info Declaração sobre o COVID-19

Apesar de o vírus estar afetando a todos de formas diferentes, os nossos cursos online continuam, como planejado.
Considere a oportunidade de se juntar à nossa sala de aula global e online, tendo, dessa forma, uma experiência enriquecedora e interativa que vai estimular a sua carreira.

Millennials no mercado de trabalho: como ter uma liderança assertiva?

Emeritus |19 junho, 2020 | 6 - minutos para ler

A chegada dos millennials no mercado de trabalho trouxe impactos significativos para a rotina empresarial. Com características diferentes das gerações anteriores, eles estão mudando a forma de se trabalhar e de se consumir.

Por isso, as empresas que querem se manter atrativas nos próximos anos precisarão entender quem são esses jovens profissionais e, mais do que isso, deverão criar estratégias e rotinas de trabalho para atraí-los.

Entenda a seguir quais são os impactos dos millennials no mercado de trabalho e saiba como liderar esses jovens para ter sucesso. Confira!

Entenda quem são os millennials

millennials no mercado de trabalho

Os millennials são os nascidos entre 1980 e 2000. Por terem um comportamento particular — são mais propensos a continuar na casa dos pais, mesmo tendo sua independência financeira, a adiarem o início da carreira e do casamento —, eles também são chamados de geração Peter Pan.

Já no mercado de trabalho, os millennials são considerados muito otimistas, esforçados, ambiciosos e com a capacidade de pensar “fora da caixa” para buscar novas ideias e oportunidades para sua vida profissional. Além disso, são mais engajados com causas sociais e ambientais e procuram empresas que compartilhem do mesmo pensamento.

A chegada dos millennials no mercado de trabalho gerou muitas mudanças no modo de trabalhar e também de consumir. Hoje, esses novos profissionais buscam mais equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Em muitos casos, até mesmo, abrem mão de um salário maior por uma oferta que lhes proporcione maior liberdade e flexibilidade.

Para essa geração, também não é importante construir uma longa carreira em uma única empresa. Eles estão sempre em busca de oportunidades melhores e de organizações que lhes tragam maiores benefícios além do salário. Por isso, muitas empresas estão tendo dificuldades para reter esses talentos.

Conheça a postura dos millennials no mercado de trabalho

Veja quais são as características dos millennials no mercado de trabalho!

Foco nos resultados

Para os millennials, o resultado é muito mais importante do que as horas trabalhadas. Além disso, o uso de metodologias ágeis e trabalho remoto nas empresas têm demonstrado que eles são muito mais produtivos, criativos e eficientes quando têm mais liberdade e flexibilidade na sua jornada.

Ambientes mais diversos

Empresas mais diversas — tanto em relação aos funcionários quanto ao estilo de roupa aceita — têm ganhado espaço. Isso porque, para os millennials, esses são fatores importantes na hora de escolher o seu local de trabalho.

Empreendedorismo

Uma das características mais fortes dos millennials é a sua capacidade de empreender. É importante salientar aqui que isso não significa que todos abrirão seu próprio negócio, mas sim que eles buscam empresas em que possam dar a sua opinião e participar mais ativamente de algumas decisões ou, até mesmo, tenham mais autonomia nas suas funções.

Saiba como liderar millennials

Como dissemos, a chegada dos millennials no mercado de trabalho trouxe impactos para as rotinas das empresas. Para liderar esses novos trabalhadores, será necessário adaptar alguns pontos da sua gestão, com o intuito de atrair e reter esses talentos.

Nesse momento de transição, é muito importante ter um cuidado e atenção especial para motivar os jovens profissionais e não se esquecer dos mais experientes. Uma solução, por exemplo, é criar estratégias híbridas com prazos e resultados que funcionem para todos os membros da sua equipe.

Mas o ponto principal para ter uma gestão eficiente é manter um canal aberto de diálogo com todo o seu time. Tenha em mente que os millennials, muitas vezes, não vão se contentar em apenas seguir ordens. Eles vão questionar e propor novas ideias. É importante ter um ambiente propício para esse debate. Isso será fundamental para fazer a transformação necessária para o crescimento do seu negócio.

A presença dos millennials no mercado de trabalho pode mudar toda a história de uma empresa, se eles forem absorvidos de forma correta e estratégica. Um bom líder deve estar preparado para gerenciar esses profissionais. Por isso, busque livros sobre liderança e desenvolva novas estratégias para atrair e reter esses talentos. Eles são o futuro da sua empresa.

Para acompanhar todas as novidades do nosso blog em primeira mão, assine a nossa newsletter e receba nossas publicações diretamente no seu e-mail.

Comente

Receba Conteúdos exclusivos
sobre Business Management!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.