As 39 melhores ferramentas de marketing digital

Tráfego, conversão, redes sociais, conteúdo, e-mail marketing, mídia paga. Ferramentas de marketing digital são essenciais para fazer o gerenciamento dessas e de outras tarefas que fazem parte desse tipo de estratégia. Atualmente, é inevitável não se fazer presente no mundo online e usar os diferentes canais virtuais para divulgar seu produto ou serviço e fortalecer sua marca. É uma consequência da transformação digital.

Além disso, o marketing digital é extremamente atrativo, uma vez que ele é muito mais econômico e eficiente do que o marketing tradicional. Um dos motivos de tal eficiência é que a maioria das ações e estratégias de marketing digital são feitas com base em dados, os quais se originam dos próprios canais de comunicação virtual das empresas.

É claro que nem toda organização segue essa boa prática. Mesmo assim, é possível obter sucesso em suas campanhas online, pois há uma grande facilidade no acompanhamento em tempo real da performance de anúncios e conteúdos. Eles podem sofrer alterações a qualquer momento, sem causar prejuízos no resultado final — talvez até melhorando-o.

Tendo em vista essas possibilidades, ter ferramentas de marketing digital para auxiliar nesse trabalho é imprescindível. Até para conseguir executar suas ideias, essas plataformas são necessárias.

Com o objetivo de ajudar você a tornar-se mais produtivo, gerenciar e integrar todas as informações, selecionamos as 39 melhores ferramentas de marketing digital. É importante lembrar que essas plataformas não farão o trabalho por você: elas apenas ajudarão na execução do seu planejamento.

Ferramentas para SEO

1. Google Keyword Planner

Essa ferramenta é uma fonte extremamente confiável para quem está em busca de melhores resultados de SEO. Criada pelo próprio Google — que é o principal site de buscas da internet —, o Google Keyword Planner serve para a pesquisa de keywords, mostrando o comportamento de cada uma delas e os valores dos lances para investir em anúncios relacionados à busca dessas palavras-chave. Além de ser uma ferramenta oficial, sua utilização é gratuita.

2. SemRush

É uma das ferramentas mais populares de monitoramento de palavras-chave. O SEMRush fornece informações de expressões e combinações de keywords, para que suas campanhas tenham melhores resultados. O acesso à plataforma e algumas informações são disponibilizadas de modo gratuito. No entanto, para ter monitoramento de posição, análise e auditoria técnica de SEO e backlinks, é preciso fazer a contratação da SEMRush.

3. Google Trends

Entre as diversas plataformas disponibilizadas pelo Google relacionadas a SEO temos o Google Trends, em que o usuário pode acompanhar os termos mais populares da internet nos últimos tempos.

A ferramenta permite o conhecimento das tendências de busca segmentadas por idioma e regiões do mundo. Seu uso — que é gratuito — é interessante para que você antecipe conteúdos de acordo com essas tendências, garantindo um bom rankeamento.

4. Keyword.io

A Keyword.io também é uma ferramenta que ajuda no seu planejamento de conteúdo, pois informa as palavras mais buscadas nos principais sites de pesquisa (Google, Bing, YouTube, Amazon e App Store).

A plataforma também sugere palavras long-tail que podem agregar valor à sua estratégia, bem como permite adicionar palavras-chave negativas (termos que não são interessantes para seu negócio).

5. Keyword Competitor

Conhecer a estratégia dos seus concorrentes pode elevar seu nível de competitividade. O software da Keyword Competitor tem esse objetivo. Com atualizações diárias, a plataforma mostra quais são os termos em que seus concorrentes estão bem ranqueados, tanto em estratégias de busca orgânica quanto paga.

6. Yoast

O Yoast é um plugin para WordPress que está disponível em versão gratuita e paga. Ele funciona fazendo uma análise do conteúdo publicado via WordPress e mostra os principais pontos em que é possível realizar otimizações, a fim de conquistar algumas posições nos principais mecanismos de busca.

O Yoast analisa fatores como: densidade da palavra-chave, URL, escaneabilidade e linkagem interna. Após tais verificações, o plugin avalia o conteúdo com uma nota que varia de 0 a 5.

Ferramentas para analytics e monitoramento

7. Google Analytics

Google Analytics é a ferramenta de marketing digital mais utilizada para analisar a performance de um site. Ele é totalmente gratuito e traz dados que são fundamentais para o planejamento e a mensuração de estratégias online, como número total de visitantes em cada uma das páginas do site e tempo de permanência de usuário no site. Além disso, é possível definir metas de conversão.

8. SimilarWeb

A SimilarWeb se tornou popular por causa da imensa quantidade de dados que são disponibilizados, atualizados e selecionados diariamente pela plataforma. A ferramenta serve para analisar o tráfego do site, bem como suas principais fontes e o engajamento social da concorrência. É possível usar uma versão gratuita, mas é preciso assinar a versão premium para ter acesso a todos os dados disponíveis.

9. Google Search Console

O Google Search Console é mais uma ferramenta de marketing digital do próprio buscador. Assim como as demais plataformas, seu uso também é gratuito. A função do Search Console é o monitoramento e a compreensão de como seu site está sendo lido pelos algoritmos do Google, os quais definem sua posição nos resultados do buscador.

10. Google Tag Manager

Essa também é uma das ferramentas gratuitas do Google. Ela é utilizada para manipular todos os códigos de monitoramento do seu site. Com o Google Tag Manager, não é necessário mexer no código fonte da página, e ela é bastante simples de usar.

A possibilidade de o próprio time de marketing conseguir fazer alterações sem ter que precisar de apoio do time de TI faz com que o processo seja mais ágil.

11. Social Mention

Quando falamos de monitoramento, isso não significa apenas identificar quantos visitantes o site da sua empresa recebe diária e mensalmente. É preciso saber também quando sua marca é mencionada, seja em sites, vídeos, imagens ou blogs. Essa é a função da ferramenta Social Mention. Todas essas informações fornecidas pela plataforma são atualizadas em tempo real.

12. Alertas do Google

O Google também tem uma ferramenta de monitoramento sobre determinado assunto ou termo, o Google Alerts. Basta você acessar a plataforma e cadastrar os termos e marcas que você gostaria de monitorar. Assim, sempre que sair alguma notícia com tais termos, como sua marca ou a do concorrente, você receberá uma mensagem por e-mail.

13. BuiltWith

BuiltWith é uma ferramenta que proporciona o conhecimento sobre as tecnologias usadas pelos seus concorrentes em seus websites, como servidores e gerenciadores de conteúdo. Ela também informa números como visitantes e taxas de conversão dos sites que você cadastrar, a fim de monitorá-los.

14. Google Adwords

O Google AdWords é a plataforma de criação e gerenciamento de anúncios que são veiculados no Google. Seu acesso é gratuito, porém os anúncios, obviamente, são pagos. O valor é definido por uma dinâmica de leilões, e o total da sua conta é indicado pelo número de cliques ou de conversões feitas a partir do anúncio.

Com base nas informações do Google Keyword Planner — que abordamos anteriormente —, o usuário consegue definir quais são as melhores palavras-chaves para você investir.

Ferramentas para criação e compressão de imagens

15. Canva Business

O Canva Business é uma ferramenta de marketing digital bem popular, visto que, para fazer um bom trabalho, não é preciso ter experiência e habilidades avançadas em design. Para iniciar na plataforma, não é necessário pagar. No entanto, algumas funcionalidades só estão disponíveis para assinantes.

O Canva permite que os usuários criem imagens, customizem fotos aplicando ícones e formatos diferentes. Além disso, a ferramenta disponibiliza padrões de layout para apresentações.

16. TinyJPG

A velocidade do site é levada em conta pelos algoritmos que definem o ranking dos mecanismos de busca. Grande parte desse tempo de carregamento de página é influenciado pelas imagens. Por isso, a TinyJPG é uma ferramenta que comprime os arquivos JPG que você precisa publicar em seu site em até 60%.

17. Resize.it

A plataforma online Resize.it ajuda principalmente profissionais de marketing a deixar as imagens que serão publicadas em seus materiais online nas dimensões corretas. Além disso, a ferramenta também já disponibiliza os formatos mais indicados para publicações nas redes sociais.

18. Piktochart

Piktochart é uma ferramenta de marketing digital online que, de forma gratuita, permite a criação de infográficos por usuários que não têm experiência em design. É uma excelente forma de iniciar o trabalho com novos formatos de conteúdos, que têm grande número de compartilhamento nas redes sociais.

19. GIMP

O GIMP é uma ferramenta interessante principalmente para negócios que estão começando e não têm licenças de softwares disponíveis, como o pacote Adobe. A plataforma é gratuita e muito semelhante ao Photoshop. Ou seja, uma excelente forma de deixar seu conteúdo visual bastante atrativo.

Ferramentas para captação de leads e construção de landing pages

ferramentas de marketing digital

20. Unbounce

O Unbounce é uma ferramenta de marketing digital para construção de landing pages e, consequentemente, captação de leads. Disponível na versão free e paga, o Unbounce tem diversos modelos de templates para páginas de conversão que podem ser escolhidos pelo usuário de acordo com o perfil do negócio e da persona em questão.

Algo muito bacana é que o Unbounce permite que testes A/B sejam feitos de forma muito simples, e o resultado pode ser visualizado em tempo real.

21. RD Station

A RD Station é uma ferramenta de marketing digital com muitas funcionalidades em diferentes frentes desse tipo de estratégia. Tudo começa com a criação de landing pages por modelos predefinidos, para captar uma lista de leads qualificados para o negócio.

Após conseguir leads, a RD Station tem a funcionalidade de lead scoring e segmentação da base de contatos. Isso ajudará na execução de ações focadas no cliente e personalizadas para as necessidades de um determinado grupo da audiência.

22. Sumo

Sumo é uma ferramenta que tem uma versão free e é uma forma muito simples de captar e-mails. Ela funciona por meio da instalação do código nas páginas em que se deseja criar um formulário em diferentes formatos. Também é possível enviar campanhas de e-mail pela plataforma online.

23. Hubspot

Assim como a RD Station, a Hubspot também é uma ferramenta de marketing digital que tem diversas funcionalidades para quem trabalha com inbound marketing. Para a captação de contatos, há a possibilidade da criação de formulários tradicionais, popups, assim como por live chat. A Hubspot também é uma ferramenta de CRM — que está disponível gratuitamente —, analisando o comportamento dos visitantes do site.

24. Thrive Leads

A ferramenta Thrive Leads — como seu próprio slogan já diz — é uma plataforma que ajuda você a construir sua lista de e-mails mais rápido. Sua principal funcionalidade é a criação de pop ups de captura de contato. A Thrive Leads é paga pelo número de usuários que terão acesso e a utilizarão. Após a captura dos contatos, também é possível disparar campanhas de e-mail marketing para a lista, fazendo testes A/B por exemplo.

Ferramentas para gestão de mídias sociais

25. Hootsuite

A Hootsuite é uma das principais ferramentas para a gestão de redes sociais. Por meio dela, os analistas de social media conseguem acompanhar a performance de cada um dos conteúdos publicados. Seu desempenho é medido pelo ROI, pelas conversões, pelos comentários e pelo compartilhamento. A partir desses dados, é possível fazer diversas análises e comparar períodos de tempo determinados.

26. Buffer

Conhecer os melhores horários para postar em suas redes sociais é fundamental para gerar engajamento do conteúdo. Nem sempre a melhor opção é quando o time está trabalhando e disponível para postar.

Para garantir cadência e melhorar sua performance no Facebook, LinkedIn e Twitter, o Buffer é uma plataforma usada para agendar conteúdos nessas redes. O agendamento é simples, e o processo de distribuição do conteúdo em cada um desses canais é rápido.

27. Tweriod

O Tweriod é uma ferramenta de marketing digital que disponibiliza dados para você analisar e chegar à conclusão do melhor momento para publicar no Twitter. Essas informações levam em consideração a visualização e a interação dos usuários com seu conteúdo. Por isso, ele pode ajudar você a aumentar o alcance dos seus tweets.

28. Facebook Business

Também conhecido como Gerenciador de Negócios, o Facebook Business é a plataforma em que anunciantes dessa rede social e do Instagram criam, compartilham e gerenciam suas publicações pagas. Após a publicação do anúncio, é possível monitorar sua performance em tempo real. Além disso, pode-se fazer o rastreamento do comportamento do seu usuário quando ele entra no seu site a partir de uma dessas duas redes sociais.

29. Open Social Buzz

Os usuários do Open Social Buzz conseguem acompanhar as menções à sua marca e a dos concorrentes no Facebook, LinkedIn, Twitter e Google+. O objetivo dos criadores dessa plataforma é fazer com que o monitoramento da sua presença online se torne um processo mais simples e eficaz. É possível ser alertado sobre tais menções por e-mail e determinar exatamente quais termos deseja acompanhar.

30. Gerenciagram

O Instagram é uma das redes que mais cresce no Brasil hoje. Além do compartilhamento de conteúdos, esse é também um canal de vendas. A ferramenta Gerenciagram auxilia os administradores de perfis nessa rede a controlar tudo o que acontece no Instagram da marca: publicação e agendamento de conteúdo, interação com os usuários e análise de performance.

31. Buzzsumo

O BuzzSumo é indicado para a fase de planejamento de conteúdo para mídias sociais. Por meio de uma rápida busca, a ferramenta indicará como está a performance do tópico pesquisado, informando o número de compartilhamentos nas principais redes sociais. Há a possibilidade de refinar a busca, determinando data, idioma e país.

Sabemos que tudo acontece muito rápido nas redes sociais. Para aproveitar uma oportunidade, é preciso prestar atenção ao que acontece em tempo real. Pensando nisso, o BuzzSumo disponibiliza um dashboard com atualização das tendências minuto a minuto.

32. Fanpage Karma

A Fanpage Karma é uma plataforma de gestão de redes sociais que, além de planejar, publicar e monitorar a performance dos seus conteúdos, permite analisar o perfil de empresas concorrentes. Assim, você consegue entender quais são os assuntos que estão gerando engajamento nas respectivas páginas, comparando com seus resultados.

Ferramentas para marketing de conteúdo

33. Slideshare

O Slideshare é uma plataforma para criar e compartilhar apresentações com seu público, melhorando os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo. Seu uso é interessante principalmente quando se deseja educar a persona sobre determinado conteúdo ou, até mesmo, sobre sua marca e seus produtos.

34. Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta para a criação de listas de e-mail e campanhas de e-mail marketing. Seu uso se tornou popular por ser uma plataforma muito simples de usar e de enviar essas campanhas que, quando feitas de modo estratégico, tendem a ter um retorno de investimento muito alto.

35. Issuu

O Issuu é uma plataforma que tem tanto recursos gratuitos quanto pagos. Por meio dessa ferramenta online, é possível criar, publicar e compartilhar publicações digitais, como revistas e e-books. Sua interface é bastante simples e os leitores tendem a gostar da experiência no Issuu, pois ele simula o folhear de uma revista. Além disso, as publicações são organizadas em instantes de acordo com categorias predefinidas.

Ferramentas de gestão de projetos

36. Trello

O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos com vários participantes executando tarefas em conjunto e ao mesmo tempo. A plataforma é baseada no sistema japonês kanban de organização de atividades. Esse formato permite a fácil visualização, assim que se acessa o Trello, de como está o andamento dos projetos e atividades — identificando o que está atrasado e seus responsáveis, por exemplo.

37. Asana

O Asana é uma ferramenta pensada para ajudar times que trabalham online e de forma remota, tendo como destaque a união de organização e comunicação. No Asana, é possível criar times para diferentes atividades, em que os responsáveis podem conversar por meio de um chat, além de funcionar como uma lista de tarefas a serem realizadas. Seu bom uso garante maior produtividade da equipe e andamento de todos os projetos.

38. iClips

O iClips é uma solução com foco em projetos de marketing, pensado principalmente para agências. Por meio dele, é possível organizar todas as demandas e se comunicar pela própria ferramenta, sem a necessidade de enviar e-mails e agendar reuniões. O bacana do iClips é que é possível personalizar seu fluxo de trabalho.

39. Survey Anyplace

Survey Anyplace é uma ferramenta de marketing digital que pensa na sua imagem e como está sua presença online. Para entender isso, nada melhor do que ouvir o que seus clientes têm a dizer. A plataforma é especialista na criação de pesquisas, nas quais a empresa contratante pode formular suas perguntas e, até mesmo, incluir imagens.

Há muitas ferramentas para marketing digital disponíveis hoje, e esse número cresce a cada dia conforme redes sociais, estratégias e usuários vão aumentando e amadurecendo. Existe uma plataforma ou um software para solucionar quase todos os problemas desse tipo de estratégia.

É claro que não é preciso — e nem possível — usar e contratar todos esses recursos disponíveis no mercado. Para fazer a escolha de quais ferramentas fazem sentido para sua estratégia de marketing digital, você precisa entender seus objetivos como empresa no ambiente online. A opção deve ser por aquelas que trarão mais resultados, deixando o negócio mais próximo de suas metas, assim como que ajudarão o time a ser mais produtivo.

Uma dica relacionada a esse último ponto é pensar um pouco no futuro do trabalho. Isso significa entender quais tarefas podem ser automatizadas e que, atualmente, a equipe despende muito tempo executando. A inteligência do homem e sua capacidade criativa e de análise não podem ser substituídas.

É comum se deparar com situações em que uma ferramenta só não consegue resolver seu desafio. Porém, a tecnologia hoje permite que muitas dessas plataformas sejam integradas, combinando suas funcionalidades e gerando o efeito desejado.

Por exemplo, é possível captar leads por meio de uma ferramenta, fazer o gerenciamento dos contatos por uma plataforma de CRM e enviar campanhas de e-mail marketing por outro software. Tudo isso sem a necessidade de ficar exportando as informações de uma solução para outra de modo manual — apenas por meio de integrações. É preciso verificar se elas são possíveis e se essa é mesmo a melhor solução para seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter. Receba informações detalhadas sobre essas e outras ferramentas de marketing digital e conteúdos exclusivos por e-mail!

Leia também

Como promover o engajamento de equipe na empresa? 7 dicas para colocar em prática
7 habilidades do futuro para desenvolvimento dos colaboradores
Pensando em mudar de carreira? Saiba se é a hora e por onde começar

Academies

Desenvolva habilidades necessárias para a transformação.

Forneça a colaboradores de todos os níveis habilidades para atender às necessidades do consumidor na era digital, aprimorar os esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) e muito mais.

Accelerate

O que oferecemos?

Contando com a Emeritus, você pode oferecer educação como benefício para desenvolver habilidades dos colaboradores e atender aos objetivos de negócios.

Play Video