info Declaração sobre o COVID-19

Apesar de o vírus estar afetando a todos de formas diferentes, os nossos cursos online continuam, como planejado.
Considere a oportunidade de se juntar à nossa sala de aula global e online, tendo, dessa forma, uma experiência enriquecedora e interativa que vai estimular a sua carreira.

Profissões do futuro: confira as 5 principais e saiba como entrar nesse mercado

Emeritus |19 Maio, 2020 | 6 - minutos para ler

A presença de robôs em diversas organizações já é uma realidade. Além do avanço da robótica, da automação e da inteligência artificial, a Quarta Revolução Industrial também revelou a necessidade de novas profissões do futuro. Logo, novos conhecimentos e habilidades serão demandados pelo mercado.

O assunto se tornou tão recorrente e importante no mundo dos negócios que diversas organizações passaram a pesquisar e divulgar informações acerca de quais são essas skills e profissões que serão necessárias para o sucesso de um negócio. Por mais que estejamos falando do futuro, a preparação para esse momento já deve começar agora nas empresas.

Pensando nisso, convidamos você a seguir a leitura para conhecer as habilidades e as profissões do futuro e entender como garantir a atualização e o desenvolvimento da sua equipe. Acompanhe!

Habilidades do profissional do futuro

Muitas instituições vêm buscando entender como se preparar para não ficar para trás do avanço tecnológico. A preocupação vai além: que aspectos e habilidades líderes da era digital levarão em conta na hora de construir equipes de sucesso e que saibam utilizar a tecnologia como principal meio?

Pensando isso, usaremos como base para este artigo as principais habilidades do profissional do futuro divulgadas pelo Fórum Econômico Mundial. Confira!

Pensamento crítico

Um profissional com pensamento crítico é aquele capaz de organizar suas ideias de forma a reconhecer o problema, olhando-o de perspectiva diferente. Ele faz as perguntas certas e comunica suas conclusões de maneira clara. Ou seja, utiliza a lógica para identificar problemas nos desafios existentes e chegar a uma conclusão e solução alternativa.

Apesar de o pensamento crítico parecer um talento, a verdade é que essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida com o ajuste de alguns hábitos, principalmente, focar a atenção na solução e não no problema. Além disso, é fundamental saber equilibrar emoção e razão, demonstrando inteligência emocional — que é outra habilidade importante do profissional do futuro.

Criatividade

Essa habilidade se torna ainda mais fundamental quando trabalhamos em meio a robôs. Afinal, eles não capazes de perceber soluções alternativas, criativas e inusitadas para resolver um determinado problema como os humanos.

Por natureza, somos seres criativos. Porém, com o passar do tempo, mais especificamente quando adultos, vamos deixando de usar tal habilidade em nosso dia a dia. Uma excelente forma de estimular a criatividade de uma equipe é não censurar ideias ou experimentos que possam vir a dar errado.

Resolução de problemas complexos

Tal habilidade está diretamente relacionada ao pensamento crítico. Há quem diga, inclusive, que conseguir resolver problemas complexos é uma consequência da criticidade dos pensamentos.

Mas por que tal capacidade foi colocada em relevância? Bem, com a transformação digital e a Quarta Revolução Industrial, surgirão problemas jamais antes vistos. Com as mudanças e dados sendo gerados a todo instante, a cada minuto um desafio pode se tornar ainda mais complexo.

É importante ressaltar que novas habilidades podem se fazer necessárias, principalmente, quando olhamos as peculiaridades de um determinado negócio ou tecnologia. A liderança de uma empresa deve estar sempre pensando em estimular o desenvolvimento e o aprendizado dos atuais colaboradores, além de atrair talentos que tenham mais facilidade para aprimorá-los.

A cultura de aprendizagem se torna ainda mais essencial na era digital. Não só para que todos saibam utilizar as novas tecnologias que surgirem, mas também para que possam desenvolver habilidades que muitos conhecem como soft skills, que são comportamentos e competências subjetivas.

Cinco profissões do futuro

Independentemente da área de atuação, o profissional deve se preocupar com o desenvolvimento das habilidades que falamos anteriormente. Contudo, olhando para o horizonte do mundo dos negócios, também há uma série de ocupações que já são tendência para um futuro próximo.

Algumas dessas profissões do futuro podem parecer muito distantes da nossa realidade atual. Por outro lado, há aquelas que já se tornaram alvo de muitas áreas de Recursos Humanos das empresas. A seguir, abordaremos as principais atividades listadas por uma pesquisa realizada pela organização norte-americana Brookings Institute. Veja.

1. Detetive de dados

Não é mais novidade para ninguém que vivemos na era do Dig Data. Por esse motivo, as empresas estão investindo cada vez mais na análise de dados. Logo, nada mais lógico do que fazer a contratação de um detetive especializado nessa área.

Esse profissional, com o auxílio da Internet das Coisas, examinará todos esses dados e descobrirá novas fontes de informações. O objetivo é chegar ao desconhecido e, consequentemente, relatar como a organização pode melhorar processos e produtos.

2. Gerente de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial

A inteligência artificial evolui a cada dia e se torna ainda mais necessária para pessoas e empresas. Mas ainda há algo que essa tecnologia não é capaz de fazer e que será a principal atribuição do gerente de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial.

Esse profissional será um especialista em AI, capaz de identificar oportunidades que possam ser executadas por essa tecnologia. Assim, seu objetivo é fazer a venda da solução para pessoas ou empresas.

3. Analista de cidades inteligentes

Como parte desse futuro tecnológico, temos o desenvolvimento de cidades inteligentes. A partir da popularização desse tipo de municípios, será necessário contar com profissionais capazes de manter toda essa tecnologia funcionando.

O analista de cidades inteligentes não será apenas o responsável pela manutenção da infraestrutura, por exemplo. Seu trabalho será, principalmente, coletar e analisar os dados gerados pelos sensores espalhados nesse tipo de cidade. O objetivo é fazer constantes evoluções para atender às necessidades da população.

4. Designer de voz UX

Um tipo de AI que está se popularizando são as assistentes virtuais — como a Siri e a Alexa. Pensando na experiência gerada por tais dispositivos, as empresas desenvolvedoras dessas tecnologias buscarão linguistas para fazerem parte das suas equipes.

A ideia principal do trabalho desses profissionais é desenvolver uma conversa mais personalizada, adaptada ao dialeto do cliente. Por esse motivo, são chamados de designers de voz.

5. Chefe de comportamento comercial

Esse profissional está diretamente relacionado ao desenvolvimento de uma melhor employee experience. Além, é claro, de ter que trazer melhores resultados para a empresa.

De acordo com estudos, a principal fonte de dados do chefe de comportamento comercial será a tecnologia biométrica. Por meio dela, serão geradas informações sobre comportamento, desempenho e emoções dos funcionários. O profissional terá que analisar e criar estratégias para melhorar a felicidade, o bem-estar e a produtividade no ambiente de trabalho.

Por mais que essas profissões do futuro estejam associadas diretamente à tecnologia, elas também exigem conhecimentos de áreas diferentes e, principalmente, pensam na evolução — que na era digital é uma constante. É preciso estar em aprendizado contínuo, a fim de desenvolver as habilidades dos talentos da sua empresa para que eles possam assumir uma dessas atividades que colocamos como profissões do futuro.

Pensando nesse desenvolvimento inter e intrapessoal, recomendamos a você nosso curso online de Design Thinking. Assim, será muito mais simples identificar oportunidades e criar soluções inovadoras. Acesse a página do curso e saiba mais!

Saiba qual curso do Emeritus tem tudo a ver com você!Powered by Rock Convert

Comente

Receba Conteúdos exclusivos
sobre Business Management!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.