Você sabe qual a diferença entre educação corporativa e treinamento? Ainda que esses conceitos sejam utilizados como sinônimos, eles representam situações diversas — e entender o que eles significam ajuda a aplicá-los da forma correta.
Por exemplo, um deles foca em uma questão pontual, enquanto o outro tem uma atenção maior ao lifelong learning. Da mesma forma, uma modalidade é tradicional. Já a outra tem uma abordagem diferenciada, que incentiva a retenção de conhecimento e aumenta a vantagem competitiva do negócio.
Diante desses aspectos, quando cada uma delas deve ser utilizada? Qual é seu objetivo? Neste post, vamos explicar melhor. Continue lendo.
O que é educação corporativa?
A educação corporativa é uma estratégia da gestão de pessoas cujo foco é desenvolver habilidades dos colaboradores para auxiliar no contexto organizacional. Portanto, sua aplicação busca melhorar as competências dos profissionais, sendo muito mais do que uma simples qualificação da mão de obra.
Na prática, essa é uma forma de aperfeiçoar os talentos focando os propósitos da empresa. Assim, ela conquista vantagem competitiva e melhora ainda mais a qualidade dos produtos vendidos ou serviços prestados.
Aqui, é preciso destacar que a educação corporativa foge da capacitação tradicional. Enquanto essa última apenas apresenta um assunto (nem sempre relacionado à empresa), a primeira contribui para a estratégia organizacional de maneira ativa. Por isso, aborda diferentes temas.
O que são treinamentos corporativos?
Os treinamentos corporativos consistem em ações pontuais, voltadas para o aperfeiçoamento das habilidades de um colaborador conforme seu trabalho e sua função. Ou seja, são abordados assuntos específicos para o alcance dos objetivos de um cargo ou da empresa.
A principal característica dos treinamentos é o fato do conteúdo sempre ter relação com o trabalho realizado. É possível adaptá-los para qualquer colaborador, com diferentes formatos, técnicas e modalidades que podem ser aplicados.
Qual a diferença entre educação corporativa e treinamento?
A diferença entre educação corporativa e treinamento está no seu foco, entre outros critérios. Apesar disso, ambos contribuem para a retenção de talentos. Veja os principais fatores que precisam ser entendidos.
Ambiente onde as ações ocorrem
Os treinamentos costumam acontecer em ambientes mais restritos, como as salas de aulas. Por sua vez, a educação corporativa é mais ampla e também abrange os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs).
Isso é indispensável, porque a educação empresarial está mais adaptada à realidade atual e às necessidades da sociedade. Além disso, o conhecimento pode chegar a mais pessoas justamente devido às ações online.
Materiais e conteúdos disponibilizados
A principal diferença entre educação corporativa e treinamento, em quesito de materiais e conteúdo, é a aplicação. A primeira tem o foco de promover a vantagem competitiva e ministrar um curso que tenha relação com os objetivos organizacionais.
Portanto, a aquisição de conhecimento é ativa e o colaborador é protagonista do seu processo de aprendizado. Ou seja, na educação corporativa, há uma responsabilidade compartilhada entre empresa e profissional.
Por sua vez, no treinamento corporativo, não existe essa relação com os objetivos organizacionais. O foco é aprimorar o desenvolvimento de determinada função. Assim, a correlação com os resultados da companhia fica em segundo plano.
De toda forma, tanto na educação corporativa quanto no treinamento, é importante que os conteúdos motivem, surpreendam e que assegurem o engajamento de equipe. Essa é uma forma de gerar insights durante a rotina de trabalho.
Foco e benefícios
No treinamento tradicional, a atenção é voltada para o colaborador, apenas. Ele trabalha suas competências individuais, com a finalidade de aprimorar suas atividades rotineiras.
Na educação corporativa, o foco é mais amplo. Parceiros, clientes, fornecedores e colaboradores integram a estratégia de desenvolvimento organizacional. Dessa forma, é possível estabelecer uma cultura de aprendizagem, já que são trabalhadas competências que impactam todo o negócio.
Na prática, a educação empresarial abrange as melhores práticas de treinamento e desenvolvimento. Ela ajuda a gestão de pessoas a:
- desenvolver soft e hard skills;
- melhorar o clima organizacional;
- identificar os potenciais líderes;
- fortalecer a vantagem competitiva da empresa;
- engajar os colaboradores.
Motivo do investimento
A empresa investe no treinamento para atender a uma necessidade pontual. Por exemplo, melhorar a capacitação de um colaborador para algo que ele já faz ou ensiná-lo a usar uma nova tecnologia.
Enquanto isso, a companhia investe na educação corporativa para fortalecer suas estratégias, sendo um ato contínuo. Dessa forma, é um aperfeiçoamento em equipe que visa a atingir diferentes áreas de negócio.
Dentro desse contexto, o conhecimento digital faz toda a diferença. Ele contribui para o fortalecimento do capital intelectual. Especialmente, porque os assuntos ministrados são pensados para toda a empresa, inclusive de forma individual.
Ou seja, essa é uma forma de abranger tanto as demandas pessoais de um colaborador — como a necessidade de aprender a usar uma nova ferramenta — quanto as de negócio. Assim, fica claro que a principal diferença entre a educação corporativa e o treinamento é o fato da primeira ser mais abrangente.
Em outras palavras, você pode implementar treinamentos na sua empresa. Aliás, não há nada de errado nisso. No entanto, se o colaborador sair do seu cargo (para assumir outra posição dentro ou fora da companhia), é como se esse conhecimento se perdesse. Afinal, foi algo pontual.
Com a educação corporativa, é bastante diferente. Toda a equipe recebe o treinamento. Portanto, em caso de uma rotatividade de colaboradores, o capital intelectual permanece nos domínios organizacionais, a partir de outros profissionais.
Dessa forma, eles ensinam os recém-contratados, que também passarão por capacitações inseridas na educação corporativa. Isso fará com que novas ideias surjam e a empresa conquiste um patamar diferenciado — daí vem a vantagem competitiva.
Como a Emeritus pode ajudar?
A Emeritus oferece soluções globais de desenvolvimento de habilidades. Todas são voltadas para organizações orientadas a resultados e seus colaboradores. Assim, são realizados programas de treinamento online em parceria com as universidades mais renomadas do mundo, como:
- Columbia Business School;
- Wharton Executive Education, da University of Pennsylvania;
- University of Cambridge;
- Tuck Executive Education at Dartmouth;
- MIT Management Executive Education.
Todos os programas são direcionados para um caminho de aprendizado intensivo, que também foca o futuro das profissões. Além disso, os cursos são personalizados e intensivos, visando aprimorar e requalificar as equipes conforme as mudanças do mundo atual e as necessidades de negócio.
Vale a pena reforçar que são realizados diferentes tipos de programas de treinamento online. As opções são:
- certificados de longa duração, que abrangem de MBA à pós-graduação;
- certificados de atualização, que apresentam curta duração e buscam aprimorar os resultados;
- certificações profissionais (bootcamp), voltados para capacitar profissionais em início, meio e transição de carreira, a fim de assumir uma nova posição;
- programas para executivos seniores, que ajudam a projetar estratégias competitivas, promover inovação contínua e criar valor para a empresa.
Tudo isso é fornecido em um modelo de aprendizagem que apresenta tanto os conhecimentos teóricos quanto as habilidades técnicas. Dessa forma, é possível alcançar melhores resultados.
Dentro desse contexto, é possível estabelecer uma evolução contínua, mesmo existindo diferença entre educação corporativa e treinamento. Afinal, ambos os conceitos são complementares e devem ser trabalhados em conjunto para atingir o patamar esperado.
E você, quer alcançar esse nível? Acesse o site da Emeritus e conheça nossas soluções. Assim, você verá como sua empresa conseguirá alavancar seus resultados com nossos programas personalizados.