Atualmente, muito se fala sobre as competências socioemocionais dos colaboradores. Elas são relevantes e, muitas vezes, a causa de uma demissão. No entanto, as hard skills ainda são bastante úteis, especialmente para o alcance dos objetivos organizacionais.
Afinal, as competências técnicas contribuem para o sucesso do negócio. Portanto, o líder do futuro precisa ter atenção a esse conhecimento. Afinal, esse é um ponto estratégico de toda empresa.
Então, como desenvolver as hard skills dos colaboradores? E quais são os benefícios dessa prática? Vamos explicar melhor neste artigo.
O que são as hard skills?
As hard skills são habilidades técnicas obtidas pelo colaborador na vida acadêmica e/ou profissional. É possível comprová-las a partir de testes práticos, diplomas e certificados de conclusão. Por isso, são as competências que costumam ser destacadas nos currículos.
Até pouco tempo atrás, as empresas focavam somente essas habilidades. No entanto, na gestão de pessoas atual, as competências socioemocionais vêm em primeiro lugar.
Isso não é ruim nem errado. Contudo, é preciso considerar também o conhecimento técnico. Ele continua sendo fundamental, especialmente para o exercício das funções. Assim, a empresa investe na contratação certa, tendo um profissional que detém a especialização necessária.
Vale a pena reforçar que as competências técnicas contribuem para o aumento do capital intelectual da empresa. Dessa forma, é possível chegar à inovação e a insights que auxiliam no alcance dos objetivos de negócio.
Importância de desenvolver as hard skills
A falta de qualificação é um problema complexo para as empresas. Essa situação é verificada em diferentes áreas, especialmente a de tecnologia. No entanto, há ausência de profissionais preparados em diferentes setores.
Muito desse cenário é gerado pela distância entre os conhecimentos vistos em sala de aula e aqueles necessários para a realização das atividades corporativas. Assim, as empresas acabam tendo que adotar esse papel de contratar bons profissionais e ainda qualificá-los.
Porém, o desenvolvimento de habilidades deve equilibrar tanto as socioemocionais quanto as técnicas. Essa é a receita para o sucesso, o que ajudará a ter uma equipe de alta performance, capaz de ajudar a empresa a atingir melhores resultados.
Nesse sentido, é preciso implementar a educação corporativa. Esse termo se refere à oferta de aprendizado de novas competências para colaboradores, clientes, empresa e fornecedores. Para alcançar esse patamar, é preciso fazer o embasamento em alguns pilares:
- competitividade: refere-se à forma como as empresas se destacam no mercado. A educação corporativa aumenta a satisfação dos clientes e traz melhorias aos resultados;
- perpetuidade: consiste na ideia de oferecer uma educação contínua, para que o desenvolvimento dos conhecimentos se mantenha;
- conectividade: os conteúdos devem ser apresentados em diferentes formatos, sempre garantindo a conexão entre eles. Assim, é possível alcançar o objetivo esperado;
- disponibilidade: o conteúdo precisa estar disponível para acesso no melhor momento para o colaborador. Isso contribui para um efetivo desenvolvimento;
- cidadania: a educação corporativa deve conseguir impactar a comunidade onde a empresa está inserida;
- parceria: usar plataformas e outras formas de aprendizagem auxiliam a ter criatividade e aumentar o aprendizado. Isso acontece, especialmente, quando são realizados cohorts;
- sustentabilidade: todo o processo deve ser sustentável financeiramente e oferecer qualidade para que sua continuidade seja assegurada.
Como desenvolver as hard skills nos colaboradores?
Para desenvolver as hard skills nos colaboradores já contratados, é preciso seguir algumas boas práticas. Veja quais são as principais.
Construa um onboarding para capacitação
O onboarding é o momento para integrar os colaboradores e mostrar as regras que eles devem seguir, como é a cultura organizacional e o que é esperado na execução de suas funções. No entanto, é preciso ir além.
Um onboarding de capacitação, voltado para as hard skills, faz toda a diferença. Para isso, escolha bons treinamentos, investindo na educação corporativa desde o início. Assim, os resultados obtidos serão melhores e a empresa terá um nível de eficiência maior.
Promova palestras educativas
As palestras educativas contribuem para passar novas informações e conhecimentos, para que profissionais compartilhem a sua experiência prática. Simultaneamente, isso gera várias possibilidades de debate, que fortalecem o capital intelectual de toda a empresa.
Nesse contexto, também é possível atuar com upskilling e reskilling. Dessa forma, é possível desenvolver tanto as habilidades e as competências que o profissional já tem ou a requalificação a partir de novos conhecimentos.
Ofereça treinamentos
Programas de treinamento e desenvolvimento oferecem boas oportunidades de desenvolvimento, especialmente no âmbito técnico. É preciso analisar quais são as necessidades dos colaboradores e da empresa para ter conteúdos que agreguem valor.
Além disso, mapeie as hard skills necessárias para cada cargo e área. Dessa forma, consegue-se melhorar as competências de cada colaborador e até incentivar a busca por mais conhecimento.
Auxilie no financiamento de cursos e especializações
O lifelong learning é uma boa prática para desenvolver as hard skills. É possível fazer isso por meio do incentivo a cursos e especializações, pois os ajudam a ter mais conhecimento técnico.
Ainda é indicado fazer o financiamento a essas iniciativas. Dessa forma, os colaboradores têm um motivo a mais para continuarem estudando e se aprimorando. Para isso, a empresa pode oferecer bolsas de estudo ou até mesmo contar com programas de treinamento online para empresas.
Quais são os benefícios de investir nas hard skills?
Os benefícios de investir nas hard skills são:
Otimização do desempenho
O conhecimento técnico ajuda a melhorar a performance nas atividades realizadas. Isso gera o aumento da produtividade, o alcance de melhores resultados e até leva a ideias inovadoras, a fim de reduzir custos, simplificar o fluxo de trabalho ou atingir maior qualidade nos produtos, ou serviços.
Aumento da autonomia
O profissional com boas hard skills são mais autossuficientes e conseguem se autogerenciar. Assim, o líder ou o gestor pode atuar de forma estratégica e contribuir mais para o alcance dos objetivos organizacionais.
Melhoria do clima organizacional
Os colaboradores tendem a se comunicar melhor e apresentar uma interação mais eficiente com os gestores. Dessa forma, o trabalho é mais ágil e apresenta menos erros e necessidade de retrabalhos.
Como a Emeritus ajuda a desenvolver as hard skills dos colaboradores?
A Emeritus ajuda a desenvolver as hard skills dos colaboradores por oferecer programas de treinamento online para empresas. Por meio deles, os colaboradores adotam caminhos de aprendizado intensivos e baseados em cohorts.
Ou seja, os treinamentos são disponibilizados em parceria com as universidades mais renomadas do mundo. Por exemplo, a University of Cambridge e a Columbia Business School, da instituição de ensino superior de mesmo nome.
Isso faz com que os conteúdos estejam alinhados às melhores práticas atuais, permitindo que a empresa faça mudanças de dentro para fora. Assim, é possível desenvolver novas habilidades, aumentar a atração e a retenção de talentos, e aprimorar e requalificar equipes.
A consequência é a criação de um time de alta performance. Afinal, os gaps de hard skills são solucionados e o aprendizado é potencializado, conforme as necessidades da empresa.
Então, que tal saber mais e saber como desenvolver as hard skills dos colaboradores? Acesse o site da Emeritus e conheça mais sobre nossos programas.