info Declaração sobre o COVID-19

Apesar de o vírus estar afetando a todos de formas diferentes, os nossos cursos online continuam, como planejado.
Considere a oportunidade de se juntar à nossa sala de aula global e online, tendo, dessa forma, uma experiência enriquecedora e interativa que vai estimular a sua carreira.

A importância do lifelong learning para sua carreira

Emeritus |11 junho, 2020 | 6 - minutos para ler

Podemos dizer que o sonho de todo profissional é ter uma carreira ascendente. Para isso, manter-se atualizado e conhecer as principais tendências do mercado acabam sendo requisitos. Tanto é que já temos um nome para isso: lifelong learning. O termo está em alta neste momento, devido à pandemia e ao aumento das aulas EAD.

Isso nos mostra que há uma preocupação em manter a mente ativa e continuar desenvolvendo atividades intelectuais — sejam elas de que idade e categoria forem. Neste conteúdo, queremos mostrar não apenas como o futuro que nos espera exigirá adaptações, mas como podemos fazê-las hoje mesmo.

Tem interesse em praticar o aprendizado duradouro? Aproveite nosso post e boa leitura!

O conceito de lifelong learning

O termo em inglês pode ser traduzido para algo como "habilidades duradouras" ou "aprendizado duradouro". Basicamente, é o hábito de nunca parar de aprender. Além disso, na hora do aprendizado, devemos priorizar aqueles talentos que:

  • podemos desenvolver ao longo da vida;
  • aprendemos uma vez apenas e seguimos praticando;
  • continuamos aprendendo novos deles.

Também podemos dizer que o lifelong learning é o aprendizado pós-acadêmico. Por exemplo, para muitos profissionais de marketing, administração ou T.I, faz sentido pensar em um curso de liderança.

Algumas empresas estimulam o lifelong learning em seus colaboradores, oferecendo o que chamamos de universidade corporativa. Essa prática faz parte de um plano de carreira desenvolvido para criar a própria rede de talentos, ajudando a diminuir a rotatividade de funcionários.

Por outro lado, para iniciar seus trabalhos em uma dessas companhias, já é exigido a prática de aprendizado continuado. Ou seja, independentemente se é para entrar, manter-se ou melhorar sua posição no mercado de trabalho, o aprender contínuo é importante.

Os benefícios do lifelong learning para sua carreira

Para entender melhor do que se trata ser um lifelong learner, podemos apresentar algumas vantagens de trabalhar esse conceito em seu plano de ascensão de carreira. Mais abaixo, apresentamos os principais motivos para se dedicar às habilidades duradouras!

Preparação para o futuro

lifelong learning

Do mesmo modo que nos planejamos para uma festa ou prova, quando falamos de aprendizado corporativo, é preciso pensar no futuro. O lifelong learning consegue entregar exatamente isso, ajudando você a se preparar por meio de diferentes habilidades.

Pense em suas aspirações e desejos. Você quer um certificado internacional? Um documento que ateste suas habilidades para qualquer região do mundo? É disso que se trata o lifelong learning.

Melhoria de habilidades

O lifelong learning nos ajuda a desenvolver diferentes talentos que já temos, assim como nos auxilia a adquirir novos. O impacto desse desenvolvimento também atinge sua profissão. Por exemplo, se pensarmos em um líder de equipe, saber resolver problemas é essencial no trabalho e na vida pessoal. Então, podemos pensar em diferentes aspectos, como:

  • confiança pessoal;
  • resolução de problemas;
  • criatividade;
  • liderança;
  • adaptabilidade;
  • pensamento crítico;
  • autorreflexão.

Para desenvolver essas habilidades e até mesmo aprender novas, podemos usar diferentes ferramentas. Um gestor pode ler livros sobre liderança ou estudar em plataformas on-line, por exemplo.

Boost na vida profissional

Com o aumento do seu conhecimento, o desenvolvimento da suas atuais habilidades e o aprendizado de outras aptidões, não há como sua carreira ficar no mesmo lugar. Muitos lifelong learners começam sua jornada assim, procurando ascensão profissional.

Por consequência, isso leva a um salário mais alto e mais estabilidade financeira. Como já dissemos, as empresas gostam de investir em lifelong learners, pois isso aumenta a capacidade agregada de Business Intelligence — somando ferramentas e pessoas alinhadas.

Entendimento das metas

Com o aumento de sua autoconsciência, será mais fácil compreender que tipos de objetivos você tem. Independentemente de serem pessoais ou profissionais, eles estarão muito mais claros em seu planejamento. Podemos pensar em:

  • Qual seu próximo curso?
  • Qual cargo almeja?
  • Que padrão de vida deseja?
  • Que país quer conhecer?

Domínio de novas tecnologias

Hoje, podemos falar de transformação digital em diferentes setores do mercado. Porém, há 20 anos, talvez um empreendedor iniciante não imaginasse que conseguiria ter uma máquina de cartão de crédito ou débito.

O tempo nos trouxe essas mudanças tecnológicas, de maneira que somente o lifelong learning poderia nos fazer entendê-las melhor. Ou seja, independentemente de onde o futuro nos leva, ser um lifelong learner prepara seu caminho até lá.

Os impactos de continuar aprendendo com uma instituição relevante

Na hora de procurar uma instituição de ensino para desenvolver suas habilidades, o lifelong learner sempre opta pela mais relevante. Isso significa que, ao fazer cursos pós-acadêmicos, a escola deve estar alinhada com o que o mercado espera do profissional. Além disso, precisa ter uma visão focada no desenvolvimento para o futuro.

Trazer a oferta de diferentes ferramentas de aprendizado é um diferencial também importante. É preciso ter flexibilidade e mobilidade, facilitando que o profissional consiga aprender e desempenhar seu trabalho simultaneamente.

Quando um profissional quer solidificar sua carreira e opta por uma instituição que estimula o lifelong learning, recebe em troca vários benefícios, alguns deles são:

  • maior compatibilidade com as tendências de mercado;
  • melhores oportunidades de trabalho;
  • contato com diferentes tecnologias;
  • maior variedade de talentos aprendidos;
  • aumento do seu networking.

Por que o Emeritus?

O Emeritus domina todos os requisitos para que você conquiste esses e outros resultados na carreira e na vida pessoal. Nosso método de ensino a distância é o que faz a diferença. Oferecemos uma plataforma que conecta você às melhores universidades do mundo e disponibilizamos para nossos estudantes cursos em:

  • Cambridge;
  • Massachusetts Institute of Technology (MIT);
  • Berkeley;
  • Wharton;
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM);
  • outras.

Nosso foco é oferecer treinamento executivo para profissionais, independentemente da área de interesse. Nossos parceiros proporcionam o ambiente ideal para o desenvolvimento de diferentes habilidades, perfeito para o enriquecimento do seu currículo.

Ser um lifelong learner requer mais do que a vontade de aprender, mas o acesso às boas ferramentas e ao conhecimento de qualidade. Aprender com as melhores instituições acelera todo esse processo — além de certificar seu resultado com reconhecimento internacional.

Convidamos você a ser um líder não apenas no trabalho ou com sua equipe, mas com sua capacidade lifelong learning. Comece investindo em uma plataforma que ofereça as melhores fontes de aprendizado.

Nós, do Emeritus, ajudamos você a colocar sua carreira no futuro. Aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receber conteúdos que o ajudarão a sair na frente no mercado de trabalho!

Saiba qual curso do Emeritus tem tudo a ver com você!Powered by Rock Convert

Comente

Receba Conteúdos exclusivos
sobre Business Management!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.