Não importa o segmento de mercado da empresa em que você atua: conhecer as principais tendências de análise de negócios é fundamental.
Afinal, são justamente elas que contribuem para a organização ter um posicionamento mais estratégico no mercado, conseguindo fortalecer a relação com o público consumidor dos produtos/serviços. Além disso, mantém o desempenho comercial em alta.
Com isso em mente, reunimos algumas das tendências que precisam ser não apenas conhecidas, como também adotadas pela sua equipe. Acompanhe e saiba qual a proposta de cada uma e como elas pretendem reformular o planejamento interno das companhias!
Tendências na análise de negócios para o cenário empresarial
Neste tópico, vamos falar desde o uso de inteligência artificial até táticas de engajamento da marca na internet. Confira:
1. Análise preditiva avançada
Para começar, temos a análise preditiva avançada. O foco dela é utilizar a base de dados da empresa, principalmente aqueles gerados online para diferentes objetivos, como:
- e-commerces;
- sites;
- aplicativos;
- mídias sociais.
É o caso de prever sazonalidade de saída de produtos/serviços e identificar praças em que há aumento de consumo, além de traçar padrões de gastos dos clientes. Tudo isso permite à empresa se antecipar quanto a aspectos como:
- estoque;
- lançamento de campanhas locais;
- ações de conversão mais eficientes.
2. Inteligência de negócios orientada por IA
Esta segunda tendência trata justamente da aplicação de recursos da inteligência artificial nas métricas dos negócios, o que inclui:
- ticket médio;
- saída de produtos;
- abandono de compras;
- retorno sobre investimento.
A ideia é que a IA avalie e identifique os pontos fortes e fracos e facilite não só a adoção de soluções, mas a automatização delas.
3. Análise de sentimento e processamento de linguagem natural
A análise de sentimento envolve estratégias de monitoramento, como o que clientes fixos e intermitentes estão falando sobre a marca. No entanto, não se trata apenas de citações. O objetivo é avaliar como o público enxerga a companhia.
Isso é feito conhecendo mais sobre qual retorno eles dão em relação aos produtos/serviços que consomem e, em especial, do atendimento pós-venda.
A fidelização, para ser bem feita, deve sempre ser pensada para além do fechamento de um negócio. É preciso construir uma relação pautada na confiança, na qualidade e no cumprimento de expectativas.
4. Blockchain e análise de dados distribuídos
A tendência do blockchain foca em dois pontos-chave. O primeiro é o reforço das ações de segurança de dados pessoais e financeiros dos clientes que compram online. Uma demanda cada vez mais crescente na sociedade.
O segundo é a transmissão de informações internamente, principalmente relacionadas à gestão da cadeia de suprimentos para o atendimento ao consumidor e o cumprimento dos prazos estabelecidos.
5. Análise de dados em tempo real
A análise de dados em tempo real, por outro lado, propõe mecanismos para acompanhar a jornada de compra do cliente. Desde o momento que ele acessa sua página até quando coloca algo no carrinho de compra.
Ela visa evitar desistência de produtos e postergação de compras. Usando, para isso, ações promocionais que funcionem como chamadas de ação para o consumo.
O impacto da educação corporativa para as tendências
Para encerrar, não podemos deixar de falar como a educação corporativa faz a diferença para o alinhamento com as tendências de análise de negócios.
Afinal, ela proporciona um aprofundamento nas táticas atuais e um mapeamento de pontos de atenção na atuação da empresa.
Além disso, qualifica os colaboradores para utilizarem mais recursos tecnológicos na rotina de trabalho. Tudo para aperfeiçoar metas e objetivos, além de estimular uma cultura de inovação.
As tendências de análise de negócios podem ser um fator decisivo para aumentar a competitividade comercial e a projeção de imagem de uma empresa dentro do mercado. Melhorando significativamente a forma como a marca chega aos clientes, compreende-se o padrão de consumo e aumenta o índice de fidelização.
Portanto, é fundamental investir no conhecimento das novas práticas do cenário empresarial e, consequentemente, na capacitação dos seus colaboradores para estarem preparados para o futuro dos negócios.
Por isso, a Emeritus, por meio dos programas “Accelerate” e “Emeritus Academies”, facilita o desenvolvimento pessoal e organizacional para atingir os objetivos da empresa, por meio de uma educação executiva e personalizada, evidenciando o valor do aprendizado contínuo e do aprimoramento de habilidades na evolução da análise de negócios.
Gostou do conteúdo? Então, acompanhe a Emeritus no LinkedIn e confira todas as novidades!