5 startups lideradas por mulheres e o que aprender com elas

A igualdade de gênero atinge principalmente o universo corporativo. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, apenas 15,7% dos negócios são startups lideradas por mulheres. O principal motivo da falta de representatividade feminina em liderança é o preconceito que relaciona esse público a diversos estereótipos, como o de dona de casa, que estão muito enraizados na nossa sociedade atual.

Apesar de todo o contexto patriarcal que sempre vivemos, existem 24 milhões de empreendedoras no país. Mesmo com um número extremamente desigual, há histórias de mulheres empreendedoras que lideram negócios com maestria, e isso proporciona muitos aprendizados para ambos os gêneros. Selecionamos 5 startups lideradas por mulheres para você se inspirar. Confira!

5 startups lideradas por mulheres

1. Nubank

O Nubank é a única startup no mundo avaliada em US$10 bi que tem uma mulher como fundadora. Hoje, Cristina Junqueira atua como vice-presidente do banco digital. Ela é uma verdadeira inspiração para todos os empreendedores, principalmente mulheres da área da tecnologia — um segmento extremamente masculino.

Além disso, a executiva foi a primeira mulher grávida a estampar a capa da revista Forbes no Brasil. A edição era uma comemoração ao dia internacional da mulher e tinha como tema as mulheres mais poderosas do Brasil.

2. Cheftime

Daniella Mello é o nome à frente da Cheftime, startup que entrega kits com alimentos para os amantes da gastronomia cozinharem em casa. Além de liderar um negócio de sucesso, Daniella é uma inspiração por conseguir gerenciar questões tão diferentes que envolvem a operação do Cheftime: estratégia, produto, crescimento da empresa, operação, logística e distribuição.

3. O Amor é Simples

 

Natália Pegoraro é um nome já bastante conhecido no universo empreendedor brasileiro e internacional. A relações-públicas de formação é a fundadora e CEO da startup O amor é Simples.

A ideia da organização é disponibilizar vestidos de noiva não convencionais, lindos e com preços justos. Há seis anos no mercado, a empresa já atendeu mais de 1300 noivas de todo o Brasil.

4. Gupy

A Gupy é considerada a principal empresa de software de recrutamento e seleção do Brasil. À frente da operação como CEO está Mariana Dias, que também é cofundadora da organização que atende gigantes do mercado brasileiro.

Além do software para recrutamento, a Gupy é a criadora do maior evento de inovação em RH da América Latina. Na edição de 2019, o HR4Results recebeu cerca de 5 mil participantes.

5. Agrosmart

As áreas de tecnologia e agronegócio podem ser dominadas pelos homens. Entretanto, é uma mulher quem está à frente de uma das principais startups que une esses dois segmentos. A Agrosmart foi fundada por Mariana Vasconcelos que, atualmente, é presidente da startup.

Apesar do preconceito masculino enfrentado por Mariana no início, hoje a Agrosmart é uma das principais empresas em monitoramento de cultivo de grãos no Brasil. A solução é responsável por ser parceira de grandes empresas que são referência em seus respectivos segmentos de atuação no país.

As histórias de sucesso de startups lideradas por mulheres precisam ser ainda mais reconhecidas do que aquelas de crescimento de empresas que têm um homem como líder. De acordo com um estudo feito pela Boston Consulting Group, as startups fundadas por mulheres recebem menos investimentos do que aquelas criadas por homens.

No futuro, tudo ainda pode mudar, principalmente se olharmos para a maioria feminina, que são estudantes de graduação, mestrado, doutorado e cursos de liderança. Para incentivar startups lideradas por mulheres, compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

Leia também

Como promover o engajamento de equipe na empresa? 7 dicas para colocar em prática
7 habilidades do futuro para desenvolvimento dos colaboradores
Pensando em mudar de carreira? Saiba se é a hora e por onde começar

Academies

Desenvolva habilidades necessárias para a transformação.

Forneça a colaboradores de todos os níveis habilidades para atender às necessidades do consumidor na era digital, aprimorar os esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) e muito mais.

Accelerate

O que oferecemos?

Contando com a Emeritus, você pode oferecer educação como benefício para desenvolver habilidades dos colaboradores e atender aos objetivos de negócios.

Play Video