Gestão de mudanças: qual é o papel de um líder?

Realizar ajustes na rotina da empresa para garantir a adaptação dos colaboradores a qualquer novidade ou implementação organizacional nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, ter uma boa gestão de mudanças, focada nos objetivos do negócio, faz toda a diferença.

No entanto, para que esse gerenciamento organizacional seja bem-sucedido, é fundamental a participação ativa de um líder. Diversas funções são encarregadas a essa figura, tendo em vista a centralização da comunicação e da atenção dos colaboradores de uma equipe.

Neste artigo, vamos explicar melhor como a gestão de mudança impacta a rotina de trabalho e como o líder da equipe pode transformar esse processo. Acompanhe!

Qual a importância da gestão de mudança organizacional?

A todo momento, com base nos feedbacks recebidos e nos resultados obtidos, é necessário implementar alguma mudança na organização interna ou externa de um negócio. Esse é um processo indispensável para conduzir a empresa da melhor maneira possível.

A gestão eficiente de mudanças cuida para que a adaptação das equipes ocorra de forma fluida, sem impactos negativos na produtividade, no clima organizacional ou na satisfação dos colaboradores.

Dessa forma, é possível garantir o desenvolvimento sustentável da empresa e realizar melhorias constantes.

A gestão de mudanças costuma ser ainda mais necessária durante processos como:

  • entrada de novos colaboradores ou líderes;
  • mudanças de funções ou de cargos;
  • implementação de novas ferramentas, equipamentos ou sistemas;
  • fusão entre empresas.

Com uma postura ativa dos líderes, é possível controlar conflitos, reduzir a insegurança dos colaboradores quanto às novidades e fortalecer a cultura organizacional de forma positiva.

Quais fatores devem ser considerados para mudar processos?

Diante das alterações de processos, existem variáveis internas e externas indispensáveis a serem avaliadas, a fim de manter o padrão de qualidade.

A McKinsey, empresa de consultoria dos Estados Unidos, realizou uma pesquisa sobre gestão de mudanças com diversas organizações que passaram por esse processo e observou alguns fatores relevantes para o sucesso, como:

  • educação corporativa e treinamento dos colaboradores;
  • definição clara das novas atribuições para elevar a capacidade operacional;
  • monitoramento da performance com o uso de KPIs eficientes;
  • gestão de prioridades e de expectativas;
  • expertise dos líderes e profissionais;
  • comunicação eficiente e integrada.

Qual o papel de um líder na gestão de mudanças?

Como visto, diante desse contexto, as ações e as características do líder se tornam fundamentais para a boa implementação de mudanças na organização. A seguir, confira os principais papéis dos gestores nesse processo!

Conscientizar pessoas

O primeiro passo é garantir que os envolvidos compreendam o novo momento da empresa. Certificar-se de que todos os líderes e colaboradores estejam cientes das mudanças e dos motivos dessas aplicações auxilia no engajamento e no comprometimento com as novidades.

Gerar mais promotores da mudança

Identificar oportunidades para promover alterações internas positivas também é um dos principais papéis dos líderes.

Com uma gestão baseada em dados e monitoramento constante dos resultados da rotina organizacional, é possível tomar decisões mais certeiras e reconhecer os promotores de mudanças.

Realizar uma comunicação certeira

Para alinhar os processos, a comunicação é uma ferramenta indispensável. Por meio de um bom sistema de troca de informações na empresa, todas as equipes, dos mais variados setores, podem realizar um planejamento eficiente para se adaptar adequadamente.

Orientar tarefas

A orientação dos novos passos e procedimentos também precisa partir dos líderes. Afinal, são os profissionais que compreendem e acompanham de perto os fatores envolvidos na implementação das mudanças.

Planejar uma sessão de treinamento corporativo, elaborar guias específicos para os novos protocolos da rotina organizacional e acompanhar as novas aplicações são algumas atitudes esperadas dos líderes para orientar as tarefas.

Oferecer feedbacks para alinhar as expectativas

Os feedbacks também são fundamentais para que os colaboradores se certifiquem de que estão atendendo aos principais critérios das mudanças aplicadas na empresa.

Com comentários constantes, tanto positivos quanto negativos, é possível:

  • alinhar as expectativas;
  • corrigir erros;
  • melhorar a motivação das equipes.

Cuidar da prototipação para formar novas práticas

O líder também é protagonista no planejamento de novas práticas na gestão de mudanças. Esse é um dos principais profissionais envolvidos para garantir que as ideias saiam do papel e sejam devidamente aplicadas.

Para isso, aprender mais sobre os processos e disseminar os conhecimentos obtidos pode ser de grande ajuda.

Para que todas as novas implementações ocorram com sucesso, a qualificação e o comprometimento da liderança na gestão de mudanças são fundamentais, assim como a orientação e o acompanhamento do desempenho das equipes.
Portanto, para conquistar esses resultados, nada melhor que se manter atualizado das novidades do mercado. Para isso, continue lendo os artigos do nosso blog e se atualize!

Leia também

Assine nossa newsletter e receba as novidades de nossos conteúdos.