Os domínios da transformação digital deixaram de ser uma previsão e se tornaram uma realidade para o mercado há alguns anos. Atualmente, são diversos os recursos de inteligência artificial e os dispositivos digitais, mecanismos que substituem tarefas que até então eram mecânicas.
A tecnologia promove mudanças significativas não só na manufatura e na produção industrial, mas também no meio corporativo. A tendência é que cada vez mais o crescimento das organizações seja pautado na inovação implementada.
Pensando nisso, trouxemos um artigo que discute o assunto, mostrando quais são os principais domínios da transformação digital que os líderes precisam conhecer. Continue a leitura!
O que é transformação digital
A transformação digital é a expansão da tecnologia para diferentes fins, sendo não apenas necessária, mas indispensável na rotina. Dessa forma, reformula-se todas as áreas da vida humana, como:
- hábitos de consumo;
- trabalho;
- entretenimento;
- negócios;
- lifestyle.
No mercado não é diferente. A cada dia, ela é mais incorporada em pontos-chaves de empresas de todos os tamanhos e de seus diversos setores internos, como:
- indústria;
- prestação de serviços;
- atendimento ao consumidor;
- marketing e comunicação;
- supervisão e gestão de pessoas;
- financeiro e administrativo.
Os efeitos desta implementação são variados. Em alguns casos, complementam e trazem soluções para as práticas de trabalho e produção. Em outros, vão além, agindo de forma disruptiva.
Esse comportamento leva o mercado a abdicar de antigos padrões de gestão, logística, vendas e muito mais.
Além disso, é comum promover a criação de novas áreas de atuação e formas de cultura e clima organizacionais que se adequam às formas de trabalho atuais.
Os 5 domínios da transformação digital
Clientes: envolvimento e satisfação em um mundo digital
O primeiro domínio é o cliente porque a transformação digital é influenciada pelo objetivo central das empresas. Isto é, o de conhecer melhor os hábitos de consumo do público.
Isso abre portas para potencializar a comunicação da marca com a sociedade e proporcionar experiências mais positivas de compras. São dois pontos essenciais para aumentar a fidelização dele.
Competição: adaptação estratégica em um ambiente digital em mudança
O segundo domínio é o da competitividade. Ou seja, como as empresas têm buscado incessantemente se diferenciar no mercado e se adequar às principais tendências tecnológicas para se destacar dos concorrentes.
Todos esses pontos levam as organizações a buscarem novos recursos digitais. Consequentemente, isso estimula a geração de ferramentas que atendam à demanda, como:
- sistemas;
- aplicativos;
- plataformas;
- dispositivos tecnológicos.
Dados: o poder da análise de dados na tomada de decisões
O terceiro lugar dos cinco domínios da transformação digital diz respeito aos dados. A coleta, o processamento e a aplicação de informações de mercado, principalmente em larga escala, conseguem ser melhor aproveitados graças à praticidade e rapidez da tecnologia.
Inovação: o motor da transformação digital
Outro dos cinco domínios da transformação digital é a inovação. Independentemente do setor de atuação, as organizações sabem que precisam se modernizar e testar novos modelos de negócio.
Afinal, atualizar suas infraestruturas e processos é vital para que se mantenham rentáveis, funcionais e, inclusive, operacionais.
Isso serve como estímulo para a expansão tecnológica e também para a adoção das novidades digitais para aprimorar novas culturas de aprendizado nas organizações.
Valor: criando propostas de valor relevantes
O valor também é considerado um domínio, uma vez que as organizações utilizam a transformação digital como estratégia para agregar peso à própria marca.
Dessa forma, podem se posicionar como organizações em constante evolução, atualizando sua imagem comercial. Organizações na vanguarda da tecnologia e alinhadas a causas importantes, como a sustentabilidade e a inclusão social, são mais escaláveis.
Como mostrado, ficar a par de quais são os domínios da transformação digital é fundamental para entender como o processo de aceleração das mudanças tecnológicas impactam no crescimento das empresas.
Além disso, contribuem para as empresas terem insights cruciais, visando a adoção de estratégias internas e externas de adaptação ao novo cenário.
Para ajudar nessa importante tarefa, a Emeritus oferece treinamentos personalizados voltados para aprimorar as habilidades do futuro em parceria com algumas das melhores universidades do mundo.
Com programas abrangentes e flexíveis, é possível encontrar cursos que se encaixam nas necessidades específicas de sua equipe, com diversos temas, incluindo transformação digital.
Cada programa tem uma combinação de videoaulas, estudos de casos e fóruns de discussão para aprofundar o conhecimento em diversos domínios da transformação digital e abordar as tendências atuais do mercado. Além disso, existe a possibilidade de personalização de conteúdos para suprir as necessidades de cada equipe.
Para conhecer as opções de treinamento disponíveis, fale com o time de especialistas. Ao inscrever sua equipe em um treinamento personalizado da Emeritus, você estará investindo no desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso no futuro.