Diversidade, equidade e inclusão: como ter uma visão holística no trabalho?

Um dos assuntos em alta no mercado de trabalho é o de diversidade, equidade e inclusão (DEI). Afinal, mudanças sociais visam conscientizar as pessoas sobre os prejuízos vivenciados por quem sofre preconceito, discriminação e exclusão social.

Esse movimento também está repercutindo nas corporações. Gerando, em particular, reflexões sobre como muitos indivíduos têm oportunidades desiguais na carreira.

Mais do que isso, o debate surge em como as companhias se estruturam internamente e acabam contribuindo para inúmeras disparidades no meio profissional.

Diante de um tema tão significativo, trouxemos um artigo para você se aprofundar nessa discussão, além de saber como contribuir com ele. Acompanhe!

Quais são as diferenças entre diversidade, equidade e inclusão?

Veja o que representa os conceitos de diversidade, equidade e inclusão:

Diversidade

Diversidade nada mais é do que a presença de diferenças. Isso inclui as visíveis, como:

  • raça;
  • etnia;
  • gênero;
  • faixa etária.

Também se relaciona com ideais e filosofias de vida, como:

  • crenças religiosas;
  • lifestyle;
  • convicções políticas.

A diversidade se manifesta entre pessoas ou grupos, além de estar em espaços, como no corporativo, educacional, bancário e outros locais.

Equidade

Equidade, por sua vez, é expandir o conceito de justiça. As pessoas são distintas e vêm de contextos socioculturais diversos. Portanto, a equidade estabelece que não basta aplicar a mesma “régua” para todos. Ou seja, partir de um falso pressuposto de igualdade.

É preciso considerar essas diferenças para gerar alternativas e soluções que reduzam as desigualdades presentes nos ambientes e no convívio coletivo.

Isso permite que essas pessoas tenham oportunidades concretas de vivenciar seus direitos e prosperarem.

Inclusão

Por fim, a inclusão é o método usado para que a equidade e a diversidade ocorram e sejam frequentes na sociedade. Ela é manifestada, geralmente, por meio de leis, convenções, acordos ou iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas. Por exemplo:

  • a adaptação dos ambientes internos das empresas para aumentar a acessibilidade dos espaços às pessoas com deficiência (PcD);
  • a realização de seleções afirmativas para contratação de profissionais diversos, como mulheres, negros, indígenas e LGBTQIA+, aumentando o volume dessas pessoas no mercado e em cargos estratégicos.

Por que esses conceitos são importantes para o ambiente de trabalho?

Atentar-se à diversidade, equidade e inclusão, levando essa discussão para ambientes empresariais e implementando mudanças internas, traz muitos benefícios.

De um lado, os funcionários se sentem mais valorizados, respeitados e seguros para se expressarem e serem quem são sem a preocupação com a integridade física e mental. Além disso, melhora as aspirações para a carreira.

Do outro, a organização consegue aumentar a retenção de talentos. Afinal, os colaboradores estão mais motivados e satisfeitos com o local em que atuam. Isso também contribui para o clima organizacional, refletindo na produtividade e no alcance de metas.

Com investimentos em DEI, a companhia valoriza sua imagem comercial e amplia a percepção pública de inovação e modernização. Inclusive, equipes diversificadas podem ser aproveitadas como uma estratégia para melhorar a comunicação com o público.

Como fechar a lacuna DEI em uma empresa?

Neste tópico, você conhecerá algumas dicas que ajudarão a implementar a diversidade, equidade e inclusão na sua empresa. Confira:

  • planeje, junto aos setores da empresa, processos de seleção e recrutamento ao longo do ano voltados à promoção da diversidade;
  • promova a equidade salarial entre homens e mulheres que exercem as mesmas funções na organização;
  • analise e reformule a cultura organizacional, traçando novas políticas internas de antidiscriminação e promoção da diversidade e equidade;
  • forneça cursos especializados sobre DEI para seus líderes do futuro terem mais habilidades para gestão de pessoas;
  • crie comitês de inclusão para reuniões periódicas com os colaboradores e demais setores da organização. Ele servirá como receptor de sugestões de mudanças internas, mediador de projetos e assessor das novas políticas da empresa sobre o tema.

Como desenvolver uma mentalidade holística de DEI na empresa?

Uma maneira eficiente de desenvolver uma mentalidade holística sobre o tema é por meio da educação corporativa, como o curso Estratégias DEI para Impacto Coroporativo. Ele é ofertado pela Universidade de Cambridge em parceria com a Emeritus.

Ele conta com seis semanas de imersão em cases de sucesso e estratégias de inclusão para o ambiente de trabalho.

Além disso, aborda dinâmicas organizacionais nesse cenário e métricas de avaliação de diversidade. Tudo isso com um conteúdo plural, atual e com um corpo docente que é referência internacional.

Diversidade, equidade e inclusão são tópicos que precisam ser discutidos, aprofundados e trabalhados nas empresas. Invista na capacitação dos membros da sua organização para lidar efetivamente com essa temática.

Quer conhecer mais sobre os cursos da Emeritus? Então, acesse nosso site!

Leia também

Assine nossa newsletter e receba as novidades de nossos conteúdos.