info Declaração sobre o COVID-19

Apesar de o vírus estar afetando a todos de formas diferentes, os nossos cursos online continuam, como planejado.
Considere a oportunidade de se juntar à nossa sala de aula global e online, tendo, dessa forma, uma experiência enriquecedora e interativa que vai estimular a sua carreira.

Perfil do consumidor 5.0: conheça as principais características

Emeritus |09 junho, 2020 | 6 - minutos para ler

Estratégias omnichannel são uma excelente forma de atrair e engajar o consumidor 5.0, uma vez que esse perfil de cliente é ultraconectado e busca modos fáceis e convenientes de realizar suas compras e contratações de serviço. De acordo com uma pesquisa da Ipsos, quando bem-feita, essa estratégia faz com que os compradores gastem 3,5 vezes mais.

Esse dado está diretamente relacionado ao comportamento de compra do consumidor 5.0, que busca informações sobre a marca e os produtos antes de realizar as compras, sejam elas finalizadas na loja online ou nas lojas físicas. Para fazer com que esses números se concretizem no seu negócio, é importante entender a evolução desse comportamento do consumidor, bem como o que caracteriza alguém como um consumidor 5.0.

Sendo assim, convidamos você a entender mais sobre o assunto para adequar os processos e estrutura da sua empresa. É só continuar a leitura.

Evolução do comportamento do consumidor

É inegável que nossas relações de consumo mudaram muito desde que iniciaram. A tecnologia é o principal fator que desencadeou esse processo, levando à evolução do que chamamos de consumidor 1.0 até chegarmos ao momento atual, que é conhecido por consumidor 5.0. A seguir, mostraremos passo a passo como ocorreu tal desenvolvimento.

Consumidor 1.0

Esse tipo de cliente ficou no século passado. É quando havia a interação um para um, ou seja, quando o cliente comprava apenas o que era comercializado por quem produziu o bem. Nessa época, cada pessoa tinha o "seu" padeiro, sapateiro e assim por diante. Além disso, não havia o entendimento sobre o valor agregado de um produto e, por isso, era algo que não impactava as relações de consumo.

Consumidor 2.0

Com o passar do tempo, tivemos o desenvolvimento do comércio, aumentando a concorrência entre as empresas. Além disso, os meios de comunicação de massa eram os principais responsáveis pela divulgação das ações de marketing, as quais eram feitas de um para muitos.

As pessoas tinham mais opções de compra do que o consumidor 1.0 e a decisão era feita, principalmente, com base no preço. As empresas precisavam mostrar para os clientes os diferenciais do seu produto em comparação aos concorrentes.

Consumidor 3.0

O consumidor 3.0 tem diversas características em comum com o consumidor 4.0 e 5.0. O principal ponto de intersecção é a busca por pertencimento. O cliente passou a exigir das marcas uma maior aproximação.

Consequentemente, a comunicação das marcas passou a ter esse foco, e as campanhas revelavam muito mais posicionamento e personalidade do que ações com o objetivo único e exclusivo de venda.

Consumidor 4.0

A característica mais marcante do comportamento do consumidor 4.0 é o acesso às informações, pois o aparecimento desse perfil acontece de modo simultâneo e até pode ser considerado consequência do surgimento da internet. De maneira prática, o comprador passou a ser mais ativo e ir em busca de informações sobre o produto e a empresa em redes sociais e blogs. Dessa forma, ele passa a ter um pouco mais de controle sob a relação de compra.

Consumidor 5.0

De modo resumido, o consumidor 5.0 é aquele que usa das tecnologias não só para pesquisar sobre soluções e produtos que deseja, como também para realizar as compras de modo virtual. A maioria desse grupo são nativos digitais. Valor agregado, boas experiências e comunicação personalizada são fatores extremamente importantes e decisivos para o fechamento de um negócio pelo consumidor 5.0.

Características do consumidor 5.0

consumidor 5.0

Em um ambiente de transformação digital, compreender com quem a marca está conversando é essencial para conseguir uma aproximação com o cliente e garantir um crescimento exponencial e sustentável do negócio. Hoje, quem empreende na era digital e conversa com consumidores das gerações Y e Z, principalmente, precisa fazer uma imersão, a fim de compreender as principais características do consumidor 5.0.

Convidamos você a seguir a leitura para conhecer esses atributos.

Foco na experiência

O consumidor 5.0 espera muito mais do que uma troca comercial com as empresas. Desejam uma relação próxima, de maneira que esse relacionamento gere uma ótima customer experience. Para esse grupo, uma boa experiência é muito mais importante do que adquirir um bom produto.

Para isso, é importante entender qual linguagem é usada pelo seu cliente, a fim de conseguir se aproximar dele e criar uma conexão. Além disso, também é preciso estar disponível em diversos canais de comunicação para que o consumidor 5.0 consiga solucionar suas dúvidas e problemas de forma fácil e rápida.

Mobilidade

A democratização da tecnologia, principalmente de computadores e smartphones, fez com que os clientes tivessem mais liberdade para consumir onde e quando desejarem. É um processo mais cômodo e que pode ser encaixado mais facilmente na agitada rotina dos dias de hoje.

Bens, serviços e até questões de trabalho podem ser comprados e solucionados pelo celular, bastando apenas estar conectado à internet. Por esse motivo, é extremamente importante investir em uma estratégia omnichannel.

Ativo, influenciador e influenciável

Antes de tomar a decisão de comprar um produto ou contratar um serviço, o consumidor 5.0 busca saber a opinião de amigos, familiares e até mesmo pessoas que ele não conhece sobre o produto. Além desses detalhes, ele gosta de entender como é a experiência de interação com a empresa e o atendimento recebido.

As redes sociais e a facilidade de conexão e distribuição de conteúdos dão voz ativa a todas as pessoas. Um dia, seu cliente está buscando informações sobre sua marca; no outro, pode ser ele quem está compartilhando a sua opinião de forma ativa.

O consumidor 5.0 é influenciável, mas também acredita no poder da sua experiência e percepção sobre a empresa em influenciar a decisão de outras pessoas. Não à toa, hoje há sites especializados em receber reclamações de clientes e usuários e que servem de fonte de pesquisa durante a jornada do cliente.

Desenha produtos e serviços das empresas

Se, muitas vezes, as empresas e suas soluções moldavam hábitos e comportamentos das pessoas no passado, hoje temos o cenário inverso. Produtos, soluções, serviços e processos das marcas são construídos com base nas necessidades do consumidor 5.0.

Isso se torna viável, pois conversar com sua audiência e fazer alterações em determinadas estratégias é algo mais simples depois da transformação digital. Também é possível relacionar o poder do consumidor 5.0 de moldar produtos com sua liberdade de consumo e facilidade para contratar outros serviços atualmente.

Heavy user de tecnologias

Como dissemos, a tecnologia e seu uso constante e diário pelo consumidor 5.0 é uma característica marcante desse grupo e que está relacionada diretamente à forma como ele consome bens e serviços. O consumidor 5.0 é um nativo digital e, por isso, preza e prefere comprar de marcas que também nasceram na era digital ou conseguiram fazer uma transição para essa nova era com êxito.

Como atingir o consumidor 5.0

Para conseguir atrair, conquistar e fidelizar o consumidor 5.0, a empresa precisa verificar se as suas estratégias de marketing estão sendo veiculadas nos canais de comunicação corretos — em sua maioria no ambiente virtual —, assim como se está conversando com o público na linguagem adequada. O uso de dados para identificar as necessidades, o que a audiência está falando sobre a marca e fazer mudanças rápidas é essencial para atingir os resultados desejados.

O grande segredo para isso é estar conectado a muitas pessoas, mas não se comunicar em massa com eles. É necessário conversar e se envolver de modo individual. Dessa forma, é possível gerar uma melhor experiência para o consumidor 5.0 e garantir que a empresa está executando uma estratégia com foco nas necessidades do seu cliente.

Para evoluir as ações e a cultura de customer centricity no seu negócio, continue navegando pelo nosso blog e confira o artigo "Customer centric: sua empresa realmente tem foco no cliente?"

Comente

Receba Conteúdos exclusivos
sobre Business Management!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.