info Declaração sobre o COVID-19

Apesar de o vírus estar afetando a todos de formas diferentes, os nossos cursos online continuam, como planejado.
Considere a oportunidade de se juntar à nossa sala de aula global e online, tendo, dessa forma, uma experiência enriquecedora e interativa que vai estimular a sua carreira.

XaaS: conheça a era onde tudo é serviço

Emeritus |21 abril, 2020 | 6 - minutos para ler

A computação em nuvem já é uma realidade no mundo todo em empresas de diversos segmentos e tamanhos. Essa tecnologia permite uma significativa redução de custos, assim como segurança dos dados e agilidade nos diversos processos da organização.

Como consequência, há a evolução e popularização dos serviços em nuvem. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), esse segmento deve crescer 35,5% por ano até 2022. Isso significa que o mercado de nuvem no Brasil chegará em US$2,3 bilhões.

Esse movimento da transformação digital pode ser percebido pelo aumento do número de empresas que utilizam o cloud computing como uma maneira de prestar serviços que, até então, eram possíveis somente de forma presencial. Isso é chamado de XaaS (Everything as a Service).

Há empresas que já nasceram como "as a service". No entanto, as mais antigas estão investindo na sua transformação digital e reinventando seus modelos de negócio, para agregar mais valor aos seus consumidores e manter sua vantagem competitiva no mercado atual. Se esse é o caso da sua empresa, continue a leitura para entender, de modo detalhado, o que significa XaaS, os seus diferentes tipos e os benefícios que esse modelo pode trazer.

O significado de XaaS

Não há um registro oficial de quando o termo XaaS começou a ser utilizado. Entretanto, ele está diretamente relacionado ao desenvolvimento de novas tecnologias e à transformação digital. Com a evolução tecnológica e desse segmento de mercado, as organizações passaram a comprar e vender softwares como prestação de serviço, com o conhecido modelo SaaS (Software as a Service).

Com o passar do tempo, diversos produtos e serviços foram adotando esse mesmo modelo, indo além de softwares. Assim, todo negócio que é oferecido como serviço (as a service) na nuvem faz parte da modalidade XaaS — que, como falamos, significa "everything as a service". A letra X foi escolhida por ser muito utilizada por algo que pode ser representado por mais de uma opção.

Tipos de XaaS

XaaS

Para exemplificar o conceito de XaaS na prática, reunimos os principais modelos de negócios em nuvem. Algo importante de ressaltar sobre esses serviços em nuvem é que eles são cobrados de acordo com a sua utilização.

Além disso, as organizações que adotam esse modelo de negócio têm receita recorrente. Isso significa que os clientes pagam uma mensalidade para acessá-lo. Caso não deseje mais usá-lo ou se sinta insatisfeito, pode fazer o cancelamento a qualquer momento.

SaaS

A tradução de tal sigla significa software como serviço. De modo mais detalhado, o SaaS é uma forma de distribuir e comercializar software, com o objetivo de solucionar uma dor específica de um grupo de pessoas.

Para o usuário acessar o software, é preciso estar conectado à internet. De maneira geral, os sistemas apresentam uma interface amigável e intuitiva. O criador e fornecedor do software se responsabiliza por estrutura, servidores, conectividade e segurança das informações que são utilizadas ali.

IaaS

IaaS quer dizer Infrastructure as a Service. Em termos práticos, é quando a infraestrutura de servidores pode ser acessada pela internet, podendo ser consumida como serviço. O IaaS é responsável por prover a infraestrutura para o funcionamento do SaaS e PaaS — que falaremos a seguir. AWS, Microsoft Windows Azure, Google Cloud e IBM Cloud são exemplos de serviços de infraestrutura na nuvem.

PaaS

Platform as a Service é o serviço de hospedagem de software e hardware para aplicações pela conexão de internet. Ou seja, com o PaaS, as instalações necessárias para o funcionamento do sistema operacional são feitas na nuvem. É interessante colocar também que essa é uma das principais maneiras de contratação de cloud computing pelas empresas.

DaaS

O Desktop as a Service (DaaS) nada mais é do que um desktop virtual em nuvem, que pode ser acessado em qualquer dispositivo, sendo necessário apenas estar conectado à internet. Ele também é conhecido como Device as a Service ou PC as a Service.

CaaS

Softwares de comunicação, quando usados para prestação de serviços, são conhecidos como CaaS (Communication as a Service). Em sua maioria, são softwares na nuvem que fornecem serviços de telefone, como a distribuição automática de chamadas.

TaaS

TaaS significa Testing as a Service, mas também é conhecido como test on-demand, ou seja, quando uma organização terceiriza o teste de outros sistemas. Assim, uma outra empresa fica como responsável por simular ambientes-testes de acordo com as necessidades e especificidades da contratante. Em geral, os testes realizados por TaaS são aqueles que não exigem muito conhecimento em design ou do próprio sistema.

Benefícios do XaaS

O XaaS tem sido adotado por diversas empresas, assim como vem sendo o grande foco de investimento de executivos de TI, por diversos motivos. Além de ser uma forma de modernizar essa área da empresa, o negócio como um todo tende a ganhar com os diversos benefícios que o XaaS pode gerar.

Agilidade e eficiência

O fato de centralizar tudo em um único servidor permite que os colaboradores sejam mais eficazes e produtivos, mesmo que estejam trabalhando remotamente. Além disso, a gestão das diferentes operações também se torna mais eficiente, pois é possível fazer a análise de tudo o que acontece em tempo real, com dados bastante confiáveis.

Visto que há a possibilidade do time acessar o sistema sem estar presente no escritório, o XaaS traz mais agilidade principalmente na resolução de situações urgentes.

Redução de custos

Criar a sua própria infraestrutura é um alto investimento financeiro, de esforço e de tempo. Mesmo que a organização tenha condições de realizá-lo, não há motivos para isso, visto que o modelo XaaS sai mais em conta para a sua adoção. Os custos também são reduzidos para a manutenção e o espaço de armazenamento.

Escalabilidade e flexibilidade

O XaaS é implementado na empresa de acordo com as suas necessidades específicas pelo fornecedor. Por esse motivo, as empresas utilizam todos os recursos disponibilizados pelo software, o que consequentemente oportuniza o crescimento exponencial daquele negócio.

Em resumo, o XaaS é um modelo de serviço em cloud computing que ganha cada vez mais espaço no mercado. O seu crescimento exponencial pode ser explicado pela forma como consegue auxiliar diversos tipos de negócio, independentemente do seu segmento e tamanho — sem contar os seus benefícios.

Assim como toda a tecnologia, o XaaS está em constante evolução, com novas ferramentas e soluções. Saiba todas essas novidades primeiro e se destaque perante a concorrência, assinando a nossa newsletter.

Saiba qual curso do Emeritus tem tudo a ver com você!Powered by Rock Convert

Comente

Receba Conteúdos exclusivos
sobre Business Management!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.