Como se destacar profissionalmente e ter um currículo de sucesso

Em um mercado tão competitivo e com muitos profissionais qualificados, fica difícil saber como se destacar profissionalmente, certo? O primeiro passo para conseguir um lugar no topo da carreira é investir no seu currículo profissional.

Isso vale tanto para o documento em PDF ou impresso, que você entrega às agências de Recursos Humanos, quanto para o seu perfil nas redes sociais. Afinal, muitas empresas investigam esses canais para obter informações pessoais e comparar os dados disponibilizados no currículo.

E aí, pronto para saber como se destacar profissionalmente? Vamos às dicas!

Adquira soft skills

O mercado de trabalho já está mudando e tornando as soft skills tão importantes quanto uma graduação ou experiência em determinada atividade. Por isso, quem deseja se destacar precisa se preocupar com suas características pessoais, e não apenas deve incrementar o currículo com excelentes atividades.

As soft skills são as habilidades que o indivíduo tem para lidar com outras pessoas no ambiente corporativo e administrar o seu emocional em momentos de pressão. Portanto, analise qual é o seu perfil profissional hoje e procure aprimorar as áreas que você apresenta limitações. Entre as skills mais valorizadas pelo mercado, podemos citar:

  • facilidade para cocriar e colaborar no ambiente corporativo;
  • capacidade de se adaptar às mudanças, sejam elas de membros da equipe ou de tecnologias;
  • habilidade para lidar com o estresse em momentos de deadline, a fim de conseguir entregar as demandas antes do prazo;
  • facilidade para se comunicar com os outros, ouvir e se fazer entender.

Supere os resultados esperados em seus projetos

Na hora de criar um projeto na empresa, é fundamental determinar os KPIs (Key Performance Indicators) a serem avaliados. Assim, você poderá mostrar aos gestores se conseguiu alcançar os resultados esperados.

Claro que superar as metas é sempre melhor do que chegar aos números propostos. Portanto, trabalhe duro e acompanhe os indicadores para apresentar resultados excepcionais.

Sabemos que nem sempre isso é possível, mas quanto mais você conseguir surpreender as expectativas das pessoas envolvidas em um projeto, melhor será a sua reputação no mercado e a perspectiva de obter boas propostas de emprego.

Domine línguas estrangeiras

Em muitas atividades, já não basta saber o português. Cada vez mais, o mercado exigirá profissionais com habilidades em outras línguas estrangeiras, pois muitas companhias têm negócios em diferentes países e continentes.

Portanto, invista quanto antes em aprender o inglês e vá mais longe. O espanhol, o mandarim, o alemão e o francês também são idiomas bastante requisitados nas empresas e podem fazer a diferença na seleção de um candidato a uma vaga.

Desenvolva-se como líder 4.0

Saber lidar com as exigências da organização, entender os processos e delegar tarefas também são habilidades necessárias no mercado de trabalho. Ser um líder 4.0 é muito mais do que “mandar e se fazer ouvir”, algo que muitas pessoas exerciam em seus cargos anos atrás.

Ser um líder 4.0 é olhar com atenção para sua equipe e estimular o aprimoramento das pessoas. Afinal, profissionais capacitados conseguem entregar mais e melhor para a organização.

Também faz parte do papel do líder entender que cada indivíduo age e pensa de uma forma. Por isso, é essencial ter empatia para valorizar as aptidões das pessoas e saber se comunicar da melhor maneira com cada membro da equipe.

Aprimore seu marketing pessoal

como se destacar profissionalmente

Como os outros enxergam você? O que anda compartilhando nas suas redes? Para se destacar profissionalmente, também é imprescindível cuidar do seu marketing pessoal e acompanhar a inovação no Brasil e no mundo.

Isso não significa que você deve mostrar mais do que é ou supervalorizar as suas qualidades. Fazer o seu marketing pessoal é cuidar da sua identidade visual, dar atenção aos assuntos que compartilha nas redes sociais, ter um portfólio estruturado para apresentar às pessoas e transmitir confiança no trabalho que você executa.

Portanto, procure se manter ativo e engajado nos ambientes online, participe de eventos que favorecem o networking e mantenha uma boa rede de contatos.

Aprenda a analisar dados

As empresas utilizam diferentes sistemas para coletar e permitir a análise de dados do trabalho desempenhado pelas equipes e dos resultados alcançados com determinado produto ou serviço.

Portanto, para saber como se destacar profissionalmente, é fundamental dedicar o seu tempo a esse conhecimento. No marketing digital, por exemplo, muitas empresas analisam os acessos ao website, as aberturas e os cliques nos e-mails e o compartilhamento de publicações para definir quais serão os próximos passos.

Na área financeira, os profissionais comparam preços, bem como avaliam as tendências do mercado mundial e a cotação do dólar para criar um orçamento e definir as metas do ano. Portanto, diferentes áreas demandam pessoas capazes de analisar dados e tomar decisões para maximizar os resultados das empresas.

Aperfeiçoe-se constantemente

Se você chegou até aqui, é porque está muito interessado em saber como se destacar profissionalmente, certo? Estamos na última dica e talvez a mais importante: continue estudando. Não importa se você já tem uma graduação e uma especialização, hoje não dá mais para parar de ler e acompanhar o mercado.

Procure fazer cursos rápidos de atualização, participar de workshops e eventos da área e fazer especializações para entender o comportamento das pessoas e das empresas. Há sempre uma tecnologia nova disponível para facilitar as atividades diárias ou tendência de marketing que pode ser aplicada no negócio.

Portanto, a única maneira de se manter à frente como profissional é buscar saber mais a todo momento. Há sempre uma nova tecnologia ou tendência no mercado para ser compreendida e aplicada, e os cursos online são excelentes opções para entender melhor essas questões. Eles podem ser acessados de qualquer lugar com internet, não exigem um horário específico para frequentar as aulas e também estão mais conectados com as atualidades do mundo.

Pronto! Você já sabe como se destacar profissionalmente! Agora, é só seguir as nossas dicas e se preparar para as novas oportunidades que surgirão na sua carreira. E lembre-se: jamais pare de estudar! Quer saber mais sobre o mercado de trabalho e as tecnologias que auxiliam na realização de tarefas ? Assine a nossa newsletter para receber conteúdos inéditos em seu e-mail!

Leia também

Como promover o engajamento de equipe na empresa? 7 dicas para colocar em prática
7 habilidades do futuro para desenvolvimento dos colaboradores
Pensando em mudar de carreira? Saiba se é a hora e por onde começar

Academies

Desenvolva habilidades necessárias para a transformação.

Forneça a colaboradores de todos os níveis habilidades para atender às necessidades do consumidor na era digital, aprimorar os esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) e muito mais.

Accelerate

O que oferecemos?

Contando com a Emeritus, você pode oferecer educação como benefício para desenvolver habilidades dos colaboradores e atender aos objetivos de negócios.

Play Video