info Declaração sobre o COVID-19

Apesar de o vírus estar afetando a todos de formas diferentes, os nossos cursos online continuam, como planejado.
Considere a oportunidade de se juntar à nossa sala de aula global e online, tendo, dessa forma, uma experiência enriquecedora e interativa que vai estimular a sua carreira.

Coopetição: como a cooperação junto à competição traz benefícios?

Emeritus |29 Maio, 2020 | 6 - minutos para ler

No mundo dos negócios, competição e cooperação não são opostos. A união desses dois conceitos e estratégias origina o que chamamos de coopetição. Esse conceito tem como base a Teoria dos Jogos, que é uma área da matemática aplicada que analisa situações estratégicas em que os jogadores determinam ações a fim de alcançar um objetivo.

Se pensarmos em organizações, a coopetição ocorre quando dois colaboradores ou duas empresas se unem para conquistar algo maior. Neste artigo, focaremos na coopetição entre empresas. Siga a leitura para entender como essa estratégia pode trazer benefícios. 

Coopetição entre empresas

É inegável o fato de que a transformação digital aproximou pessoas e negócios. O mercado disponível se tornou maior, mas como consequência há também mais concorrência. Nesse cenário, algumas adaptações são necessárias para se manter vivo e ativo. A colaboração entre empresas que até então eram apenas concorrentes é uma forma de gerar benefícios para ambas.

É importante dizer que a coopetição entre empresas não se dá apenas entre negócios complementares. É possível coopetir com uma organização que é sua concorrente direta. O sucesso dessa estratégia está na soma de esforços e no trabalho em conjunto.

Para ressaltar que a coopetição é uma estratégia vantajosa, reunimos os cinco principais benefícios que ela pode trazer para a sua empresa. Confira a seguir.

Benefícios da coopetição

Por mais que pareça estranho, as rivais Apple e Samsung, assim como Sony e Microsoft, entenderam que cooperar pode trazer uma série de vantagens competitivas e apostaram nessa estratégia. Entenda o que fez com que a coopetição brilhasse aos olhos dessas grandes organizações.

Expansão de mercado

A estratégia de coopetição é uma excelente alternativa para aqueles que têm em seus planos a expansão da operação para outras localidades, principalmente para os que buscam a internacionalização. A parceria com uma marca local pode ajudar muito no processo. Também é possível trabalhar em conjunto com uma organização da sua cidade ou país, mas que já tem determinado mercado desenvolvido.

Inovação

Eis aqui um fator extremamente almejado pelas empresas atualmente: a inovação. O segredo pode estar no desenvolvimento de laboratórios e projetos compartilhados. É uma maneira de trocar conteúdo, de incentivar a economia criativa e, consequentemente, de criar produtos inovadores no mercado.

Redução de custos

Para se desenvolver e ter uma cultura inovadora, é preciso investimento. Como você deve saber, novas tecnologias surgem todos os dias, e elas custam caro, em sua maioria. Um projeto em coopetição com outra empresa pode ajudá-lo a reduzir custos de pesquisa, logística e produção para o desenvolvimento de um novo produto, por exemplo.

Know-how

Hoje, o conhecimento é algo extremamente valioso. Por isso, atuar como parceiro de alguém que é experiente e especialista em determinada área, como tecnologia ou legislação de um país, pode ser essencial para ter sucesso. Na expansão do know-how da empresa, há também questões mais tangíveis, como a partilha de patentes.

Fazer essa virada de chave de competição para coopetição é algo desafiador. Afinal, é preciso mudar o mindset de ambas as empresas envolvidas.

Contudo, essa estratégia se torna essencial. Principalmente em um momento de transformação digital como o de hoje, em que todos estão em constante busca por inovação e seus clientes podem ser impactados por estratégias de marketing digital de uma empresa do outro lado do globo.

Atualmente, vivemos em uma economia de escala global. Assim, é fundamental estar atento às novas estratégias de negócio. Para ter mais informações sobre esse assunto no seu e-mail, é só assinar a nossa newsletter!

Saiba qual curso do Emeritus tem tudo a ver com você!Powered by Rock Convert

Comente

Receba Conteúdos exclusivos
sobre Business Management!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.