Marketing de rede: conheça todos os benefícios

Desde 2014, o Brasil enfrenta uma crise político-econômica que tem como uma de suas principais consequências o alto índice de desemprego da população. O ano de 2020, por exemplo, começou com mais de 11 milhões pessoas desempregadas. A falta de empregos, assim como a crise, explica o crescimento de empresas de marketing de rede.

Também conhecido como marketing multinível, o segmento tem se destacado por movimentar mais de US$11,8 milhões por ano na economia brasileira. Esse número, publicado em um estudo realizado pelo Grupo Folha, coloca o Brasil em sexto lugar no ranking de países com maior atuação de empresas de marketing de rede no mundo, que tem Estados Unidos e China como líderes da lista.

Apesar da alta expressividade na economia brasileira, o mercado de marketing de rede ainda é desconhecido para muitas pessoas. É preciso olhar com atenção para esse modelo de negócio, que pode ser uma saída para empresas e pessoas que estão sendo impactadas de forma direta pela crise econômica do país.

Por esse motivo, preparamos este artigo que ajudará na compreensão das características de uma empresa de marketing de rede, assim como os seus benefícios. Siga a leitura para saber mais sobre o assunto.

Marketing de rede não é pirâmide

Antes de começarmos a imersão no conceito de marketing de rede, é de extrema importância esclarecer que ele não é sinônimo de pirâmide. Essa última é um modelo de negócio tido como ilegal pela legislação brasileira, sendo considerado crime de estelionato, contra a economia popular e evasão de divisas.

Nas empresas de marketing de rede, o fabricante de um ou mais produtos faz a venda direta para o distribuidor, que o vende para o consumidor final e recebe comissão por aquilo que é comercializado. Dessa maneira, o produto sai mais barato, pois há menos etapas na cadeia de vendas.

Além da venda direta de um bem ou serviço, o marketing de rede também é caracterizado pelo recrutamento de novos vendedores em que eles próprios recrutam novos parceiros. Assim, o recrutador também ganha comissão pelas vendas realizadas pelo grupo de distribuidores “contratados” por ele.

É daí que vem a ideia de rede. Além do ganho de receita como um efeito em cadeia, é preciso não só criar uma rede, como também capacitá-la, dar suporte e assessoria para que eles vendam cada vez mais.

Ao contrário do modelo de negócio em pirâmide, o marketing multinível:

  • gera e recolhe impostos;
  • tem a possibilidade de desistência;
  • vende produtos e/ou serviços;
  • há continuidade e hereditariedade;
  • o ganho é proporcional ao esforço de cada indivíduo e da sua rede.

Para quem é indicado

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing de rede não é uma forma fácil de ganhar dinheiro. Como falamos, quanto mais esforço, mais resultados. Contudo, para que a sua rede gere lucros significativos, pode demorar de 3 a 5 anos.

Esse é um dos motivos que faz com que o marketing multinível não seja indicado como uma boa opção de investimento para todas as pessoas. Ele é um modelo ideal para quem deseja novas perspectivas na carreira, que busca mais liberdade de horários e que quer promover o bem-estar próprio, assim como o de uma rede de pessoas.

Marketing de rede X marketing direto

Apesar de as abordagens serem parecidas, marketing multinível e marketing direto têm muitas diferenças nos seus sistemas. A principal distinção entre os modelos está na sua forma de remuneração. Enquanto, no marketing direto, os profissionais recebem pela venda final dos produtos, o marketing de rede também recompensa os participantes conforme seu esforço em busca do sucesso das vendas.

Visto que há o efeito de rede, o marketing multinível motiva os participantes a alcançarem cada vez mais pessoas para venderem os produtos. Já o marketing direto tem como objetivo atrair aqueles que têm interesse nos produtos ou serviços que a empresa vende.

Benefícios do marketing de rede

O crescimento desse modelo se deve aos diversos benefícios que ele gera para os envolvidos. Tais vantagens podem e devem ser usadas como forma de atrair pessoas para trabalharem como vendedores do seu negócio de marketing multinível e iniciar uma rede de relacionamento. Saiba mais a seguir.

Liberdade de horário

Essa forma de trabalho em rede permite que as pessoas definam a sua própria rotina de acordo com o que será melhor para conciliar responsabilidades pessoais e familiares e compromissos com amigos. Com uma rede consolidada, é possível também trabalhar de diversos lugares do mundo. Para isso, é necessário apenas definir os meios de comunicação que melhor se aplicam à realidade da rede do participante.

Baixo investimento

Para iniciar, assim como se manter no negócio, é preciso de um investimento baixo. Esse é um excelente argumento para atrair pessoas que ainda tem receio sobre o marketing de rede. Ainda sobre o custo, as empresas de marketing multinível não têm uma cota de vendas como acontece em diversas empresas tradicionais. É possível investir pouco para se manter ativo no negócio e ter um retorno positivo.

Progressão de renda

Quando falamos sobre a renda gerada pelo marketing multinível, é importante a dividirmos em dois conceitos: renda residual e renda alavancada. A primeira refere-se à criação de uma renda sem ter que investir muito dinheiro ou na contratação de pessoas. Assim você recebe, mês a mês, por algo que fez apenas uma vez.

O objetivo de quem entra no marketing de rede é alavancar essa renda residual. Afinal, mesmo que o participante não tenha vendido sequer um produto em um mês, sua rede gerou resultado e ele receberá por isso.

Auxiliar pessoas

No cenário de crise econômica em que vivemos, o marketing de rede é uma forma de auxiliar pessoas a encontrarem uma nova fonte de renda. Além disso, visto a importância do suporte à rede de contatos, é uma forma de compartilhar conhecimento e experiência profissional com outras pessoas.

Carreira profissional

Muitos indivíduos se esforçam para crescer profissionalmente em uma empresa, porém não atingem o resultado obtido principalmente no que diz respeito à remuneração. No marketing multinível, todo esforço é recompensado. Conforme a pessoa vai montando sua própria rede, ela assume uma posição de liderança no grupo e tem que desenvolver habilidades para gerenciar essas pessoas e proporcionar o crescimento delas.

Ser mentor e mentorado

No início da trajetória no marketing de rede, uma série de treinamentos são realizados, assim como o líder da rede compartilha uma série de conhecimentos com base na sua experiência e trajetória nesse tipo de negócio. Conforme o tempo vai passando e o participante for atraindo novas pessoas e formando sua própria rede, ele vai se tornando um verdadeiro mentor e ministrando treinamentos sobre assuntos que domina.

Reconhecimento

Em empresas tradicionais, a falta de reconhecimento é algo desmotivador para os colaboradores. Na indústria do marketing de rede, o reconhecimento é o principal motor para alavancar os resultados obtidos. Pequenos reconhecimentos por ações do dia a dia são feitos pelos líderes da rede, assim como há constantes concursos com prêmios em dinheiro, viagens, carros, entre outros.

Vantagens fiscais

O fato de haver o recolhimento de impostos é um dos motivos que faz do marketing de rede uma prática legal no Brasil. Para os participantes, a grande vantagem é que não há burocracia quanto a isso, uma vez que todos os impostos são retidos direto na fonte.

Parceria de multinacionais

As principais empresas que usam o modelo de negócio de marketing multinível normalmente são empresas globais. Logo, os participantes são como parceiros dessas organizações. Como empresas grandes, tendem a ter um sistema de suporte que ajuda os participantes a crescerem. Além disso, é uma forma de transmitir segurança para quem está iniciando os investimentos em marketing de rede.

Simples execução

Ao contrário de muitos negócios, para iniciar a atuação no marketing multinível, é preciso apenas uma rede de relacionamentos. O investimento é feito na compra dos produtos que serão usados pessoalmente e vendidos a clientes. Ou seja, não requer conhecimentos técnicos e aprofundados. Relacionamento e vendas são o segredo e a vantagem desse modelo de negócio.

O segredo do sucesso do marketing de rede

marketing de rede

As chances de crescimento e alto retorno de investimento são quase certas. Porém, é preciso dedicação. Para aqueles que são mais ambiciosos, reunimos algumas dicas que são essenciais para quem quer se tornar referência nesse segmento.

Planejamento

Assim como qualquer empresa e negócio, o marketing de rede exige planejamento antes de iniciar a atuação. Isso significa definir metas, objetivos, fazer um brainstorming de ações que podem ser feitas para conquistar o que almeja. Para complementar o planejamento estratégico da sua rede, identifique os produtos mais vendidos, quais itens ainda não conquistaram o público, mas podem gerar bons resultados.

No que diz respeito à liderança e gestão de pessoas, pense quais são as principais dificuldades dos vendedores e como você pode ajudá-los, assim como qual o melhor momento para realizar cada um desses treinamentos.

Marketing digital aplicado ao marketing de rede

Diferentes estratégias de marketing digital, como uso de landing pages, campanhas de e-mail marketing e fluxo de nutrição de leads ainda são pouco usados no marketing de rede. Investir tempo e conhecimento nessa metodologia pode fazer com que a sua rede tenha um diferencial em relação às demais e atinja resultados surpreendentes.

A comunicação é algo extremamente importante para o marketing de rede, uma vez que o sucesso de um é o êxito do outro também. Para isso, as mídias sociais são excelentes meios para garantir um diálogo e alcançar a todos. Entenda junto à rede e aos clientes qual é o melhor formato e canal para transmitir informações e conversar com todos.

Relacionamento

Além de um meio de comunicação, as mídias sociais podem ser um canal de relacionamento entre os participantes da rede. É papel do líder estimular a troca de conhecimento, experiência e informações sobre o produto entre os vendedores para que todos suportem o crescimento em conjunto.

Busca pelo propósito

Cada vez mais, os profissionais estão em busca de trabalhos e carreiras que tenham algum propósito. Identificar e entender os motivos pelos quais cada um está investindo seu tempo e dinheiro no marketing de rede é uma forma de se aproximar de todos da rede, além de fornecer treinamentos que façam sentido para eles e que os ajudem a conquistar seus objetivos. O conhecimento do propósito de clientes e pessoas da rede faz com que relações duradouras sejam construídas.

Parcerias estratégicas

Lembra que falamos de reconhecimento? Uma excelente forma de estimular os participantes da rede é conseguir parcerias com outras empresas para premiar os melhores vendedores e recrutadores. Ou criar uma ação promocional para os clientes. Para isso, também é essencial compreender os objetivos, desejos e perfis dos participantes e dos clientes.

Proatividade

Assim como em outras profissões e trabalhos, a proatividade também é fundamental para obter sucesso no marketing de rede. Principalmente quando se tem uma posição de liderança, é preciso pensar e agir sempre a frente, antes de os problemas e desafios aparecerem. Em geral, perfis reativos não vão muito longe no marketing de rede.

Rede de talentos

Há muitas pessoas que pensam que quanto maior a rede, melhor. Contudo, esse pensamento não é 100% verdadeiro. É essencial ter uma rede de vendedores que estejam engajados e que vão encarar o desafio com responsabilidade.

Um vendedor desmotivado, desengajado ou que não tem o perfil para esse tipo de atividade pode gerar prejuízo, pois será necessário investir muito tempo para que ele passe a ajudar o líder a multiplicar as vendas e os ganhos. A sintonia da equipe é fundamental para que o faturamento aumente, assim como em qualquer outro negócio.

Em resumo, o que é importante destacar é que o marketing de rede é uma prática legal no Brasil e não é sinônimo de pirâmide ou marketing direto. Apesar de não ser indicado para todas as pessoas, é um modelo de negócio que pode ajudar muitos na complementação da renda familiar como alternativa à crise econômica que vivemos no Brasil.

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing de rede não é uma forma de ganhar dinheiro fácil. Assim como qualquer negócio, exige esforço, dedicação, disciplina e empreendedorismo para conseguir se diferenciar dos demais.

Gostou do nosso conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão conteúdos sobre marketing, transformação digital, liderança, economia e política.

Leia também

Como promover o engajamento de equipe na empresa? 7 dicas para colocar em prática
7 habilidades do futuro para desenvolvimento dos colaboradores
Pensando em mudar de carreira? Saiba se é a hora e por onde começar

Academies

Desenvolva habilidades necessárias para a transformação.

Forneça a colaboradores de todos os níveis habilidades para atender às necessidades do consumidor na era digital, aprimorar os esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) e muito mais.

Accelerate

O que oferecemos?

Contando com a Emeritus, você pode oferecer educação como benefício para desenvolver habilidades dos colaboradores e atender aos objetivos de negócios.

Play Video