Ciência de Dados: tendências emergentes e o futuro da análise de dados

O desenvolvimento da ciência de dados é resultado das novidades do mercado que incentivam o uso intensivo de recursos tecnológicos e inovadores. Essa área, que existe há décadas, também acompanha a transformação digital e promove ainda mais oportunidades para o avanço da tecnologia.

Com um maior acesso e uso da internet, tal como a criação de novas tecnologias, a necessidade de lidar com uma quantidade crescente de dados só tende a aumentar. Por conta disso, as áreas que cuidam desse tipo de material precisam se renovar e acompanhar esse crescimento.

Consequentemente, o surgimento de novas tendências e desafios nesse campo faz parte dessa realidade. Neste artigo, saiba mais sobre a ciência de dados e como a área está se desenvolvendo. Acompanhe!

Quais fatores influenciam o crescimento da ciência de dados?

Segundo o relatório da Acumen & Research Company, as expectativas são de que o mercado de data analytics chegue a US$ 329,8 bilhões até o ano de 2030.

Esse é apenas um exemplo de como o campo da ciência de dados faz parte da realidade dos mais variados setores com perspectivas positivas de crescimento.

Isso acontece, principalmente, por fatores que influenciam o crescimento do setor. Tecnologias em alta precisam de conhecimentos e técnicas avançadas em ciência de dados para garantir o uso otimizado dos sistemas e das soluções desenvolvidas. É o caso de:

  • Inteligência Artificial;
  • Big Data;
  • Machine Learning, mais conhecido como Aprendizado de Máquina.

Outro estudo realizado pela The Business Reserach Company aponta as expectativas de que o mercado de Inteligência Artificial atinja os US$ 73,38 bilhões já no ano de 2023. Isso equivale a um crescimento de mais de 29% dessa área apenas em 2022.

Em outras palavras, a transformação digital é o principal fator que movimenta o ramo da ciência dos dados. Uma vez que esse campo se desenvolve, a necessidade de coletar, tratar e analisar informações de forma otimizada e estratégica aumenta.

Quais as principais soluções que aplicam a ciência de dados?

A seguir, confira algumas das soluções tecnológicas mais inovadoras implementadas no mercado que dependem da ciência de dados:

Reconhecimento de padrões

O reconhecimento automático de padrões, presente em diversas máquinas e sistemas, é um recurso que utiliza o Aprendizado de Máquina.

Para isso, é necessário contar com um banco de dados, pronto ou criado a partir da maneira que o programa é alimentado, para comparar informações e identificar semelhanças entre os elementos.

Previsão de tendências

Para fazer projeções, contar com um banco de dados robusto e atualizado é um dos primeiros cuidados. Afinal, é por meio dessa ciência que é possível coletar informações úteis para análises estatísticas e probabilísticas, visando prever tendências adequadas para atingir o objetivo de um negócio ou investimento.

Tomada de decisões automatizada

Permitir que as máquinas trabalhem de forma automatizada é a proposta da Inteligência Artificial e do Aprendizado de Máquina.

No entanto, para isso, é necessário contar com algoritmos que se baseiam em dados aprendidos ou previamente inseridos para calcular as probabilidades e fazer as escolhas adequadas.

Um sistema de tomada de decisões automatizado permite gerar ações rápidas, principalmente em áreas que lidam com a gestão de alto risco. Dessa maneira, é possível:

  • prevenir danos;
  • implementar soluções ágeis;
  • manter a atualização em tempo real.

Automação de processos

Assim como a tomada de decisão pode se tornar automatizada, diversos outros processos em uma empresa podem ser otimizados por meio de respostas automáticas.

A ciência de dados é uma das principais responsáveis pela aplicação dessa tecnologia e permite estruturar um algoritmo mais preciso e eficiente.

Ética e privacidade de dados

Até mesmo na segurança da informação é possível ver a aplicação da ciência de dados. Cuidar da privacidade e do manejo ético das informações dos usuários é mais que uma necessidade, mas uma obrigação das empresas.

Esse dever vem dos procedimentos regulamentados pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O uso de banco de dados estáveis, com criptografia avançada para garantir a confidencialidade e o acesso devido a essas informações, só pode ser realizado com um vasto conhecimento na área.

Como visto, as tendências tecnológicas fazem parte da realidade e do futuro do mercado. Dessa forma, preparar as equipes e os profissionais para lidar com essas novidades faz toda a diferença.

Portanto, investir em conhecimentos, dos mais básicos aos avançados, em ciência de dados é uma estratégia para transformar a atuação de uma empresa e aprimorar os processos internos.

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe nossas redes sociais para saber como investir em treinamentos e aprendizado intensivo no seu negócio. Estamos no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn!

Leia também

Assine nossa newsletter e receba as novidades de nossos conteúdos.