Treinamento Hands-On: o que é e como esse modelo ajuda sua empresa

Entenda como funciona o treinamento Hands-On e qual é a proposta dessa metodologia inovadora!

Investir no treinamento dos funcionários é um passo fundamental para qualquer empresa que deseja ter uma atuação alinhada e um bom clima organizacional. Para isso, a metodologia Hands-On surge como uma excelente solução para planejar e implementar com sucesso as orientações aos colaboradores.

Esse é um conjunto de práticas que considera os métodos ativos da educação. Sendo assim, traz uma nova cara para o processo de aprendizagem, tornando-o muito mais dinâmico e produtivo. Por esse motivo, tem muito a oferecer ao treinamento dos profissionais em uma empresa.

Neste post, saiba como funciona a metodologia Hands-On e por que vale a pena adotar esse modelo de treinamento no seu negócio!

O que é a metodologia Hands-On?

“Hands-On” é uma expressão que pode ser traduzida como “Mão na Massa”. A proposta dessa metodologia é fazer com que o aprendizado se torne mais prático e que os estudantes assumam uma postura ativa nos estudos.

Para isso, traz mais atividades e exemplos que ajudam a compreender a teoria apresentada nos mais diversos assuntos. A ideia é que os alunos entendam melhor o tema estudado conforme o praticam, a fim de consolidar o aprendizado.

A metodologia Hands-On se relaciona com o conceito de cultura maker, sendo um movimento que estimula o “Do It Yourself” (DIY) — “Faça Você Mesmo” — para promover engajamento, autonomia e comprometimento no aprendizado. Por esse motivo, tem implementações nas instituições de ensino de diferentes níveis de educação, assim como também pode compor as práticas de treinamento corporativo.

No que se baseia a metodologia?

Para entender melhor o que a metodologia Hands-On tem a oferecer no treinamento dos colaboradores de uma empresa, vale a pena conhecer a base desse conceito. No geral, destacam-se 3 principais características: o Design Thinking, o dinamismo e o protagonismo do aluno.

Saiba mais sobre cada uma das bases da metodologia Hands-On e veja como essa dinâmica pode ser favorável para o aprendizado da equipe e o desenvolvimento dos profissionais e líderes em uma organização!

Design Thinking

O Design Thinking é um conceito que também se tornou uma tendência em diversos negócios voltados para a inovação. A proposta desse tema é fazer com que o desenvolvimento de produtos ou serviços seja realizado conforme as demandas que surgem.

Na prática, o processo de produção segue as necessidades e os desejos do cliente final, que vão aparecendo ao longo do desenvolvimento do projeto. Nisso, considera também as possíveis limitações, de modo que o produto final seja o mais eficiente, seguro e coerente possível com as expectativas dos consumidores.

Aplicado na metodologia Hands-On, o Design Thinking atua com a observação das demandas da turma. Desse modo, o plano de ensino de um treinamento se ajusta às dúvidas, dificuldades e afinidades que o grupo de estudantes apresenta, a fim de garantir o aprendizado efetivo.

Dinamismo

Como o próprio nome sugere, a metodologia Hands-On propõe que as pessoas coloquem a mão na massa para aprenderem sobre um determinado assunto. Por isso, as dinâmicas são fundamentais nos treinamentos, tendo em vista que permitem o aprendizado prático do tema.

A interação com as outras pessoas também faz parte do treinamento Hands-On e ajuda, inclusive, no desenvolvimento do senso de colaboração. Desse modo, os profissionais aprendem juntos e podem ajudar uns aos outros durante o processo.

Aluno no centro do processo de aprendizagem

Para que todas essas propostas da metodologia Hands-on sejam colocadas em prática, é fundamental que o aluno seja o verdadeiro protagonista desse processo. Por esse motivo, treinamentos que seguem essa linha dificilmente atendem ao padrão de aulas e palestras expositivas.

Já que o dinamismo é tão importante, a troca de conhecimento pode ocorrer por meio de atividades práticas e workshops. Além disso, existem as tarefas que favorecem o desenvolvimento pessoal e profissional de cada pessoa que participa do treinamento e estimulam o lifelong learning.

Por que investir nesse modelo de treinamento Hands-On?

O treinamento Hands-On é um modelo inovador e que se alinha à cultura de aprendizagem. Por isso, pode ser aplicado em turmas pequenas ou em grupos com diversos profissionais. Isso porque traz uma nova proposta de interação que auxilia o aumento do engajamento com as atividades.

Ao investir nesse modelo de treinamento, é possível ter mais produtividade e garantir que os investimentos gerem retornos muito mais vantajosos. Além disso, a gestão de talentos se fortalece e a empresa ganha profissionais ainda mais preparados para promover inovação e resultados promissores.

Não é à toa que os bootcamps da Emeritus contam com o modelo de treinamento Hands-On. O foco nessa metodologia permite o aprendizado prático e o desenvolvimento de hard e soft skills fundamentais para o dia a dia profissional.

Sendo assim, investir em treinamento com a metodologia Hands-On é também aumentar o conhecimento técnico e teórico dos profissionais da empresa. Desse modo, é possível preparar os colaboradores para o futuro das profissões, iniciar projetos ainda mais produtivos e ter uma rotina organizacional alinhada ao planejamento do negócio.

Quer saber mais sobre como funciona o treinamento Hands-On? Visite o nosso site e conheça um novo jeito de aprender!

Leia também

Assine nossa newsletter e receba as novidades de nossos conteúdos.