiores especialistas da área, é possível compreender os fundamentos desse processo. O curso é alinhado a gestores que almejam encontrar oportunidades para trabalhar com ideias de negócios reais para plataformas.

Digital Marketing

O curso Digital Marketing tem parceria com a Columbia Business School. É direcionado para gestores e executivos que precisam entender os canais de mídias sociais, as ferramentas digitais e o atendimento ao consumidor online. Com ele, é possível aprender estratégias e boas práticas para aumentar a autoridade da marca.

Estratégias Digitais para Negócios

O curso Estratégias Digitais para Negócios tem mentoria da Columbia Business School. A partir dele, gestores se capacitam para aprender a construir dados como ativos estratégicos, entender o comportamento do consumidor digital e desenvolver o pensamento estratégico.

Aprimorar, constantemente, o conhecimento digital é fundamental para adquirir vantagem competitiva e estar preparado para o futuro. A Emeritus tem base em três pilares: Best of Global Education, Technology Enabled Curriculum Innovation e Professional Development and Career Acceleration. Por isso, tem condições de ajudar você nesse processo.

Não negligencie sua capacitação e seu crescimento profissional e pessoal. Assine nossa newsletter e receba outros artigos tão importantes quanto este!

Leia também

Como promover o engajamento de equipe na empresa? 7 dicas para colocar em prática
7 habilidades do futuro para desenvolvimento dos colaboradores
Pensando em mudar de carreira? Saiba se é a hora e por onde começar

Academies

Desenvolva habilidades necessárias para a transformação.

Forneça a colaboradores de todos os níveis habilidades para atender às necessidades do consumidor na era digital, aprimorar os esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) e muito mais.

Accelerate

O que oferecemos?

Contando com a Emeritus, você pode oferecer educação como benefício para desenvolver habilidades dos colaboradores e atender aos objetivos de negócios.

Play Video