info Declaração sobre o COVID-19

Apesar de o vírus estar afetando a todos de formas diferentes, os nossos cursos online continuam, como planejado.
Considere a oportunidade de se juntar à nossa sala de aula global e online, tendo, dessa forma, uma experiência enriquecedora e interativa que vai estimular a sua carreira.

O que é mentoria reversa e quais são os benefícios?

Emeritus |16 junho, 2020 | 6 - minutos para ler

Os jovens nascidos nos anos 2000 começaram a atuar no mercado de trabalho. Por esse motivo, o debate sobre como amenizar os conflitos de gerações tão diferentes está em alta. Engana-se quem acredita que apenas os novatos precisam aprender com os mais experientes.

Os millennials podem ensinar muitas coisas para antigos funcionários, gerentes, diretores e C levels. Foi nesse cenário que surgiu a mentoria reversa: uma metodologia de ensinamento e aprendizado de mão dupla.

Caso deseje saber mais sobre mentoria reversa, seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa, continue a leitura. Neste artigo, daremos todas as dicas para que você integre as gerações de colaboradores e ainda tenha excelentes resultados.

O conceito e a origem da mentoria reversa

O primeiro registro que se tem da aplicação de mentoria reversa é no ano de 1999, quando Jack Welch, então CEO da General Eletric, solicitou a um grupo de funcionários seniores que se juntassem com um par, que deveria ser alguém júnior.

Naquela época, acontecia a popularização e o início do rápido desenvolvimento tecnológico e da transformação digital. O objetivo de Welch era que os jovens ensinassem aos mais velhos como usar melhor as ferramentas tecnológicas disponíveis naquele momento.

Contudo, o tempo foi passando, e a mentoria reversa foi se popularizando e expandindo o compartilhamento de conhecimento entre gerações. Hoje, esse tipo de programa vai muito além do ensinamento e aprendizado sobre como usar as diversas tecnologias.

Os jovens têm opiniões e visões muito diferentes das gerações passadas em sua maioria. Logo, a mentoria reversa auxilia também na resolução de alguns problemas de cultura organizacional, gera o aumento da diversidade e impacta inclusive a maneira como os executivos pensam e aplicam sua liderança e suas estratégias no dia a dia.

Por último, mas não menos importante, a visão da nova geração pode ajudar as organizações a conquistarem objetivos estratégicos.

Mentoria reversa como estratégia

Estudiosos de liderança, como Jason Wingard, acreditam na importância de iniciativas que tenham o capital humano como centro das ações. A mentoria reversa é um excelente exemplo desse tipo de estratégia.

Apesar de o foco ser o desenvolvimento e aprendizado dos mais experientes com os mais novos, os jovens também aprendem muito ao serem mentores. O convívio e a troca periódica com gerentes e executivos faz com que os millenials desenvolvam habilidades de comunicação e liderança, por exemplo, além de compreenderem melhor como funciona a visão estratégica de uma empresa.

Benefícios da mentoria reversa para a empresa

mentoria reversa

Com a explicação do conceito de mentoria reversa, ficou claro que esse tipo de programa gera benefícios para ambas as partes — o mentor e o mentorado. Entretanto, não são apenas os participantes diretos que podem obter resultados positivos.

Não é à toa que instituições como Coca-Cola, Microsoft e IBM desenvolvem tal metodologia. A mentoria reversa tem uma série de benefícios para as organizações que a desenvolvem. Confira algumas delas a seguir.

Cultura organizacional

A tecnologia influencia diretamente a cultura e a estratégia de um negócio. Se olharmos para o marketing, por exemplo, os grandes investimentos em muitas empresas deixaram de ser em anúncios em jornais e revistas para serem aplicados em marketing digital. Ações com influenciadores digitais, campanhas de Google e Social Ads, entre outros.

Estratégias, organograma, a forma como é feita a comunicação na empresa e como os valores da organização são vividos são essenciais para a construção de uma cultura forte e consistente. A troca entre gerações pode trazer grandes ensinamentos sobre onde estão as principais falhas de posicionamento, tanto para o público interno quanto externo.

Um jovem que participa do programa de mentoria reversa pode mostrar a importância e a possibilidade de mudanças estratégicas na empresa. Além disso, a estrutura organizacional é um fator que faz com que a nova geração se sinta atraída ou não a trabalhar em uma empresa.

Retenção de talentos

A atração e a retenção de talentos são a pauta de muitas discussões entre executivos no contexto empresarial. Muitos desses colaboradores são parte da nova geração. Logo, nada melhor do que o contato direto com eles. Ao ouvi-los, é possível entender sua visão e suas ideias sobre o que poderia ser feito para que o interesse em trabalhar naquela empresa seja maior.

Algo que caracteriza fortemente a nova geração é o seu desejo por falar, ser ouvido e também receber feedbacks para que possa evoluir como pessoa e profissional. Com a mentoria reversa, um canal direto de comunicação é aberto com os principais tomadores de decisão da empresa.

Dessa forma, melhorias na comunicação interna, transparência, programas de diversidade e mais coerência na vivência dos valores da empresa são benefícios adquiridos com a mentoria reversa. Como consequência, temos uma maior retenção desses jovens na organização.

Compartilhamento de habilidades

Um dos benefícios mais óbvios, por assim dizer, é o compartilhamento de habilidades entre os participantes do programa. É possível criar uma mentoria reversa com foco em um aprendizado em específico, como tecnologia, uso de redes sociais ou compartilhamento de conhecimento sobre causas como a LGBT.

O jovem mentor também aprende muito, pois está próximo de grandes líderes, logo tenderá a desenvolver importantes habilidades de liderança durante o programa. Outra vantagem percebida é a melhora na gestão do seu tempo, visto que, muito provavelmente, a mentoria reversa será feita além das suas atividades diárias.

Tanto mentor quanto mentorado podem fazer descobertas e ter insights sobre fatos e situações que até então desconheciam. Uma forma de perceber isso é a melhoria na autoconfiança das duas partes envolvidas e a facilidade de ser empático com outros pontos de vista.

Fatores para realizar um programa de sucesso

Para que esses e outros benefícios sejam percebidos na organização, é fundamental que a mentoria reversa seja um programa estruturado. No momento de sua criação e execução, alguns fatores devem ser levados em consideração e precisam ser olhados com atenção para garantir o sucesso.

Objetivo

Assim como qualquer ação e estratégia da empresa, a mentoria reversa precisa ter um objetivo claro. Pode ser uma mudança na cultura, o aumento da diversidade, a melhoria na comunicação etc. O importante é saber aonde se deseja chegar e como isso será mensurado ao final.

Supervisão

Ter uma equipe ou um profissional como responsável pela execução do programa é fundamental para o seu sucesso. Assim, os participantes saberão a quem recorrer em caso de dúvidas. Também é por meio de supervisão que o comprometimento do mentor e do mentorado com o programa é garantido.

Escolha dos pares

É essencial que os pares tenham sintonia, a fim de que as reuniões entre eles fluam. Líderes de uma mesma linha não devem ser pares de colaboradores da sua equipe, com o intuito de evitar possíveis conflitos. Para garantir uma boa escolha, compreenda o perfil de cada um dos participantes, a sua trajetória e os objetivos de carreira dos mentores.

Em resumo, a mentoria reversa é um programa que pode auxiliar os líderes da empresa a conhecerem e visualizarem melhor os problemas, assim como resolvê-los de modo mais eficiente. Além disso, há redução nos conflitos entre gerações e aumento de millenials que desejam crescer junto à organização.

Gostou deste artigo? Continue a navegar pelo nosso blog e confira o artigo "Como o pipeline de liderança pode ser útil aos líderes das estratégias digitais?"

Saiba qual curso do Emeritus tem tudo a ver com você!Powered by Rock Convert

Comente

Receba Conteúdos exclusivos
sobre Business Management!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.