info Declaração sobre o COVID-19

Apesar de o vírus estar afetando a todos de formas diferentes, os nossos cursos online continuam, como planejado.
Considere a oportunidade de se juntar à nossa sala de aula global e online, tendo, dessa forma, uma experiência enriquecedora e interativa que vai estimular a sua carreira.

Silicon Valley: as maiores estratégias das empresas do Vale do Silício

Emeritus |20 dezembro, 2019 | 6 - minutos para ler

Não é à toa que o Vale do Silício (Silicon Valley) é o principal polo de tecnologia e empreendedorismo do mundo. O comportamento ousado e as ideias inovadoras, características culturais desse local, começaram a se destacar em 1840, na época da Corrida do Ouro nos Estados Unidos.

Esse evento atraiu milhares de pessoas para a costa oeste do país — onde está localizado o Vale do Silício — e fez com que muitas pessoas enriquecessem. Porém, muitas delas não tiveram tanta sorte e sucesso. Por isso, elas precisavam inovar, empreender e arriscar, uma vez que ir até a costa oeste custava caro, e voltar não era uma opção.

De lá até os dias de hoje, essa cultura foi amadurecendo, e o local se tornou o berço de empresas conhecidas e reconhecidas no mundo todo por suas estratégias e seus produtos tecnológicos. Siga a leitura para conhecer os três elementos que fazem o sucesso do Silicon Valley e aprenda com a estratégia de algumas das maiores empresas desse lugar!

O que é e onde fica o Vale do Silício

O Vale do Silício é uma região composta por diversas cidades do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Entre elas estão São Francisco, Mountain View, Palo Alto e Los Gatos. No entanto, esse conjunto de municípios só ficou conhecido como Vale do Silício em 1971.

O termo foi usado pela primeira vez pelo investidor Ralph Vaerst, fazendo referência ao elemento da tabela periódica. O Silício é um dos principais componentes dos processadores usados pelas empresas dali na fabricação de produtos tecnológicos como smartphones e computadores.

Apesar de o empreendedorismo fazer parte da cultura do Silicon Valley, como citamos, o desenvolvimento de grandes empresas também foi facilitado pelos benefícios fiscais da região. Além disso, conforme os negócios iam se instalando e crescendo ali, universidades também se mudaram para as cidades do Vale do Silício. O resultado foi a criação de um ecossistema de educação, tecnologia, inovação, conhecimento e novas pesquisas.

Os elementos de sucesso do Vale do Silício

Após a união de todos esses fatores, as empresas do Silicon Valley continuaram em crescimento e se tornaram referência para milhares de empreendedores no mundo todo. As atitudes, estratégias e práticas dessas organizações também são responsáveis pelo sucesso dos negócios.

Se analisarmos e buscarmos pontos em comum nessas empresas, perceberemos que a maioria delas tem três elementos que são fundamentais para tal êxito. Há quem diga que esses pilares são os grandes responsáveis pela criação de um ambiente fértil, como o do Vale do Silício. Continue lendo e descubra quais são eles!

Pessoas

O capital humano é talvez o bem mais valioso de uma organização. Entretanto, também é um grande desafio de diferentes empresas atrair e reter talentos que deem origem a soluções inovadoras. Por esse motivo, as pessoas que trabalham na sua empresa merecem atenção especial.

No caso do Vale do Silício, a proximidade com universidades auxilia muito no processo de atração de talentos, assim como na criação de programas em conjunto com o objetivo de fomentar a inovação, como empresas juniores e incubadoras.

Cultura forte

Lembra que, no início do texto, colocamos a importância da cultura na origem do Vale do Silício? Esse fator também é essencial para o sucesso de uma empresa. Uma cultura forte significa ter comportamentos e propósitos claros e compartilhados, que sempre guiarão todos nas suas escolhas.

Em relação a esse último, é interessante colocar que grande parte dos empreendedores da região tem como objetivo mudar o mundo com a descoberta e o desenvolvimento de soluções tecnológicas. Isso significa que suas paixões, crenças e curiosidades são muito mais relevantes nas suas tomadas de decisão do que a necessidade de gerar receita.

Seu propósito, suas crenças e seus comportamentos devem ser o guia no processo de contratação da equipe que trabalhará na sua empresa. Os profissionais devem compartilhar e acreditar nesse propósito. Assim, eles se dedicarão ao máximo nas suas atividades diárias e serão capazes inclusive de ir além.

Colaboratividade

O Vale do Silício é conhecido por ser um lugar com bastante espírito colaborativo. O modelo de competição interna e externa ficou para trás e deu lugar a um ambiente em que ideias e soluções são compartilhadas a todo o momento.

O resultado disso é um ambiente com muitas trocas e colaboração. Além disso, as informações fluem muito mais facilmente entre os profissionais. Externamente, a colaboratividade resulta em um ecossistema de trabalho coletivo e que trabalha junto por um mundo melhor.

As estratégias das empresas do Vale do Silício

vale do silício: executivo em escritório luxuoso trabalhando em tablet

Agora que conhecemos um pouco sobre o funcionamento do Vale do Silício, analisaremos as estratégias de algumas das maiores empresas da região. Dessa maneira, você entenderá, de modo prático, o que elas fizeram para se tornarem referência no mundo todo.

Google

O maior e mais famoso site de buscas é uma empresa referência quando o assunto é desbravar e criar aquilo que ainda não existe, sem enfrentar concorrência. Originariamente uma empresa de publicidade online, hoje a Google oferece uma série de produtos e serviços que não necessariamente conversam diretamente com o seu business inicial.

A empresa está sempre em busca de inovações e novos oceanos azuis para desbravar. Por isso, a Google está constantemente criando novas soluções que fazem com que eles cheguem mais perto de sua missão: organizar as informações e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.

Apple

A Apple é um grande destaque do Vale do Silício por diversos motivos. Sua cultura é tão forte que acabou por se tornar o posicionamento da marca. O slogan "Think Different", da época em que Steve Jobs estava à frente da Apple, demonstra o que o seu líder esperava dos seus funcionários e como são os produtos criados.

Dessa forma, qualquer pessoa que quisesse comprar um produto da Apple saberia que deveria estar aberto a algo totalmente inovador. Com esse posicionamento aberto, também fica muito mais fácil atrair pessoas que tenham essa vontade e estilo em seus comportamentos para se tornarem promotores da marca.

Airbnb

O Airbnb é um excelente exemplo de negócio colaborativo. Apesar de ser a maior empresa de hospedagem do mundo, não possui um quarto sequer como sua propriedade. A colaboração e o compartilhamento são a base do negócio.

Outro fator crucial é a importância que o Airbnb dá para as pessoas. Seu sucesso pode ser explicado pelo foco da empresa de garantir excelentes experiências para o seu consumidor, gerando valor a eles.

Netflix

Quando se fala em cultura organizacional forte e Vale do Silício, o pensamento é unânime: Netflix. A empresa pioneira no serviço de streaming, que reinventou a forma como consumimos séries e filmes, é referência para milhares de empresas do mundo todo.

A sua cultura é voltada para desempenho e criatividade, tudo isso com base em muita responsabilidade e liberdade para seus funcionários. Para que não haja dúvidas do que a empresa espera dos seus colaboradores, a Netflix criou o seu código de cultura, que traz de maneira detalhada os seus valores, a maneira de agir em determinadas situações, bem como visão e missão da organização.

Além de estratégias de sucesso, essas empresas do Vale do Silício (Silicon Valley) têm mais uma característica em comum: todos são empreendimentos digitais. Esse universo tem diversos desafios quando falamos no desenvolvimento de negócios. Por isso, inscreva-se no curso online de Estratégias Digitais para Negócios e saiba como liderar as empresas da próxima geração!

Saiba qual curso do Emeritus tem tudo a ver com você!Powered by Rock Convert

Comente

Receba Conteúdos exclusivos
sobre Business Management!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.