5 livros sobre liderança para pensar fora da caixa

Muito provavelmente você já buscou e pensou em diferentes maneiras para se tornar um líder melhor. Isso não significa se tornar uma outra pessoa ou um profissional completamente distinto do que é hoje, mas sim agir de forma diferente em determinada situação, por exemplo.

Além de fatores comportamentais, também é importante sempre buscar conhecimento sobre as tendências e os mais novos métodos de gestão. Com certeza, há uma forma diferente de visualizar e gerir os processos da sua empresa que podem melhorar o sucesso do seu negócio. Então, busque referências!

Para ajudar você nessa missão, selecionamos cinco livros sobre liderança que vão fazer você pensar fora da caixa. Fique tranquilo! Nenhuma das sugestões é sobre autoajuda ou livros inspiracionais. A ideia dessas obras é melhorar os seus processos de gestão para que você e o seu negócio estejam mais próximos de alcançar os seus objetivos. Acompanhe!

Box da Harvard Business Review

Se você está buscando conselhos e dicas práticas, o Box da Harvard Business Review é uma excelente opção. Esse é um conjunto de livros que traz, de forma super objetiva, textos de especialistas que ajudarão você a fazer uma gestão de negócios mais inteligente.

O mais legal é que essa série é feita pensando especialmente na sua rotina corrida. Ela traz, em 20 minutos, uma visão concisa e prática que auxiliará no seu papel como líder empresarial. Todos os textos são retirados da revista Harvard Business Review. A ideia é que você leia e aplique de forma rápida o que foi absorvido com a leitura.

O box é composto por cinco livros. Em cada um deles, você encontrará lições de especialistas em gestão sobre diferentes assuntos. Os temas e títulos são:

  • Gerenciando pessoas;
  • Desafios da gestão;
  • Gerenciando a si mesmo;
  • Para novos gerentes;
  • Inteligência emocional.

Empatia assertiva: como ser um líder incisivo sem perder a humanidade

O livro “Empatia assertiva: como ser um líder incisivo sem perder a humanidade” (em inglês: Radical Candor: be a kick-ass boss without losing your humanity) é um best-seller do New York Times escrito por Kim Scott, executiva norte-americana que trabalhou em empresas como Apple e Google.

O objetivo da autora é mostrar que é possível ser um bom líder sem perder o lado humano. Scott acredita que as relações de trabalho, principalmente entre líder e liderado, são de extrema importância não só para o crescimento individual dos colaboradores, como também das empresas.

De acordo com as observações da norte-americana, líderes ruins e maus tornam as pessoas infelizes. Estando a felicidade diretamente relacionada à eficiência dos funcionários no ambiente de trabalho, a sua empresa pode não estar alcançando os seus objetivos por causa do comportamento inadequado de seus líderes.

O caminho para alcançar essa posição de líder empático é feito por Kim usando as suas experiências profissionais. O livro é o resultado da observação do comportamento de bons líderes durante a sua trajetória empresarial. Ela percebeu que a relação deles com a equipe era feita com base em três princípios que ela explica ao longo da obra: promover a cultura do feedback, criar uma equipe coesa e atingir resultados dos quais todos sintam orgulho.

O lado difícil das situações difíceis

Os grandes líderes são exemplo e inspiração para muitas pessoas. Por isso, eles são muito buscados para dar conselhos sobre liderança e gestão. O empreendedor Ben Horowitz, criador da Andreessen Horowitz e uma das figuras mais respeitadas do Vale do Silício, transformou todos os seus conselhos e a sua sabedoria no livro “O lado difícil das situações difíceis“.

O título em inglês do livro (The hard thing about hard things: building a business when there are no easy answers) reflete a essência do livro, que traz o lado verdadeiro e nada glamouroso de fundar uma empresa. Ao longo de toda a obra, Horowitz analisa os problemas que os empreendedores e líderes de empresas enfrentam todos os dias.

Porém, mais do que isso, o autor compartilha as ideias e os ensinamentos que teve de desenvolver durante a sua trajetória empreendedora. O resultado são dicas incríveis de como gerenciar, comprar, vender e investir melhor em empresas, principalmente de tecnologia.

Apesar de ser um assunto denso e, em sua maioria, difícil, o livro tem um lado bastante descontraído, pois Ben faz um paralelo com as suas músicas de rap preferidas. Por exemplo, a demissão de amigos, a criação da mentalidade de CEO e a caça aos concorrentes.

A arte de fazer acontecer

livros sobre liderança: equipe de lideres analisando post-its que eles colaram no vidro

O livro “A arte de fazer acontecer” do consultor norte-americano David Allen é um verdadeiro best-seller. Já foi traduzido para 28 idiomas, tornando-se uma grande referência internacional de organização e produtividade. O autor é considerado o principal nome quando se trata desse assunto. Ele é o criador do método GTD — Getting Things Done, que dá nome ao livro em inglês.

O método GTD é um sistema que reúne diferentes estratégias para aumentar a produtividade e reduzir o estresse não apenas de líderes empresariais, mas também de colaboradores, o que é muito desejado — e necessário — nos dias atuais.

É interessante ressaltar que o livro foi lançado após três décadas de pesquisa e prática do método por parte de Allen. Pensando no contexto dos dias de hoje e entendendo a sua importância, o autor incluiu o uso de tecnologias na gestão de fluxos de trabalho nas edições mais recentes.

Entre os métodos expostos no livro está a Regra dos Dois Minutos, que mostra como esvaziar a sua caixa de entrada em apenas dois minutos. Para isso, é necessário somente dividir as mensagens em diferentes ações: fazer, delegar, adiar ou jogar fora.

High Output Management

Andrew S. Grove é conhecido pela liderança da Intel nos momentos em que a empresa de tecnologia estava em grande ascensão. De acordo com Grove, o livro “High Output Management” é destinado a todos aqueles que estão liderando um grupo de pessoas que precisam produzir algo e gerar valor a partir disso.

O ex-CEO da Intel mostra em seu livro como transformar o conhecimento compartilhado na empresa em ações práticas. Entre os conselhos de Grove estão como motivar o time, a fim de que eles atinjam sempre o seu máximo de desempenho, e quais indicadores usar, para mensurar os resultados e a produtividade da equipe. Com certeza, o livro trará inspirações e reflexões que mudarão definitivamente a forma como você pensa, age e trabalha.

Agora é só iniciar a leitura desses livros sobre liderança e colocar os ensinamentos em prática. Mas, antes disso, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a se tornarem líderes de sucesso que pensam fora da caixa!

Leia também

Como promover o engajamento de equipe na empresa? 7 dicas para colocar em prática
7 habilidades do futuro para desenvolvimento dos colaboradores
Pensando em mudar de carreira? Saiba se é a hora e por onde começar

Academies

Desenvolva habilidades necessárias para a transformação.

Forneça a colaboradores de todos os níveis habilidades para atender às necessidades do consumidor na era digital, aprimorar os esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) e muito mais.

Accelerate

O que oferecemos?

Contando com a Emeritus, você pode oferecer educação como benefício para desenvolver habilidades dos colaboradores e atender aos objetivos de negócios.

Play Video