info Declaração sobre o COVID-19

Apesar de o vírus estar afetando a todos de formas diferentes, os nossos cursos online continuam, como planejado.
Considere a oportunidade de se juntar à nossa sala de aula global e online, tendo, dessa forma, uma experiência enriquecedora e interativa que vai estimular a sua carreira.

Treinamento e desenvolvimento: capital humano como vantagem competitiva para empresas inovadoras

Emeritus |11 dezembro, 2019 | 6 - minutos para ler

O capital humano de uma empresa é algo extremamente valioso e, por isso, merece atenção especial. A atração e retenção de talentos é uma das métricas mais cruciais das empresas, principalmente da área de recursos humanos. De acordo com as lições que aprendemos com as principais companhias do Vale do Silício, é graças às pessoas e aos seus comportamentos que se conquista o sucesso.

Para isso, é muito importante realizar o treinamento e desenvolvimento de toda a equipe — desde os estagiários até os líderes. Se você está buscando uma forma de fazer com que o seu capital humano se torne uma vantagem competitiva, é preciso investir nele. Continue lendo que daremos o caminho e mostraremos o retorno dessa iniciativa para o seu negócio.

O que significa treinamento e desenvolvimento?

Engana-se quem pensa que treinamento e desenvolvimento são sinônimos. O treinamento trata, em sua maioria, de capacitações de habilidades técnicas. O objetivo é focar nas competências necessárias para a execução de atividades naquele momento. Já o desenvolvimento refere-se à preparação da equipe para assumir responsabilidades no futuro.

Apesar dessas diferenças, elas andam em conjunto. Os treinamentos permitem que as pessoas estejam preparadas para oportunidades que são criadas pela empresa. Porém, é importante entender que o profissional necessita desenvolver uma série de habilidades interpessoais — as conhecidas soft skills — para que ele esteja preparado para assumir tais oportunidades quando elas surgirem.

Programa de treinamento

Uma pesquisa da McKinsey, publicada na Harvard Business Review, revelou que apenas 25% dos funcionários entrevistados acreditam que os treinamentos realizados melhoram o seu desempenho. O artigo da revista ainda coloca que a maioria não consegue enxergar o valor dos treinamentos, pois as organizações treinam os seus funcionários na hora e pelos motivos errados. Atualmente, grande parte dos treinamentos é usada como forma de exibição de títulos, reconhecendo aqueles que fazem mais treinamentos.

Além disso, é comprovado que as pessoas aprendem quando precisam. Por esse motivo, a equipe de recursos humanos precisa estar sempre em contato com os supervisores e gerentes para entenderem as novidades nos processos e nas ferramentas utilizadas no dia a dia para acertar o momento de realizar treinamentos.

Sobre esse último ponto, é interessante ressaltar também que esse contato entre RH e gestores faz com que os treinamentos sejam sobre tópicos realmente necessários, que ajudarão no dia a dia da equipe, pois o aprendizado que não é usado acaba sendo esquecido. Ou seja, o segredo é falar sobre o assunto certo no momento correto.

Em relação ao desenvolvimento, ele deve fazer parte da cultura do negócio. Uma excelente maneira de atrair e reter talentos é mostrar aos funcionários que a empresa tem um plano de carreira claro e que eles terão oportunidades de crescimento ali dentro.

Desenvolvimento no cenário atual

No mundo empresarial, os gerentes não podem ser apenas chefes que simplesmente repassam o seu conhecimento técnico da operação em que trabalham. É fundamental ser um gestor de pessoas, também conhecido como coach.

A atuação deve ser como a de um líder, auxiliando os membros da equipe a desenvolverem habilidades de liderança para crescerem profissional e pessoalmente. Esse trabalho não é algo pontual, e sim algo que deve acontecer de forma contínua e em longo prazo.

O acompanhamento deve ir além das tarefas do dia a dia, compreendendo também os desejos para a carreira daquele talento. É preciso entender como ajudá-lo a se desenvolver e alcançar os seus objetivos. Mostre para ele o caminho e as oportunidades que ele pode aproveitar a fim de chegar aonde quer.

Por que investir em treinamento e desenvolvimento?

treinamento e desenvolvimento: equipe executiva em treinamento de equipe no escritório

Treinamento e desenvolvimento de talentos é algo que requer planejamento e investimento financeiro. No entanto, a cultura focada no crescimento e na carreira dos colaboradores é algo tão importante quanto o dinheiro, segundo artigo publicado na Forbes. A publicação mostra um dado da Glassdor que revela que 65% dos millennials consideram a cultura da empresa antes do salário no momento de escolher um emprego.

A seguir, mostraremos os principais benefícios de investir em treinamento e desenvolvimento na sua empresa. Confira!

Vantagem competitiva

Os talentos que você tem na empresa serão os principais responsáveis pelo sucesso do seu negócio, pois são eles quem criam e executam as inovações. Por esse motivo, é essencial que eles estejam o mais preparados possíveis para manter a sua organização à frente dos seus concorrentes.

Além disso, atualmente, as fronteiras do mercado de trabalho estão cada vez menores, o que permite que pessoas de diferentes países trabalhem de forma remota na sua empresa. Uma vez que a cultura e o cuidado no desenvolvimento profissional da equipe são levados em conta na hora de escolher o novo emprego, é muito importante investir no treinamento e desenvolvimento de todos como forma de atrair talentos.

Melhora na produtividade da equipe

Quando você treina e desenvolve a equipe da sua empresa, você dá a ela tudo aquilo que é necessário para que execute o seu trabalho da melhor forma possível. Ela terá mais conhecimento do que precisa ser feito e de como deve ser realizado, colocando esforços naquilo que trará resultados. Consequentemente, os colaboradores tornam-se mais produtivos.

Sob a perspectiva da motivação, isso acontece porque as pessoas conseguem visualizar as oportunidades de crescimento que são proporcionadas pela empresa. Esse fator faz com que a equipe se sinta motivada e engajada, sempre pensando além das suas funções básicas, com o objetivo de crescer junto à empresa.

Fortalecimento da cultura organizacional

Todo o trabalho feito com foco no treinamento e desenvolvimento das equipes é feito de acordo com a cultura e os valores da organização. Ou seja, quanto mais capacitado e com mais tempo de empresa, mais a cultura ficará evidente para o funcionário, assim como a missão e os objetivos do seu negócio. Consequentemente, cada colaborador compreenderá qual é a sua função e o seu papel para a conquista desses objetivos.

Ainda sobre a cultura organizacional, o processo de qualificação dos talentos é uma forma de deixar mais evidente que tipo de comportamento e quais são os resultados esperados dos talentos que ali trabalham. Isso auxilia no trabalho de toda a liderança e também no desenvolvimento do plano de carreira dos funcionários.

O investimento inicial em treinamento e desenvolvimento do capital humano da sua empresa pode ser alto. Contudo, quando bem planejada e executada, a iniciativa definitivamente trará retornos que não são só financeiros.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Ajude a desenvolver profissionais mais bem preparados para executarem as suas funções e se tornarem grandes líderes no futuro!

Saiba qual curso do Emeritus tem tudo a ver com você!Powered by Rock Convert

Comente

Receba Conteúdos exclusivos
sobre Business Management!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.