Presença executiva: de que forma contribui para a postura profissional?

O sucesso da carreira é um objetivo que exige o desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas para ser alcançado. É preciso aprimorar o perfil para uma atuação de alta performance e um dos temas de destaque é a presença executiva.

Trata-se de um tema inovador e que tem relação direta com a postura profissional, especialmente em cargos de liderança e gestão. Um conjunto de qualidade e competências que podem transformar as relações profissionais e pessoais.

Se você está em busca de um upgrade na sua carreira e melhorar em todos os sentidos, esse é um tema primordial. Pensando nisso, confira neste post o que é a presença corporativa, seus principais elementos e sua importância!

O que é a presença executiva?

A presença executiva é um conjunto de habilidades que moldam um perfil profissional, relacionadas a autoconfiança, comunicação eficiente, autenticidade, ética, poder de decisão, habilidades de liderança e a capacidade de administrar percepções.

Sendo assim, são características que determinam uma boa liderança e é definida em todos os sentidos da postura profissional. Ou seja, é um agrupamento de competências que formam um perfil completo, tanto em questões técnicas quanto nos relacionamentos.

Nesse sentido, essa habilidade pode ser definida em 3 pontos de vista, que são o corporativo, psicológico e do ator. Veja a seguir quais são esses parâmetros!

Ponto de vista corporativo

Do ponto de vista corporativo, é a percepção da equipe e a organização sobre a presença executiva. Com base nesse aspecto, é possível identificar os pontos que é preciso trabalhar, ou seja, as lacunas que devem ser solucionadas.

Ponto de vista psicológico

A presença executiva do ponto de vista psicológico consiste na reflexão e autoavaliação do perfil profissional. Desse modo, você pode identificar os pontos fortes, fracos, paixões, prioridades e os objetivos que são mais relevantes.

Ponto de vista do ator

Esse conceito da presença executiva é uma revisão da própria carreira para a identificação das experiências que moldaram o seu perfil de liderança. Essas vivências podem se tornar depoimentos, para se compartilhar e conectar profundamente com outros profissionais.

Quais os elementos da presença executiva?

O desenvolvimento pessoal e a postura profissional estão associados a uma boa presença executiva. Isso significa que as habilidades aprimoradas e obtidas com a presença executiva impactam positivamente em diversos aspectos da vida.

É possível elencar os principais elementos que o desenvolvimento da presença executiva estimula em um perfil profissional. São qualidades e competências importantes em todas as relações, sejam elas pessoais, de liderança e no meio profissional.

Tais elementos são:

  • autoconfiança: melhor tomada de decisões e maior segurança para a equipe;
  • consciência: aprimora a gestão de pessoas, com ética, transparência e respeito;
  • resiliência: resistência a adversidades e capacidade de se adaptar a situações desafiadoras;
  • comunicação assertiva e persuasiva: relações diretas, convincentes e pautas em recursos emocionais.

Melhorar a presença executiva é uma iniciativa importante para a evolução do perfil profissional e será um diferencial importante em todas as situações. Por isso, é considerada uma das habilidades do futuro e cada vez mais avaliada pelas empresas.

Por que investir no autoconhecimento?

O desenvolvimento de presença executiva é uma habilidade de liderança que molda o perfil profissional de uma maneira abrangente. Seja no reskilling e upkilling, gera competências que são essenciais em todos os aspectos da vida profissional.

Dessa forma, é considerado um processo complexo e que precisa acontecer por meio de um aprendizado imersivo e consistente. Sobretudo, com temas direcionados especificamente para a educação corporativa específica para a liderança.

Além disso, é um processo que também deve acontecer de acordo com o estilo pessoal de cada profissional. Afinal, esse aspecto causa influências no comportamento e no direcionamento dos pontos e lacunas que precisam ser melhoradas.

Portanto, lembre-se que o ponto de partida é o autoconhecimento e cursos específicos para estimular as habilidades que mais fazem sentido para os objetivos. Assim, será possível alcançar a melhoria contínua, construir relações sólidas e o sucesso na carreira.

Podemos concluir, que a presença executiva é uma habilidade indispensável para o sucesso e promove uma postura profissional promissora e eficaz. Por isso, é uma forma para melhorar em todos os sentidos e transmitir confiança por onde passar.

Gostou do post? Se deseja saber mais sobre a presença executiva e impulsionar seu perfil profissional, não perca tempo! Conheça agora mesmo o curso Presença Executiva e Influência: desenvolvimento de liderança persuasiva!

Leia também

Assine nossa newsletter e receba as novidades de nossos conteúdos.