A estratégia de dados é uma metodologia valiosa para as organizações e contribui para direcionar as decisões com segurança. Além disso, facilita a identificação de estratégias mais eficazes em todos os aspectos do negócio, levando a um crescimento sólido.
Consiste na criação e manutenção de uma base de dados reais e diversificados para simplificar a gestão empresarial. Ou seja, um passo fundamental para tornar a empresa mais competitiva e com ações promissoras em toda a atuação.
Embora seja essencial, desenvolver uma estratégia de dados pode ser algo desafiador. Continue a leitura e entenda quais são as três etapas para ter uma metodologia eficiente e como colocá-la em prática!
As 3 etapas de uma estratégia de dados eficiente
No contexto corporativo, estratégia de dados é uma técnica para obter informações essenciais a partir de dados quantitativos e qualitativos sobre todas as áreas, mercado e relações de uma empresa, de maneira precisa e realista.
Por meio de indicadores e informações não estruturadas, é possível reunir e organizar dados fundamentais para a gestão, que serão valiosos para tomar decisões, avaliar cenários e direcionar os planos de ação com maior segurança e objetividade.
Confira quais são as etapas para criar a estratégia de dados na sua empresa:
1. Contextualização: entendendo a situação atual
A primeira etapa para consolidar a estratégia de dados é compreender a situação atual que a organização se encontra. Essa informação fornece uma base para saber quais serão as prioridades, pontos críticos, ricos e outros aspectos relevantes.
Para isso, você deve considerar os seguintes passos:
- avaliação do estado atual da organização;
- mapeamento de objetivos de negócios;
- identificação de desafios e oportunidades.
2. Ideação: criando uma visão estratégica
O segundo passo é o desenvolvimento de uma visão estratégica sobre os dados, organizado o processo de coleta e análise. Em outras palavras, é uma mudança cultural na empresa e a forma que ela lidará com a gestão das informações.
Nessa fase, algumas ações indispensáveis são:
- definição de objetivo e metas a curto, médio e longo prazo;
- definição de indicadores de desempenho;
- estratégias de coleta e processamento de dados;
- cultura de dados e treinamento das equipes.
3. Prescrição: o plano de ação
A última fase da implementação da estratégia de dados é onde tudo o que foi planejado é colocado em prática. Trata-se de um momento em que tudo acontece com base na avaliação de dados, que passa a ter um plano de ação específico.
Assim, as principais medidas que devem ser dotadas são:
- alocação de recursos;
- definição de responsabilidades;
- definição de sistemas e tecnologias;
- cronograma de execução;
- adoção de sistemas de proteção dos dados;
- definição das ferramentas de análise de dados;
- interpretação dos resultados.
A implementação contínua e a adaptação da estratégia
Uma estratégia e dados bem-sucedida é primordial para identificar oportunidades e acelerar o crescimento do negócio. Sobretudo, é um passo essencial para a inovação e transformação digital, aspectos considerados indispensáveis atualmente.
Além disso, a estratégia permite mapear indicadores em tempo real, avaliar tendências e mitigar inúmeros riscos. Tudo por oferecer um panorama detalhado e realista sobre diversos fatores organizacionais, direcionando as decisões e planos de ação.
No entanto, vale ressaltar que o desenvolvimento de habilidades é de extrema importância para o sucesso da estratégia. Consiste no que garantirá que a equipe atue conforme a nova cultura e com foco total na melhoria contínua.
Nesse sentido, a Emeritus oferece os melhores cursos de desenvolvimento de habilidades específicas para profissionais. Por meio de uma metodologia global e parceria com universidades renomadas, garante uma aprendizagem imersiva e eficaz.
Com um curso voltado para a ciência de dados, por exemplo, sua equipe terá habilidades para lidar com a estratégia em alta performance com a praticidade de estudar online e por metodologias reconhecidas pela excelência no ensino corporativo.
O programa Ciência de Dados: Conectando Conceitos e Prática, da Berkeley, disponibilizado pela Emeritus, pode trazer a proficiência nesse assunto que você precisa.
Portanto, a estratégia de dados é uma prática básica para direcionar o negócio em uma trajetória sólida. Adotá-la será um diferencial relevante para ter decisões bem embasadas e ações focadas em potencializar os resultados.
Investir na qualificação da sua equipe é primordial para ter sucesso na estratégia de dados. Por isso, não perca tempo! Acesse o site e conheça agora mesmo o curso Ciência de dados: Conectando Conceitos e Prática!