Economia Virtual: como sua empresa poderá fazer parte do futuro!

A tecnologia e a transformação digital estão revolucionando o mercado e trouxeram novos formatos para as relações comerciais. O maior exemplo desse cenário é a economia virtual, uma economia emergente que está ganhando espaço no mercado.

Com a ascensão do mundo virtual, o comportamento social mudou bastante e se tornou inovador, com ações consistentes no meio digital. Um aspecto relevante e que deve ser acompanhado de perto para acompanhar as novas tendências para o futuro.

Neste post, você vai entender o que é a economia virtual e quais os principais exemplos. Continue lendo e veja também a tendência de atuação das empresas nesse sentido e a importância de desenvolver uma mentalidade digital avançada!

O que é a economia virtual e qual a diferença para a real?

A economia virtual é a geração de receitas e transações comerciais que envolvem apenas ativos virtuais em plataformas digitais. É um tipo de negócio muito comum em diversos jogos online e também na negociação de ativos NFT – Tokens Não Fungíveis.

Embora pareça algo futurístico, a economia virtual já é uma realidade no mercado. Entre os anos de 2017 e 2018, foram comercializados mais de 34 mil lotes em terrenos virtuais, ou seja, bens que existem apenas no meio digital.

Sendo assim, a diferença para a economia real é que no caso da virtual os ativos e itens são digitais e negociados por meio de plataformas. Uma modernidade que está em constante crescimento e será comum no mercado nos próximos anos.

Quais os principais exemplos de economia virtual?

Hoje em dia é possível identificar diversas plataformas que trabalham exclusivamente com a economia virtual. São negócios inovadores que exploram uma vertente que está em crescimento no mercado e oferece inúmeras possibilidades para gerar receitas.

As principais opções que trabalham com a economia virtual são:

  • Decentraland: plataforma para compra de terrenos virtuais como NFTs por meio de criptomoedas;
  • Second Life: plataforma tridimensional que simula a vida real e interação social por meio de avatares;
  • IQ Protocol: plataforma para comercialização e locação de NFTs.

São muitos exemplos de plataformas que atuam com a economia virtual e permitem a geração de receitas com os ativos digitais — inclusive é uma vertente que tem potencial para movimentar o mercado financeiro e o interesse dos investidores.

Qual a tendência de atuação das empresas?

O comportamento do cliente está em constante evolução e o interesse pelo virtual redefiniu os hábitos de consumo. Trata-se de uma realidade que exige adaptações rápidas das empresas, para oferecer soluções virtuais que melhoram experiências.

Muitas organizações desenvolvem ações para a economia virtual e utilizam, inclusive, o metaverso. Exemplo são a Nike e o McDonald’s, que investem em um metaverso que permite fazer compras, encontrar amigos, viver socialmente e outras funções.

De fato, é um tema que vai refletir diretamente em determinado momento em todas as empresas no futuro. Por essa razão, desenvolver habilidades e ter foco na inovação são competências que vão fazer a diferença para o crescimento de uma marca.

Por que a mentalidade digital avança é importante?

A transformação digital é inevitável e vai transformar ainda mais o mercado, que passará a ter processos cada vez mais intuitivos. Sendo assim, desenvolver uma mentalidade digital que tenha o cliente como foco é imprescindível para o sucesso.

Consiste em um aspecto decisivo para inovar e proporcionar ao cliente uma experiência enriquecedora em toda a jornada. O que requer um planejamento empresarial disruptivo e ações que acompanham a evolução do mercado e do comportamento do usuário.

Nesse contexto, o melhor caminho é a capacitação contínua da equipe por meio de treinamentos específicos para a mentalidade digital. São metodologias que possibilitam o desenvolvimento de habilidades para promover habilidades para a inovação.

A atualização da equipe é fundamental para a evolução dos processos e modernização em todos os sentidos, além de favorecer a retenção de talentos. O passo inicial para não ficar para trás e acelerar a transformação digital.

A economia virtual é uma realidade que promete crescer muito e é considerada uma das grandes tendências para um futuro próximo. Ter atenção a esse tema e desenvolver a mentalidade digital é uma necessidade para as empresas que desejam crescer.

Gostou do conteúdo? Agora que entendeu sobre a economia virtual, não deixe de ler outros conteúdos para aperfeiçoar seus conhecimentos! Continue acompanhando nosso blog e não perca nenhuma novidade sobre diversos assuntos profissionais!

Leia também

Assine nossa newsletter e receba as novidades de nossos conteúdos.