A cada dia, cresce a demanda no meio corporativo por profissionais com habilidades digitais. Afinal, trabalhar sempre conectado requer não só afinidade tecnológica, mas também uma capacidade crescente de ordenação e planejamento. Isso inclui um maior potencial produtivo para atender às expectativas da companhia e se destacar como um colaborador ativo e fundamental dentro do setor. Por isso, a adoção de apps de organização tem ganhado força no meio.
Isso porque eles contribuem para melhorar o rendimento nas tarefas, a gestão de tempo, a capacidade de lidar simultaneamente com diferentes afazeres, o comprometimento com prazos e a estruturação de projetos compartilhados — fatores que podem influenciar positivamente a qualidade do serviço prestado aos clientes.
Por esse motivo, listamos seis aplicativos que vão ajudá-lo a ter uma rotina otimizada. Confira a seguir nossa seleção de apps de organização!
1. Google Keep
O Google Keep é uma ferramenta intuitiva e tem um propósito bem básico e efetivo: salvar e concentrar em um só lugar as ideias e notas que você tem durante processos criativos individuais e reuniões estratégicas com colegas.
Dessa forma, quando for preciso, você pode acessá-las pelo computador, tablet ou celular. Também é possível compartilhar essas informações instantaneamente com a equipe e aplicá-las a projetos inovadores que requerem soluções alternativas de design thinking, inbound marketing e gestão e uso de redes sociais para alcançar e reter o consumidor.
Disponível não só para PC, mas também para iOS e Android.
2. Freedom
Mais uma opção dentre os apps de organização é o Freedom. Ele funciona como um maximizador da produtividade para quem se distrai facilmente e tem dificuldade com o tempo destinado à navegação na internet, especialmente ao fazer home office. Isso porque você pode listar sites, blogs, plataformas, jogos e outros apps que considera distrações compulsórias, e bloqueá-los enquanto a ferramenta estiver ativa.
Dessa maneira, você tem como focar no desenvolvimento do seu trabalho e aumentar os resultados da empresa, garantindo que ela se destaque no mercado e entre no grupo das organizações unicórnio. Um ponto interessante desse recurso é a possibilidade de ele ser programado previamente caso a atividade em andamento leve mais dias para ser concluída ou seja feita em aparelhos com mais distrações.
Disponível não só para PC, mas também para iOS.
3. Planejador de tempo
O Planejador de tempo é um aplicativo de gestão de tempo — algo fundamental para quem tem um dia atarefado, é responsável por várias atividades e ainda está à frente de muitas reuniões administrativas ou relacionadas ao empreendedorismo na era digital.
Basicamente, ele permite a estruturação de sua agenda, listando seus compromissos e estabelecendo um registro — ideal e real — de duração para cada um deles. A partir disso, você terá como exercer um maior controle sobre sua jornada de trabalho, assegurando que nenhum afazer seja preterido por outro ou estendido além do necessário.
Também é possível fazer um apanhado das tarefas que demandaram mais tempo ao longo da semana. Com isso, fica fácil identificar quais funções do seu cargo respondem por elas e como geri-las de maneira mais produtiva no futuro.
Disponível apenas para sistema Android.
4. Todoist
Se o aplicativo anterior facilita e otimiza o uso do tempo disponível, o Todoist tem o objetivo de organizar e planejar o seu dia nos mínimos detalhes. Você pode inserir suas tarefas pendentes no sistema e utilizar tags para determinar os níveis de prioridade e complexidade que cada uma tem e, assim, realizá-las nessa sequência.
Com os lembretes automáticos, por outro lado, é possível configurar avisos que indicam quando o tempo de produção é estourado e quando os prazos de entrega estão próximos. Já para quem atua com a elaboração e gestão de projetos, tem como inserir metas de avanço e desenvolvimento, além de chats de conversação para a equipe. Assim, é possível delegar afazeres, mensurar indicadores de performance, monitorar orçamentos e muito mais.
Disponível não só para PC, mas também para iOS e Android.
5. Ticktick
A quinta indicação da nossa lista de apps de organização é o TickTick, que funciona como uma plataforma de monitoramento e realização de tarefas. Nela, você pode criar seleções de atividades recorrentes na semana, fazer edições simultâneas em arquivos diferentes e compor um banco para brainstorming interativo com outros usuários. Uma facilidade é gerar a produção de atas e pautas apenas por comando de voz.
Outro diferencial do TickTick é o fato de ele fornecer estatísticas inteligentes que apontam quais são os seus dias mais produtivos, a evolução da quantidade de trabalho semanal, o número de horas extras realizadas e a sua média de rendimento mensal e anual.
Disponível não só para PC, mas também para iOS e Android.
6. Trello
A última sugestão desta seleção é o Trello. Ele permite a montagem de checklists de afazeres e fluxos de trabalho personalizados com atividades em andamento, pré-produção, refação e avaliação pelo cliente ou departamento responsável pela entrega do serviço. Para completar, um dos grandes diferenciais dele é a sincronização da equipe que trabalha junto na plataforma, mesmo que de forma remota.
Isso permite que cada membro realize uma etapa de um mesmo projeto, o resultado seja compartilhado automaticamente com os demais e as sugestões de automação, correção e personalização ocorram em tempo real — agilizando a produção e o cumprimento de prazos. O Trello ainda oferece conectividade automática com servidores de armazenamento, como o Dropbox, o Drive e o OneDrive.
Disponível não só para PC, mas também para iOS e Android.
Como acertar na escolha dos apps de organização?
Há muitos apps de organização que podem ser adicionados a sua rotina de trabalho — alinhados com o Scrum, o Pomodoro, o Kanban, entre outros — e contribuir efetivamente para você melhorar e aperfeiçoar o planejamento de suas atividades. Além disso, a produção de demandas, o cumprimento de prazos e o seu rendimento saem ganhando.
O importante é que os apps de organização selecionados facilitem o dia a dia do seu trabalho e da sua equipe, trazendo mais autonomia e produtividade a todos. Por isso, faça um teste com eles e veja, na prática, os resultados sendo alcançados.
Aproveitando o assunto, veja como a metodologia ágil pode ajudá-lo a inovar no trabalho e a se destacar no mercado!